Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como começar a introdução alimentar? Veja dicas

Dúvidas sobre como começar a introdução alimentar do seu bebê? Confira as nossas dicas para adicionar à rotina do pequeno.


Atualizado em:

Tempo estimado: 8 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como começar a introdução alimentar? Veja dicas

Descobrir o melhor jeito de como começar a introdução alimentar é uma dúvida comum entre mamães e papais, sobretudo os de primeira viagem. Afinal, esse é um momento cheio de desafios e, ao mesmo tempo, muito importante para os bebês, que começam a ter contato com outros ingredientes além do leite materno. 

Saber como oferecer os alimentos, lidar com a rejeição dos pequenos e encontrar formas de trazer as novidades para o prato do seu bebê não é tarefa fácil. Por isso, preparamos este post com dicas para te ajudar nessa fase. Boa leitura!

Quando começar a introdução alimentar?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até ao seis meses de idade, o bebê deve alimentar-se exclusivamente do leite materno, isso significa que água, chá, sucos e outros líquidos não devem ser consumidos, uma vez que a amamentação proporciona tudo o que  o neném precisa para manter-se saudável. 

E por que não se pode dar outros alimentos antes dos seis meses? Além do leite materno ser completo, a ingestão de outros ingredientes aumenta os riscos do bebê desenvolver doenças e, também, há chances de atrapalhar a absorção de nutrientes. 

A partir dos seis meses, as refeições podem balancear o leite materno e outros ingredientes, dando início à introdução alimentar. Até os dois anos, é sugerido que a amamentação seja feita. 

Amamentar é saudável tanto para o neném, quanto para o bem-estar da mãe. Apesar de ser muito desafiador, a informação, o apoio da família e a compreensão de todos são essenciais para ajudar a mulher a passar por esse momento com tranquilidade e sem desconfortos.

Sinais de prontidão para introdução alimentar

Prontidão para introdução alimentar significa, como o nome explica, uma série de indícios de que o pequeno está apto para começar a ingerir novos ingredientes. Além da maturidade do intestino, ele tem outras habilidades que o permitem comer de uma forma diferente. Confira quais são os sinais.

  • Sentar sozinho sem nenhum apoio;
  • Ter interesse pelo o que você come;
  • Não ter reflexo de protrusão da língua (empurrar tudo o que é colocado na boca);
  • Segurar objetos com a mão;

Se o seu bebê tem seis meses e já apresenta todos esses comportamentos, chegou o momento de conversar com o pediatra do seu filho para analisar se está liberada a introdução alimentar.

Como começar a introdução alimentar
O bebê dá sinais de que está pronto para comer alimentos sólidos. 

O que comprar para começar a introdução alimentar?

O neném já está liberado para dar início a outros ingredientes? Chegou o momento de adquirir os itens necessários para a introdução alimentar. A lista não precisa ser cheia de objetos incomuns, na maioria das vezes, o básico é o essencial. Confira!

Pratinhos coloridos

O momento da refeição deve ser estimulante e interessante para os bebês, afinal, tudo é novo e, portanto, vale fazer dessa etapa algo divertido e lúdico. Para isso, conte com pratinhos feitos pensados nos pequenos. 

Além de serem menores — ideais para calcular a quantidade de alimentos para bebês —, podem ser encontrados em formatos divertidos, coloridos e com bichinhos. 

Talheres próprios

Claramente, bebês não têm a mesma habilidade que crianças e adultos para lidar com talheres grandes, pesados e feitos em aço inox. Além de serem perigosos para os nenéns (eles podem se machucar com as pontas mais afiadas), não são nada práticos, já que o tamanho das peças não condiz com o manuseio feito pelos pequenos. 

Os talheres para bebês são desenvolvidos especialmente para a habilidade deles de movimentar as mãos e os braços, além da anatomia perfeita para o tamanho da boquinha. Sem falar que são feitos de plástico, evitando qualquer risco de se machucar. 

Cadeirão

Trazer o pequeno para a mesa é muito importante, afinal, crianças aprendem com exemplos. Para isso, é necessário adaptar o espaço para o bebê por meio do cadeirão — o tradicional assento para nenéns. 

Existem os modelos mais clássicos, que são as cadeiras com as pernas altas, mas também aqueles que podem ser acoplados na mesa (fáceis de transportar) ou, então, os com rodinhas. Escolha o que for mais prático para você e ensine, desde já, que as refeições devem ser feitas sentado corretamente.

Babadores

Os babadores são itens muito conhecidos do enxoval do bebê e esse é o momento de você começar a usá-los. Eles não são obrigatórios — têm pais que amam ver os nenéns lambuzados —, porém são muito práticos para proteger as roupas e evitar sujeira. 

Copinhos

Já que o pequeno vai começar a comer, ele também vai aprender a beber água, tomar sucos etc. Por isso, é importante ter um copo certo para esse momento. Há diversos modelos, alguns com canudos, outros com pegas, enfim, vale testar e ver com qual o seu bebê se adapta melhor.

Como começar a introdução alimentar
Copinhos adaptados ajudam o bebê a ter autonomia. 

Técnicas

Se você chegou até aqui, deve estar querendo saber como começar a introdução alimentar por meio de técnicas. Sim, elas existem justamente para que cada família encontre o método que mais se adeque à realidade e às necessidades do bebê. Confira! 

Papinha

Este é um dos métodos mais conhecidos, afinal, é o mais tradicional: a introdução por meio da papinha. Nessa técnica, é muito importante que os alimentos não sejam totalmente batidos ou processados, e sim amassados, para que o bebê possa praticar a mastigação. 

Outro cuidado é separar os alimentos ao invés de fazer uma única papa com todos eles, pois permite que o neném saboreie e conheça o sabor de cada um, o que é muito importante nesse primeiro contato. 

Baby Led Weaning (BLW)

A introdução alimentar BLW — traduzido para o português, desmame guiado pelo bebê — consiste em deixar o pequeno livre para experimentar o alimento, explorar e, também, comer o quanto desejar. 

É um método que, por vezes, gera algum receio para os pais, como o medo do neném engasgar, brincar com a comida ou comer mais do que deveria. Entretanto, é sempre importante lembrar que os bebês podem passar por essas situações com a papinha também.

O BLW tem uma série de vantagens, como maior autonomia, melhora na aceitação dos alimentos, inclusão do bebê nas refeições da família, entre outros. 

Lembre-se: apesar de ser uma técnica que proporciona muita autonomia, é crucial que ela seja feita com supervisão dos pais ou responsáveis. 

Baby lead introduction to solids (Bliss)

Traduzido para o português “introdução de sólidos guiada pelo bebê”, o método Bliss é muito semelhante ao BLW, mas com algumas características específicas:

  • Em todas as refeições deve ser oferecido um alimento rico em ferro;
  • Pode associar a papa com alimentos sólidos;
  • Em cada refeição é preciso ter um alimento de alta densidade energética.

Participativa

O último método é, praticamente, uma união de todos. O bebê continua sendo bastante autônomo, mas os pais entram em cena, auxiliando mais o pequeno, ao mesmo tempo que é ele quem guia todo o processo. 

Dicas importantes

Agora que você já conhece os métodos e quais acessórios são indispensáveis, vamos trazer algumas dicas importantes de como começar a introdução alimentar.

Como começar a introdução alimentar
Além de conhecer métodos para o seu bebê comer melhor, vale aplicar dicas, como a persistência e paciência. 

Não desista na primeira rejeição

Incluir novos ingredientes na alimentação do bebê é um grande passo para ele. Se até então o pequeno estava acostumado somente ao sabor do leite materno, agora, ele passa a ter um enorme leque de opções, texturas, cheiros etc. E isso é muita coisa!

Por isso, compreenda que é normal que a aceitação não aconteça de imediato. Aos poucos, o neném vai se familiarizando com os novos sabores e aprendendo (ou não) a gostar dos novos ingredientes.

Lembre-se: é importante compreender que o seu bebê, assim como você, também é uma pessoa! E, como tal, ele vai ter o próprio gosto e nem tudo vai ser saboroso para ele, assim como não é para você. É necessário respeitar esse limite. 

Seja o exemplo que o seu bebê precisa

Os pais são verdadeiros espelhos para os filhos. Isso significa que os pequenos aprendem com tudo o que os adultos, que são os exemplos deles, fazem. 

Se os pais se alimentam de forma saudável, comem legumes e frutas, o bebê também vai comer. Afinal, eles imitam comportamentos. Logo, se a dieta não é bem balanceada em casa e regada de frituras e processados, não espere que o seu filho vá aceitar tão bem os ingredientes que você prepara especialmente para ele. 

Toda a família deve comer bem, para incentivar e mostrar ao bebê que aqueles alimentos são saborosos e podem ser ingeridos tranquilamente. 

Vá com calma no sal e em temperos fortes

Há adultos que provam as papinhas e deduzem que a falta de sal é que faz o bebê reprovar a refeição. Isso não é verdade! Esse componente é bastante prejudicial para a saúde dos rins do neném, assim como “distorce” a percepção de sabor a respeito de um alimento. 

Temperos fortes, como açafrão, curry e pimenta-do-reino, não são bem-vindos. Ao criar o cardápio de introdução alimentar, opte por condimentos mais leves, como orégano e alecrim, e, se necessário, inclua cebola e alho para saborizar ainda mais a papinha. 

Crie uma rotina para as refeições

Muitas famílias não têm regras para horários de refeições, entretanto, isso deve mudar com a chegada do bebê. Manter uma rotina para se alimentar contribui para os bons hábitos alimentares, assim como para sentir fome e comer melhor. 

Para que isso funcione, evite ficar dando lanchinhos entre as refeições, pois eles podem estragar o apetite do neném. 

Chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos que essas dicas ajudem o seu bebê a ser introduzido de forma deliciosa a novos alimentos. Lembre-se que tudo é questão de tempo e paciência, e que cada neném é único e não deve ser comparado com os outros. 

Aproveite e não deixe de conferir os produtos da Pague Menos para mamãe e bebê! Clique no banner abaixo e saiba mais.