Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

7 passos de como tirar leite materno e armazená-lo

Confira aqui os 7 passos fundamentais de como tirar leite materno e garantir a boa armazenagem dele.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
7 passos de como tirar leite materno e armazená-lo

Crescer com saúde exige alimentação balanceada diariamente. E para um bebê, isso tem ainda mais importância. Nesse sentido, o leite da mãe tem papel essencial para garantir que o pequeno evolua muito bem. Saber como tirar leite materno e armazená-lo é um dos passos principais para que ele fique muito saudável.

O leite materno fornece mais do que a hidratação para a criança. A bebida concentra os principais nutrientes que o bebê precisa para desenvolver seu organismo com a garantia de saúde. Por isso, armazenar o leite materno é uma boa forma de fazer isso no longo prazo.

Neste post, o Sempre Bem traz 7 passos de como tirar leite materno, os principais mitos e verdades sobre esse tema, além de dicas para preparar a bebida. Confira!

Como tirar leite materno em 7 passos?

Para que o leite materno seja retirado com a garantia de saúde da mãe e do bebê, alguns passos são fundamentais. Confira!

1. Prepare o recipiente

A embalagem em que o leite materno deve ficar precisa ser própria para isso. Portanto, devem ser em plástico resistentes e garantir a total vedação — elas podem ser compradas em farmácias.

Para a lavagem dos recipientes, apenas detergente neutro e uma espuma macia são necessárias. Em seguida, as embalagens devem ser esterilizadas com álcool 70.

2. Fique em uma posição confortável

Depois, a mamãe deve ficar em uma posição relaxada em uma cadeira, para se sentir segura e sem dores que atrapalhem a hora de tirar o leite materno.

3. Proteja cabelos, nariz e boca

Para garantir que o leite materno não seja contaminado, é recomendado que a mãe prenda os cabelos com uma touca. Também, contribuindo com isso, nariz e boca devem ser protegidos por máscara.

4. Lave as mamas

Uma lavagem nas mamas, feita apenas com água corrente, deve ser feita para que a área fique higienizada antes de a criança colocar a boca.

5. Higienize as mãos

O mesmo cuidado com a higiene das mamas vale para as mãos, com o adendo que estas devem ser ensaboadas.

6. Massageie a mama

A aréola da mama deverá ser levemente massageada com as pontas dos dedos, em movimentos circulares para facilitar a retirada do leite.

7. Retire o leite

Pode ser feito manualmente ou com uma bomba. Na primeira opção, basta apertar de forma suave a mama com as pontas dos dedos indicador, médio e polegar, e aguardar o líquido sair — com o recipiente já posicionado na área.

Com a bomba para tirar leite, esse método é simplificado, pois é só bombear a mama com o acessório.

Quais são os maiores mitos e verdades sobre o leite materno?

Dentro do universo dos principais cuidados com o bebê, há muitos mitos sobre como tirar leite materno. Por isso, você deve conhecer o que é verdade e o que não é.

Só o leite materno é fraco para o bebê

Mito.

O leite materno concentra todos os nutrientes vitais para que a saúde da criança fique plena e ela consiga se desenvolver muito bem.

Precisa dar as duas mamas para o bebê, a cada mamada

Mito.

Muitas vezes uma mama oferece o leite materno o suficiente para armazenagem nos recipientes. Caso a criança tome o líquido todo retirado, e ainda queira mamar mais, então a outra mama deve fornecer a bebida.

Congelar o leite materno tira os nutrientes dele

Mito.

O leite materno congelado corretamente conserva todos os nutrientes como se ele fosse tirado na hora.

Atente-se aos prazos para garantir um leite materno sempre perfeito:

4h na temperatura ambiente;

72h na geladeira — sem deixar o recipiente na porta;

6 meses no congelador.

Depois de armazenar, como preparar o leite materno?

Confira as principais dicas para descongelar o leite materno e prepará-lo com a garantia de que ele fique intacto para o bebê:

descongele o leite: sempre faça isso na geladeira, para não provocar mudanças muito grandes de temperatura;

aqueça em banho-maria: esse é o método mais indicado, pois ele vai aquecer a bebida gradualmente, sem fervê-la;

transporte o leite materno: sempre em uma bolsa térmica com gelo e, no máximo, para ser consumido nas próximas 24 horas;

não utilize o leite novamente: ele só pode ser usado uma única vez, caso sobre, deve ser descartado.

Tirar leite materno não é uma tarefa difícil, entretanto, exige seus mínimos cuidados. Todo esse zelo não é à toa, pois é a saúde da criança e da mãe que estão sob atenção. Portanto, fazer cada uma dessas dicas vai trazer benefícios e melhorar ainda mais o afeto entre os dois.

E, caso ainda tenha dúvidas, busque um profissional especializado. Aqui, no Clinic Farma, consultório da Pague Menos, você encontra farmacêuticos que irão te dar todo o suporte e o acompanhamento necessário. E, para além disso, você poderá realizar outros serviços como: aferição de pressão, teste, verificação de glicemia, teste Beta HCG e aplicações de injetáveis.

Veja recipientes para armazenar o leite materno, e outros acessórios que ajudam nesse momento. Conheça as Farmácias Pague Menos!