Formatos de rosto: saiba quais os principais e identifique o seu
Neste conteúdo, você confere os formatos de rosto mais conhecidos e dicas sobre como identificá-los. Clique e saiba mais!
Atualizado em:
Os formatos de rosto são uma ferramenta importante para o visagismo. Eles podem te ajudar a encontrar ótimas referências de maquiagens, cortes de cabelos, óculos e outros “acessórios” que realçam seus traços naturais.
Contudo, é importante destacar que premissas como “rosto X só combina com cortes de cabelo Y” são muito datadas. Afinal, expressar o seu estilo e a sua personalidade por meio da aparência não tem nada a ver com seguir regras prontas e padrões de beleza. O visagismo é muito mais sobre conhecer conceitos e usá-los a favor da mensagem que você deseja passar com a sua imagem.
E se o que você mais gosta é ser disruptiva e quebrar padrões, ótimo! Dito isso, a seguir, vamos falar um pouco sobre os principais formatos de rosto e oferecer dicas para que você consiga identificar o seu. Boa leitura!
Principais formatos de rosto no visagismo
Para identificar os formatos de rosto, características como proporções de largura e comprimento da face, dimensões da testa e queixo, bochechas e maxilares proeminentes (ou não) precisam ser levadas em consideração. A seguir, você confere mais sobre cada tipo de face e seus atributos.
1. Rosto oval
O formato oval não apresenta traços muito marcados e proeminentes. Suas demarcações são suaves e levemente arredondadas. Além disso, a largura da face corresponde a ⅔ da altura do rosto. Celebridades como Beyoncé, Kendall Jenner, Nathalia Dill e Emma Watson são alguns exemplos deste tipo de rosto.
2. Rosto redondo
Para o visagismo, o rosto redondo também não possui traços proeminentes. Quando comparado ao formato oval, a grande diferença está na proporcionalidade entre a largura e o comprimento da face.
O rosto redondo possui menor extensão da testa e do queixo. Como exemplo para esse formato, podemos citar Chrissy Teigen, Selena Gomez e Isis Valverde.
- Leia também: Beleza sustentável — faça parte deste movimento
3. Rosto longo
Neste formato, um traço característico é o rosto com queixo e testa compridos. De maneira geral, a linha vertical da face é consideravelmente maior do que a horizontal e os traços são bastante alongados. Um claro exemplo desse perfil é a atriz Cláudia Raia.
4. Rosto triangular
Como o nome sugere, o rosto triangular remete à forma geométrica. Portanto, a largura da testa é mais estreita, quando comparada ao comprimento do queixo.
Na linha da mandíbula, o rosto triangular lembra muito o formato quadrado, já que conta com marcações bem proeminentes. Jennifer Aniston, Jennifer Hudson e Sasha Meneghel são exemplos desse tipo de face.
5. Rosto triângulo invertido
O rosto triângulo invertido possui o oposto das características mencionadas no tópico anterior. É um formato em que a base da testa é mais larga, quando comparada à região inferior da face.
A linha da mandíbula é estreita e o queixo é fino e pronunciado. Celebridades como Miley Cyrus e Scarlett Johansson possuem o rosto triangular invertido.
6. Rosto coração
O formato de rosto coração possui traços muito similares aos do triangular invertido. Ou seja, a mandíbula é estreita e pouco pronunciada, o queixo é fino e proeminente. A grande diferença está na entrada em V na raíz do cabelo, que o divide na metade. Kourtney Kardashian e Reese Witherspoon ilustram esses traços perfeitamente.
7. Rosto quadrado
Rosto quadrados possuem linhas bem fortes e marcações angulares nas laterais da face, principalmente na mandíbula. A largura e o comprimento são proporcionais. Dentre os nomes mais conhecidos, podemos citar Hailey Bieber, Juliana Paes e Angelina Jolie.
8. Rosto retangular
O rosto retangular tem características similares ao quadrado, como mandíbulas pronunciadas e marcações nítidas nas laterais da face. A grande diferença é que, nesse caso, o comprimento do rosto é maior do que a largura. Um ótimo exemplo é a atriz brasileira Eliane Giardini.
9. Rosto diamante
Um dos traços marcantes do formato de rosto diamante são as maçãs do rosto bem pronunciadas. O comprimento da face é maior do que a largura, e o queixo é mais fino e estreito. Para ilustrar, podemos pensar em nomes como Audrey Tautou e Gisele Bundchen.
Como identificar o formato do meu rosto?
Agora que você já viu os principais formatos de rosto, deve estar se perguntando “E qual é o meu?”. Para quem não está acostumada a pensar sob essa perspectiva, pode ser difícil identificar o seu tipo de face. Mas não se preocupe! Algumas dicas vão te ajudar nesse processo.
Para começar, tire uma foto do seu rosto relaxado. Depois disso, no seu celular ou, preferencialmente, com a foto impressa, trace as seguintes retas:
- Linha vertical, dividindo a face ao meio;
- Linha horizontal, dividindo a face ao meio;
- Linha horizontal, definindo a largura da testa;
- Linha horizontal, identificando a distância entre os maxilares;
- Linha horizontal, marcando o perímetro entre as maçãs do rosto.
Com essas marcações, fica muito mais fácil entender quais regiões são mais largas, mais estreitas, assim como a proporção entre a largura e o comprimento do seu rosto. Se quiser, você também pode utilizar uma fita métrica e medir as dimensões reais da face.
Outra opção muito prática é procurar um aplicativo ou site que faça essa identificação para você. Nesse caso, basta tirar uma foto do seu rosto e aguardar o resultado!
Entender os formatos de rosto pode ser muito interessante para que você saiba como usar seus traços a favor da imagem que deseja transmitir. E lembre-se: no fim das contas, o que realmente importa é se sentir bem consigo!
Se você gostou deste conteúdo e ama o universo da beleza e do self care, aproveite para conferir nosso texto sobre autocuidado. Basta clicar no banner abaixo!