Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

7 alimentos que fortalecem o cabelo para incluir já na dieta!

Muitos alimentos são verdadeiras fontes de nutrientes essenciais para o organismo e que ajudam no crescimentos e fortalecimento dos cabelos.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
7 alimentos que fortalecem o cabelo para incluir já na dieta!

O fortalecimento dos cabelos depende de uma série de fatores, dentre eles, o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos, que ajudam a manter a estrutura e o brilho.

Uma boa alimentação é fonte rica de proteínas, vitaminas e minerais. Portanto, o consumo de frutas, legumes, verduras e fibras é essencial para a saúde do organismo

Quando enfraquecidos, os cabelos podem se tornar opacos e quebradiços, o que deixa a aparência envelhecida e sem vida. Por isso, os hábitos alimentares são fundamentais, assim como a inclusão de alguns alimentos na dieta.

Neste post, vamos falar da relação que a saúde do cabelo tem com a alimentação saudável e trazer dicas de 7 alimentos essenciais que contribuem para manter os fios resistentes, iluminados e saudáveis. Boa leitura!

Alimentação de qualidade x fortalecimento dos cabelos: uma combinação perfeita

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para o organismo, pois são compostas por aminoácidos que têm funções importantes no organismo. A queratina, proteína que protege e dá resistência, sobretudo, aos cabelos, é constituída de 15 aminoácidos.

Além disso, ela ajuda a prevenir e tratar a queda de cabelos, por isso, a ingestão de alimentos ricos em aminoácidos é fundamental para manter a estrutura capilar. Assim, também as vitaminas e minerais como ferro, zinco, ômega 3 e biotina exercem um papel significativo para esse fortalecimento.

Logo, quanto maior o consumo de alimentos saudáveis, maiores as chances de ter um cabelo bonito, sedoso e livre das indesejáveis quedas. Embora os procedimentos de hidratação sejam eficientes, é de dentro para fora que você vai perceber uma mudança positiva no aspecto geral dos seus cabelos.

7 alimentos para fortalecer os fios

Para garantir cabelos lindos diariamente é crucial investir em uma alimentação balanceada, enriquecida pelos principais nutrientes. Por isso, trouxemos 7 dicas de alimentos que, além da saúde geral do organismo, vão beneficiar os seus cabelos. Confira!

1. Ovos

O consumo regular de ovos auxilia na manutenção da saúde e estrutura capilar. É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, zinco e selênio. Essa composição contribui para a multiplicação das células dos cabelos, proporcionando o crescimento e o fortalecimento dos fios.

2. Cenoura

Um alimento rico em betacaroteno e vitamina A, que atua como antioxidante e combatente dos radicais livres. Esse processo ajuda a evitar a queda dos cabelos e perda de pigmentos que resulta nos cabelos branco.O consumo diário de uma unidade média é o suficiente para colaborar na nutrição e  aumento das células do couro cabeludo. Ademais, tem uma  interferência positiva na produção da oleosidade natural dos fios.

3. Peixes

Com alta concentração de ômega 3, selênio, cálcio, ferro, fósforo e vitamina B1, os peixes são excelentes opções de alimentos para fortalecer os cabelos. Além do combate a inflamações, protegem o couro cabeludo da radiação ultravioleta, melhorando a circulação dos nutrientes até chegar ao bulbo capilar.

Desse modo, peixes como salmão, sardinha, arenque e atum são os tipos mais recomendados. Um filé médio três vezes por semana é o ideal para conservar os cabelos fortes, saudáveis e contribuir para um crescimento rápido.

4. Sementes e oleaginosas

As sementes de chia, linhaça, girassol  assim como nozes, óleo de linhaça ou de canola são alimentos ricos em ômega 3, vitamina E e minerais como potássio e selênio. Esses nutrientes são primordiais para manter os fios fortes, brilhantes e sedosos, com redução da queda e prevenção contra o surgimento de caspa.

5. Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja, morango, tangerina, kiwi, limão, abacaxi,  ricas em vitamina C, são também responsáveis pela produção do colágeno, proteína essencial na estruturação dos fios capilares.

Logo, uma unidade por dia traz benefícios fantásticos ao organismo, sendo alimentos também antioxidantes que possibilitam ao organismo absorver com mais facilidade o ferro presente em outros alimentos.

6. Espinafre

O espinafre é composto de proteína e ferro, mineral que atua na formação dos glóbulos vermelhos e auxilia na nutrição dos folículos capilares. Dessa maneira, seu consumo potencializa a força dos cabelos, evitando a perda de brilho, ressecamento, queda e fraqueza.

Ademais, é um alimento rico em clorofila, que ajuda no equilíbrio da oleosidade natural do couro cabeludo, fortalecendo a raiz e estimulando o crescimento dos fios. Por isso, o ideal é consumir diariamente o equivalente a um prato de sobremesa associado aos outros alimentos.

7. Feijão

A riqueza em ferro faz do feijão um alimento imprescindível na alimentação diária. Além de evitar a anemia, pode assegurar que os cabelos se mantenham saudáveis. Fonte de zinco, o feijão fornece aminoácidos suficientes para a formação dos fios.

Por fim, os alimentos que fortalecem o cabelo são saborosos e fáceis de incorporar à alimentação de rotina. Com disciplina e porções adequadas, você pode garantir fios sempre saudáveis e viçosos, sem precisar de muitos esforços.

Gostou desse post? Além de adotar novos hábitos alimentares, você pode aprender a hidratar os cabelos em casa. Acesse!