Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Os Benefícios De Uma Boa Alimentação

Uma alimentação saudável é imprescindível para viver plenamente. Afinal, saúde e qualidade de vida são os segredos da longevidade. Mas você sabe quais são os principais vilões da boa alimentação? Confira na matéria! 

Uma alimentação saudável e equilibrada garante disposição, beleza e qualidade de vida.

A enfermeira Thais Mollic teve uma alimentação desregrada durante toda a vida. "Sempre comi muito eu cheguei a passar 80 quilos. Isso me afetou bastante", confessa.

Os principais vilões da alimentação são as gorduras inflamatórias - em especial, a gordura trans. "Ela não tem nenhum benefício na nossa alimentação. O excesso de gordura saturada e também o excesso de açúcar na forma de farinhas refinadas e em produtos industrializados compromete a saúde como um todo", esclarece a nutricionista Andressa Fontes. A profissional explica, ainda, que comer mais do que precisa provoca sobrepeso e até obesidade, que pode desencadear em uma resistência à insulina (pré-diabetes), diabetes e doença cardiovascular.

Thais sentia dores nas costas, nos pés e muito cansaço. Após uma bateria de exames, descobriu que estava com a insulina elevada. "Percebi que eu teria que mudar a minha alimentação para não desenvolver diabetes".

ALIMENTAÇÃO: FONTE DE VIDA E SAÚDE

A enfermeira deu início ao projeto de uma vida nova, visando a saúde. "Com o tempo, vieram os resultados: a insulina baixou, perdi peso e até o meu cabelo, que nunca tinha passado do ombro, começou a crescer."

A boa alimentação faz parte do estilo de vida da professora de yoga Marjorie Serra. "Pratico veganismo em meu cotidiano, mas, em momentos específicos, consumo outros alimentos. Como grãos, sementes, legumes e verduras de todos os tipos. Acredito que esses hábitos previnem de inúmeras doenças, por exemplo: gripe e dor de cabeça são episódios raríssimos", comemora.

O objetivo é que a alimentação seja o mais colorida possível, já que cada grupo de cores carrega características e nutrientes específicos.

• Os vegetais verde-escuros são fonte de ferro, cálcio e magnésio, além de terem nutrientes que potencializam o funcionamento do fígado.

• O grupo das massas, já que o carboidrato é o nosso principal combustível. " As pessoas tem medo dos carboidratos, mas precisamos equilibrar a quantidade e fazer melhores escolhas, preferindo a forma como vêm da natureza e diminuir o consumo das farinhas", explica a nutricionista.

• Fontes de proteínas animal ou vegetal, como carne, ovos, feijão lentilha e grão de bico.

• Fontes de gordura boa.

"Devemos entender que a comida sempre será melhor que o suplemento, mas, às vezes, no contexto daquele indivíduo, não foi possível alcançar um padrão alimentar interessante. Nesses casos, deve-se pensar em suplementação", ressalta Andressa.

BENEFÍCIOS NÃO FALTAM

Os benefícios de uma alimentação saudável são muitos:

• Prevenção de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, câncer, alzheimer e doenças do envelhecimento;

• Benefícios estéticos, como: hidratação da pele e cabelo, além do fortalecimento das unhas;

• Imunidade;

• Melhora no padrão do sono;

• Funcionamento do intestino;

• Rendimento no exercício físico.

De fato, uma alimentação saudável é essencial para obter mais disposição e longevidade. Para quem precisa repor certos nutrientes e não abre mão de começar o dia com energia e saúde, a dica é usufruir de um bom complexo vitamínico mineral que potencializa e repõe vitaminas que o nosso corpo necessita. Os melhores polivitamínicos estão disponíveis em uma Pague Menos pertinho de você. Aproveite!

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico