Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Os Benefícios De Uma Boa Alimentação

Uma alimentação saudável é imprescindível para viver plenamente. Afinal, saúde e qualidade de vida são os segredos da longevidade. Mas você sabe quais são os principais vilões da boa alimentação? Confira na matéria! 

Uma alimentação saudável e equilibrada garante disposição, beleza e qualidade de vida.

A enfermeira Thais Mollic teve uma alimentação desregrada durante toda a vida. "Sempre comi muito eu cheguei a passar 80 quilos. Isso me afetou bastante", confessa.

Os principais vilões da alimentação são as gorduras inflamatórias - em especial, a gordura trans. "Ela não tem nenhum benefício na nossa alimentação. O excesso de gordura saturada e também o excesso de açúcar na forma de farinhas refinadas e em produtos industrializados compromete a saúde como um todo", esclarece a nutricionista Andressa Fontes. A profissional explica, ainda, que comer mais do que precisa provoca sobrepeso e até obesidade, que pode desencadear em uma resistência à insulina (pré-diabetes), diabetes e doença cardiovascular.

Thais sentia dores nas costas, nos pés e muito cansaço. Após uma bateria de exames, descobriu que estava com a insulina elevada. "Percebi que eu teria que mudar a minha alimentação para não desenvolver diabetes".

ALIMENTAÇÃO: FONTE DE VIDA E SAÚDE

A enfermeira deu início ao projeto de uma vida nova, visando a saúde. "Com o tempo, vieram os resultados: a insulina baixou, perdi peso e até o meu cabelo, que nunca tinha passado do ombro, começou a crescer."

A boa alimentação faz parte do estilo de vida da professora de yoga Marjorie Serra. "Pratico veganismo em meu cotidiano, mas, em momentos específicos, consumo outros alimentos. Como grãos, sementes, legumes e verduras de todos os tipos. Acredito que esses hábitos previnem de inúmeras doenças, por exemplo: gripe e dor de cabeça são episódios raríssimos", comemora.

O objetivo é que a alimentação seja o mais colorida possível, já que cada grupo de cores carrega características e nutrientes específicos.

• Os vegetais verde-escuros são fonte de ferro, cálcio e magnésio, além de terem nutrientes que potencializam o funcionamento do fígado.

• O grupo das massas, já que o carboidrato é o nosso principal combustível. " As pessoas tem medo dos carboidratos, mas precisamos equilibrar a quantidade e fazer melhores escolhas, preferindo a forma como vêm da natureza e diminuir o consumo das farinhas", explica a nutricionista.

• Fontes de proteínas animal ou vegetal, como carne, ovos, feijão lentilha e grão de bico.

• Fontes de gordura boa.

"Devemos entender que a comida sempre será melhor que o suplemento, mas, às vezes, no contexto daquele indivíduo, não foi possível alcançar um padrão alimentar interessante. Nesses casos, deve-se pensar em suplementação", ressalta Andressa.

BENEFÍCIOS NÃO FALTAM

Os benefícios de uma alimentação saudável são muitos:

• Prevenção de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, câncer, alzheimer e doenças do envelhecimento;

• Benefícios estéticos, como: hidratação da pele e cabelo, além do fortalecimento das unhas;

• Imunidade;

• Melhora no padrão do sono;

• Funcionamento do intestino;

• Rendimento no exercício físico.

De fato, uma alimentação saudável é essencial para obter mais disposição e longevidade. Para quem precisa repor certos nutrientes e não abre mão de começar o dia com energia e saúde, a dica é usufruir de um bom complexo vitamínico mineral que potencializa e repõe vitaminas que o nosso corpo necessita. Os melhores polivitamínicos estão disponíveis em uma Pague Menos pertinho de você. Aproveite!

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos