Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ácidos para o rosto: conheça os mais comuns e como usar

Você sabe para que servem os ácidos para o rosto e como eles agem na pele? Clique no post para entender o assunto.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Ácidos para o rosto: conheça os mais comuns e como usar

Quem nunca se incomodou com o aparecimento de acne ou de uma manchinha no rosto, não é mesmo? Para tratar problemas chatinhos como esses, os ácidos para o rosto podem ser uma ótima solução — desde que usados sob indicação e com responsabilidade.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, descobrir quais são as funções dos ácidos mais conhecidos (entender, finalmente, para que serve o ácido hialurônico sobre o qual todo mundo está falando) e conferir dicas de como utilizá-los, siga na leitura deste texto!

O que são os ácidos para a pele

Para entender como funcionam os ácidos, é importante conhecer um pouco sobre os processos naturais da própria pele. Você sabia que a camada superficial da pele é inteiramente renovada a cada ciclo de 21 a 28 dias? A maioria dos ácidos, portanto, atuam como um acelerador deste processo natural.

Os ácidos aceleram o processo de renovação da pele.

A descamação cutânea após sua utilização se dá justamente porque a pele passou por uma transformação mais rápida do que a sofrida pelo seu ciclo habitual. Desde que usada de forma correta, segura e indicada por dermatologistas, essa técnica é muito eficaz em eliminar células mortas, prevenir a formação de acne, estimular o colágeno, reduzir linhas de expressão, clarear manchas e melhorar a textura da pele com um todo — e isso não é milagre: é ciência e tecnologia aplicadas à indústria de dermocosméticos.

Quais são os principais tipos?

Conheça os ácidos mais comumente usados como ativos em produtos dermocosméticos e entenda como eles atuam.

Ácido hialurônico

A estrela do momento, o ácido hialurônico está presente na fórmula de diversos séruns, máscaras faciais e cremes hidratantes, inclusive os de uso diurno — e essa já é uma característica que o diferencia dos outros ácidos, que só podem ser utilizados de noite.

Produzido também pelo próprio organismo*, ele estimula o colágeno e, por isso, ajuda a manter a nossa pele mais jovem. Utilizá-lo no rosto por meio dos dermocosméticos ajuda a prevenir rugas e suavizar linhas de expressão.

*Com o envelhecimento, a produção natural de ácido hialurônico pelo corpo diminui, e esse é um dos fatores que causam a redução da hidratação e da elasticidade da pele.

Ácido glicólico

O ácido glicólico age como um esfoliante químico, que causa a remoção das células mortas da pele por meio de uma substância química, e não por pequenas partículas físicas, como os esfoliantes comuns.

Essa remoção das células mortas afina a pele, reduzindo poros, manchas e rugas e promovendo o rejuvenescimento.

O ácido glicólico tem forte ação rejuvenescedora.

Ácido retinóico

O ácido retinóico é a forma oxidada da vitamina A. Ao ser utilizado na pele, ele estimula a ação do colágeno, sendo indicado para minimizar linhas de expressão, sardas e manchas. Altamente fotossensibilizante, no entanto, esse ácido em especial deve ser usado apenas sob orientação do dermatologista e no período noturno.

Ácido salicílico

Muito recomendado para quem tem pele oleosa e tendência a acne, o ácido salicílico possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem as inflamações da pele, a produção de sebo e melhora, aos poucos, a textura.

Como utilizar ácidos na pele

Inserir os ácidos na rotina de skincare não é um passo que se dá sem informação e acompanhamento. Isso porque cada pele é única, tem suas próprias necessidades e, é claro, pode reagir a um princípio ativo de maneira diferente das outras.

Por conta disso, o primeiro passo é marcar uma consulta com seu dermatologista de confiança para entender exatamente qual é o seu tipo de pele e relatar seus principais incômodos para que ele defina um plano de ação. É importante, inclusive, dizer se você faz uso de algum medicamento, para que ele avalie se existe incompatibilidade deste com algum ácido.

Usar ácidos sem o devido cuidado pode trazer problemas como manchas na pele, vermelhidão e ardência — ou seja, o contrário do que se espera.

De maneira geral, é muito importante que os ácidos não sejam o início de uma rotina de skincare: a pele precisa estar reforçada pelos cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção solar. Esses passos são essenciais para manter a pele equilibrada e mais preparada para receber os ativos dos ácidos.

A limpeza, a hidratação e a proteção solar da sua pele estão em dia?

E se às vezes bate aquela preguicinha de lavar o rosto de manhã ou de passar aquela camada de hidratante ou do protetor, saiba que durante o uso dos ácidos essa rotina se torna ainda mais fundamental. Ácidos de uso noturno, por exemplo, precisam ser cuidadosamente retirados da pele com uma profunda limpeza pela manhã, enquanto o hidratante é responsável pelo fortalecimento da barreira cutânea e o protetor, por impedir a ação direta dos raios UV na pele mais sensibilizada.

Além disso, atente-se tanto à orientação do seu dermatologista quanto do fabricante do produto: nunca utilize mais vezes por semana do que o recomendado e respeite os intervalos para que sua pele descanse do ativo.

Não queira acelerar o processo para ver resultados mais rápidos porque isso pode prejudicar muito a saúde da sua pele. É possível comprar ácidos para o rosto na farmácia, mas utilizá-los requer responsabilidade!

E já que cada pele é única, você sabia que o seu dermocosmético também pode ser único? A farmácia de manipulação da rede Pague Menos trabalha com as melhores matérias-primas para criar fórmulas exclusivas de altíssima qualidade. Para conhecer o serviço, é só clicar no banner abaixo: