Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Vacinação do bebê: do nascimento à primeira infância

A vacinação protege contra inúmeras doenças, muitas, inclusive, que podem deixar graves sequelas ou mesmo levar à morte. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Vacinação do bebê: do nascimento à primeira infância
A vacinação do bebê é um ato de amor dos pais com seus filhos. O principal motivo disso é que as vacinas protegem contra inúmeras doenças, muitas, inclusive, que podem deixar graves sequelas ou mesmo levar à morte. Somado a isso, é bem importante destacar que as vacinas são essenciais para que doenças que já foram erradicadas não voltem a surgir. Sua importância é tamanha que elas são obrigatórias e um direito respaldado pelo ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim, pais e responsáveis que não imunizam bebês e crianças estão passíveis de penalidades legais que podem ser multas, processos ou, em casos mais graves, até a perda da guarda do menor. Mas independentemente do que dizem as leis, a vacina ainda é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde dos seus filhos, evitar que fiquem doentes e que tenham consequências para o resto de suas vidas. A fim de te ajudar com isso, neste artigo você vai conferir tudo sobre a vacinação do bebê até a primeira infância, período que vai do nascimento até o 4º ano de vida.  Acompanhe e garanta mais saúde e qualidade de vida ao seu bebê! 

Qual é a sequência de vacinação do bebê?

Logo nas primeiras horas de nascimento, ainda na maternidade, o bebê já recebe a sua primeira dose de vacina. A partir desse momento os pais e responsáveis têm um calendário de vacinação, definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que precisa ser seguido. Criado na década de 1970, a proposta desse calendário é garantir a saúde das crianças, evitar que tenham sequelas na vida adulta decorrente de doenças adquiridas na primeira infância, bem como não deixar que patologias já extintas no Brasil voltem a acometer as pessoas. Considerando todos esses pontos, a sequência de vacinação do bebê que deve ser seguida é:

Ao nascer

BCG

Aplicada em dose única ainda na maternidade, essa vacina protege contra a tuberculose e possíveis formas graves da doença, como a meningite tuberculosa.

Hepatite B

A indicação é que essa vacina seja aplicada nas primeiras 24 horas do nascimento, depois mais duas doses, a primeira aos dois meses e outra aos 6 meses. Ela está na lista de vacinação do bebê com o intuito de protegê-lo contra infecções no fígado que são causadas pelo vírus da hepatite B.

2 meses

Pentavalente 

A Pentavalente tem por objetivo proteger o bebê contra a hepatite B, meningite, difteria, tétano e coqueluche, todas doenças causadas pelo Haemophilus Influenzae tipo B. No calendário de vacinação do bebê, a indicação é que a primeira dose dessa vacina seja aplicada aos dois meses, seguida de mais duas aplicações no 4º mês e no 6º mês.

Poliomielite (VIP)

A VIP, Vacina Inativada Poliomielite, tem a função de proteger o bebê contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil A primeira dose deve ser aplicada preferencialmente aos dois meses, sendo necessárias mais duas em intervalos de 60 dias cada.

Pneumocócica Conjugada

Com a primeira dose aplicada aos dois meses de vida, a segunda aos 4 meses e um reforço aos 12 meses, a Pneumocócica Conjugada está na lista de vacinação do bebê para protegê-lo de doenças causadas pela bactéria Streptococcus Pneumoniae, tais como a meningite, pneumonia e a otite média aguda.

Rotavírus

Na sequência de vacinação do bebê, a Rotavírus aparece duas vezes, sendo a primeira aplicada aos 2 meses. O objetivo dessa vacina é proteger a criança contra uma grave doença diarreica causada por esse vírus, que é uma das principais causas de gastroenterite.

3 meses

Meningocócica C Conjugada

Essa vacina tem por objetivo proteger a criança de doenças causadas por uma bactéria chamada Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, como a meningite, que podem levar a infecções graves, algumas até fatais. A primeira dose deve ser aplicada quando o bebê tiver 3 meses de vida, a segunda aos 5 meses e um reforço entre os 12 meses até 4 anos.

4 meses

Pentavalente

No calendário de vacinação do bebê, ao completar 4 meses, deve ser aplicada a 2ª dose da Pentavalente. 

Poliomielite (VIP)

O mesmo vale para a vacina contra a poliomielite, que teve a primeira dose aos dois meses e deve ser repetida aos 4 meses de vida da criança.

Pneumocócica Conjugada

Seguindo a linha das segundas doses de vacinação do bebê, outra que deve ser aplicada nessa faixa etária é a Pneumocócica Conjugada.

Rotavírus

O mesmo princípio vale para a 2ª dose da vacina de rotavírus, completando, assim, a etapa de imunização contra essa doença.

5 meses

Meningocócica C Conjugada

Já a 2ª dose da Meningocócica C Conjugada deve ser aplicada quando o bebê está com 5 meses, ou com intervalo mínimo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose.

6 meses

Pentavalente

Quando a criança chega aos 6 meses de vida, o calendário de vacinação do bebê indica que é o momento de aplicar a 3º dose da pentavalente. 

Poliomielite (VIP)

A 3ª dose da Vacina Inativada Poliomielite também deve ser aplicada nessa faixa etária.

Influenza

A vacina contra a Influenza foi desenvolvida para proteger as pessoas contra infecções agudas virais no sistema respiratório. Ele tem dose única anual que pode ser aplicada em crianças acima de 6 meses.

9 meses

Febre Amarela

Inicialmente, a proposta da vacina contra a febre amarela era proteger moradores e visitantes de áreas com alto risco epidemiológico da doença. Porém, o Ministério da Saúde ampliou a abrangência dessa vacina e estendeu a sua aplicação para todo o país. No calendário de vacinação do bebê a 1ª dose deve ser aplicada aos 9 meses.

12 meses

Pneumocócica Conjugada

Ao completar 1 ano de vida, deve ser aplicada a dose de reforço da Pneumocócica Conjugada.

Meningocócica C Conjugada

O mesmo princípio vale para o reforço da Meningocócica C Conjugada.

Tríplice Viral

Com a 1ª dose aplicada aos 12 meses de vida, a Tríplice Viral protege a criança contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba.

15 meses

DTP

A vacina DTP, difteria, tétano e coqueluche, que está incluída na Pentavalente, deve ter o 1º reforço aplicado aos 15 meses de vida, de acordo com o calendário de vacinação do bebê.

Poliomielite (VOP)

Seguindo essa linha, temos o 1º reforço da VOP, Vacina Oral Poliomielite que protege contra a paralisia infantil.

Hepatite A

A vacina contra a Hepatite A é aplicada em dose única quando a criança alcança essa faixa etária. 

Tetra Viral

Com o intuito de proteger contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora (varicela), a Tetra Viral é composta pela Tríplice Viral (2ª dose) e pela Varicela (1ª dose).

4 anos

DTP / Poliomielite (VOP) / Febre amarela

Nessa idade a criança deve tomar o 2º reforço da DTP, da vacina contra a Poliomielite e um reforço da Febre Amarela.

Como deve ser a vacinação do bebê prematuro?

A vacinação do bebê prematuro é um assunto que gera muitas dúvidas em pais que tiveram seus filhos antes do período normal de gestação, que é de 40 semanas. Para muitos casos é considerada a idade corrigida da criança. No entanto, quando se fala em aplicação de vacinas, isso não acontece. Isso quer dizer que o calendário de vacinação do bebê prematuro deve seguir a mesma ordem e idades das crianças nascidas a termo, ou seja, no tempo adequado para o seu desenvolvimento no útero da mãe. Assim, a aplicação das vacinas em bebês prematuros se inicia logo ao seu nascimento e segue a mesma ordem cronológica das outras crianças.

Como se organizar para a vacinação do bebê?

Uma boa maneira de se organizar para a vacinação do bebê é se atentar às campanhas divulgadas nacionalmente, bem como acompanhar a carteirinha de vacinação do seu filho. Além disso, o suporte de profissionais ajuda a lembrar quando cada vacina deve ser aplicada e a esclarecer dúvidas sobre possíveis reações e o que fazer quando essas acontecem. O Clinic Farma pode te ajudar com isso, e também com o protocolo de vacinação para adultos. Assim, você também se protege, tem mais saúde e qualidade de vida para cuidar do seu bebê! Acesse agora mesmo a página do Clinic Farma, conheça todos os nossos serviços e encontre uma unidade perto de você!