Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sexo: entenda todos os benefícios

Falar sobre sexo, infelizmente, nem sempre é um assunto fácil. Ainda há muito tabu e constrangimento.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Sexo: entenda todos os benefícios

Por: Criz Campos

Falar sobre sexo, infelizmente, nem sempre é um assunto fácil. Ainda há muito tabu e constrangimento. Por isso trouxemos esse texto recheado de informações porque falar sobre sexo é preciso. Sexo é saúde! Precisamos saber, entender, fazer e conversar abertamente.

Quanto mais abertos os parceiros estiverem, quanto mais se falar e expuser o que gosta e o que não gosta, melhor será sexo. Relação sexual é se permitir e quanto mais conhecimento houver entre as partes, mais intimidade e, consequentemente, mais gostoso será o sexo.

Vale tudo no sexo

O sexo é democrático. Pode ser entre um casal heterosexual, homossexual, a dois, a três ou entre quantas pessoas se quiser. A única regra que deve existir na relação sexual é o respeito. Se há o consentimento de todos os envolvidos, a prioridade deve ser o prazer.

Praticar sexo com regularidade gera vários benefícios tanto para a saúde física, quanto emocional. O sexo é capaz de criar neurônios e gerar massa cerebral, melhorando as habilidades cognitivas.

Praticar sexo libera os hormônios endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea gerando sensação de bem-estar, mas para alcançar os benefícios, é preciso se estar à vontade para haver demonstrações de carinho e afeto durante o contato íntimo.

Benefícios do sexo

- Melhora a saúde física e mental

- Melhora o condicionamento físico

- Melhora o fluxo sanguíneo

- Previne doenças

- Alivia o estresse

- Melhora o humor

- Combate a ansiedade

- Melhora a saúde cardiovascular

- Reduz a pressão arterial

- Diminui dores

- Melhora a qualidade do sono

- Aumenta a autoestima

O sexo cria neurônios e gera massa cerebral, contribuindo com as habilidades cognitivas

Atenção!

Sexo é bom e tem muitos benefícios, mas para que eles sejam alcançados é preciso que seja feito entre pessoas com afinidade. A relação sexual deve ser entre pessoas que despertem atração física, que tenham química. Caso contrário não há benefícios e sim prejuízos físicos e psicológicos, gerando frustrações e insatisfação.

Vida sexual ativa é qualidade de vida. Falar sobre sexo deve ser um hábito natural e independente da idade

Sexo X gravidez

Não há restrições específicas quanto a fazer sexo durante todo o período da gravidez. Se a gestante estiver à vontade, a relação sexual é livre. A não indicação é em casos de dor, sangramento ou alguma contraindicação pelo médico obstetra. Fora isso não há motivos clínicos para se evitar o sexo durante a gestação.

Libido

Libido é o desejo sexual e isso faz muita diferença para manter a saúde em dia. É natural que ela oscile de acordo com as fases da vida, mas é fundamental que a mulher descubra os seus desejos e se motive não só com quem ela está, mas que haja o interesse próprio, tesão, prazer em viver a sexualidade.

“A sexualidade não é só o momento do ato sexual, mas o momento de viver a sua plenitude, beleza e história do próprio feminino. É muito importante que a mulher comece desde muito jovem a se entender e, principalmente, conhecer o próprio corpo”, pontua a sexóloga Zenilce Bruno.

Libido X terceira idade

A terceira idade é uma fase de mudanças importantes no corpo e na mente e ao contrário do que muitos pensam, o sexo deve sim estar presente nesse ciclo.

Esse é um momento de novas descobertas e adaptações e com o sexo não é diferente. Ele está inserido em um cenário mais amplo do que o ato sexual em si. É uma abrangência, amplitude da sexualidade.

Sexo X Saúde mental

A falta de desejo sexual pode ser por vários motivos

- Aspectos fisiológicos

- Fatores psicológicos

- Preocupações excessivas

- Traumas

- Situações que geram bloqueio

Masturbação

Ainda existe um grande tatu sobre isso, mas a masturbação é algo saudável e uma forma de estar bem com seu prazer, além de causar uma maior intimidade com o seu corpo, o que facilita a relação sexual. Conheça-se.

Prevenção

Quando o assunto é sexo, a prevenção deve ser prioridade. Sexo vai muito além do que um momento de carinho e prazer. O ato sexual também deve ser um momento de cuidar da saúde, por isso é importante ter essa consciência.

Praticar sexo seguro significa ter mais tranquilidade para desfrutar o momento de prazer. Use preservativo! A camisinha protege tanto de uma gravidez indesejada, como de IST’S, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Sexualidade

A sexualidade é um conceito livre e não depende de uma relação intensa com o sexo. Se define pela busca de prazeres, não apenas explicitamente os sexuais. Pode ser a admiração e gosto pelo próprio corpo, por exemplo.

O autoconhecimento é outro ponto de destaque e nessa fase da vida, ganha ainda mais espaço, podendo ser tão prazeroso quanto o ato sexual.

É comum que para algumas pessoas, a libido diminua na terceira idade, principalmente por causa da menopausa, que provoca a queda dos hormônios nas mulheres e da andropausa, que causa a queda dos hormônios nos homens, mas isso não significa que acaba o desejo por sexo.

"Com os avanços da medicina e o surgimento de remédios que atuam na ereção masculina, por exemplo, houve uma significativa ampliação da perspectiva da vida sexual na terceira idade. Para os homens, esses medicamentos representaram uma verdadeira revolução do ponto de vista sexual. Para as mulheres, há tratamentos e terapias hormonais. Assim, um novo cenário positivo estabeleceu-se, possibilitando uma vida sexual mais elástica para homens e mulheres", destaca a sexóloga Rayanne Pinheiro.

Sexo é saúde. Quando não há a vontade de fazer sexo, é importante buscar ajuda psicológica para entender qual o motivo desse bloqueio, independente de ser homem ou mulher. Cuide-se!