Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

IST’S – Infecções Sexualmente Transmissíveis

Problema de saúde pública que merece muita atenção


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
IST’S – Infecções Sexualmente Transmissíveis

Por: Criz Campos

Frequentemente comuns as IST'S, Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas durante as relações sexuais oral, vaginal ou anal sem o uso de camisinha. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode ser infectada por uma ou mais IST`s.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque ressalta a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção

Entre as mais conhecidas estão a sífilis, gonorreia, herpes genital, HPV, HIV e hepatite B. Algumas, como o herpes genital e o HPV, também são transmitidas pelo contato com a pele, sem haver, necessariamente, penetração ou o ato sexual completo.

Muitas vezes as infecções sexualmente transmissíveis não apresentam sintomas por meses ou até anos, por isso é válido fazer exames. Converse com seu médico e veja a periodicidade ideal. A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Em muitos casos desaparecem por si só, mas em outros é preciso tratamento. Para a infecção há tratamento, mas não cura.

Fique atento aos sinais!

• Corrimento anormal da vagina, pénis ou ânus

• Ardor ou dor ao urinar

• Feridas, bolhas ou outras lesões na área genital e/ou anal

• Comichão ou irritação na área genital

• Dor na parte inferior do abdómen ou durante a relação sexual

Durante o tratamento, evite relações sexuais para não transmitir a infecção e não se infectar de novo e informe a(s) pessoa(s) com as quais se relacionou sexualmente, para que faça(am) exames mesmo que se sintam saudáveis e sem sintomas.

Fontes: Site Drazio Varela, Governo Federal

Imagem: Freepik