Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Qual o sabonete ideal para a pele do bebê?

Escolher o tipo de produto ideal a ajuda a manter a saúde da pele


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Qual o sabonete ideal para a pele do bebê?

Por: Criz Campos

Sabe aquele cheirinho gostoso e aquela pele macia de bebê?! Pois é, nosso papo agora é sobre os cuidados com os pequenos.

O banho é super importante. Esse é um momento de descontração e grande intimidade entre mãe e filho(a) e a escolha do sabonete ideal fundamental para a manutenção da higiene e saúde da pele dos pequenos, mas você sabe qual é o sabonete ideal?

Não se preocupe, te explicamos tudo agora!

Quando o assunto é cuidado com a pele do bebê, a melhor opção é escolher produtos naturais. A indústria cosmética está cada vez mais preocupada em oferecer produtos assim e com mais qualidade.

Não use sabonetes de adultos nas crianças. Eles podem causar ressecamento e irritabilidade na pele dos nenéns, tanto pelos componentes dos produtos, como pelas próprias características da pele dos bebês.

Características da pele do bebê:

- Pele fina

- Delicada

- Sensível

- Maior facilidade de irritabilidade

- Maior probabilidade de ressecamento

- Menos resistente

Sabonetes líquidos são o tipo mais indicado para a pele do bebê.

Barra X Líquido

Sabonete em barra

Os sabonetes em barra costumam ser mais baratos, mas nem sempre oferecem uma hidratação adequada. Além disso, dependendo da qualidade do produto, também pode se desfazer com mais facilidade e contaminar a pele do bebê.

Sabonete líquido

Sabonetes líquidos são menos agressivos para a pele dos nenéns porque apresentam menos componentes químicos e maior emoliência e hidratação. Esse tipo de produto permite ainda algumas substâncias a mais do que os sabonetes em barra.

Invista em produtos:

- Naturais

- Hipoalergênicos

- Dermatologicamente testados

- Oftalmologicamente testados

Evite produtos com:

- Conservantes

- Fragrâncias artificiais

- Corantes

- Parabenos

- Sal

- Sulfatos

- Álcool

Produtos naturais:

Camomila

Vitamina E

Abacate

Girassol

Além dessas opções, tem também a opção de produtos veganos, ou seja, sem ingredientes de origem animal.

Observe o rótulo dos produtos!

A nossa pele é uma barreira de proteção. "A do bebê é 30% mais fina que a do adulto, tornando-a mais suscetível à penetração de irritantes, de alérgenos e de micro-organismos", destaca a pediatra Larissa Borges.

pH - potencial hidrogeniônico

O ph se refere ao grau de acidez de uma determinada solução. "Manter um pH levemente ácido é um fator de proteção contra micro-organismos, ajudando na maturação da pele e nos processos de reparação. O pH do produto ideal deve ser aproximadamente 5,5", explica a pediatra.

Os sabonetes hipoalergênicos têm menos chances de causar alergias no bebê e protegem mais a pele do que um sabonete comum.

Produtos multifuncionais

Aposte em produtos multifuncionais, que sirvam para lavar tanto a cabeça, quanto rosto e corpo. Sabonetes "Da Cabeça aos Pés" são muito comuns e uma opção muito prática.

Embalagem

Com os recém-nascidos, principalmente, a hora de segurar o bebê no banho é mais cuidadosa e, por isso, a melhor escolha são os sabonetes líquidos com pump, que facilitam o manuseio: é só apertar o produto na mão ou sobre a pele do bebê e espalhar bem.

pH

Se engana quem pensa que a pele do bebê tem pH neutro, pelo contrário, o pH é ácido e por isso o sabonete também deve ter o pH assim. "Idealmente sabonete líquido, com pH levemente ácido e que tenha o mínimo de conservantes e aditivos químicos, ou seja, sem fragrâncias. Os sabonetes do tipo sindets, um tipo de detergente sintético, são os que mais se aproximam do ideal ", reforça a médica.

Lembre: o sabonete vai além da limpeza. Proporciona um momento relaxante e uma experiência de intimidade muito gostosa. Portanto, invista no produto ideal e com aroma agradável para esse momento com os pequenos.