Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Geriatria: vamos desmistificar essa área da saúde?

É conhecimento comum que a geriatria cuida da saúde dos idosos… mas você entende mesmo essa área da saúde?


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Geriatria: vamos desmistificar essa área da saúde?

Não é só a morte que é um tabu em nossa sociedade: as pessoas também têm muita dificuldade de lidar com o envelhecimento e tudo o que está relacionado a ele. Com o avanço da expectativa de vida, no entanto, é preciso olhar para essa fase com cada vez mais cuidado e atenção, para buscar uma maior qualidade de vida. Siga na leitura deste post para entender melhor a geriatria e desmistificar essa área da saúde.

O que é geriatria

A geriatria é a especialidade médica responsável por estudar e cuidar da saúde de pessoas mais velhas e tratar doenças e condições relacionadas ao envelhecimento. O profissional da área atua tanto com o objetivo de promover o envelhecimento saudável do paciente quanto de tratar seus problemas de saúde.

Uma criança visita o pediatra porque o desenvolvimento de seu organismo traz especificidades que são melhor compreendidas por este especialista, e no caso da pessoa idosa, acontece a mesma coisa: o organismo mais velho também precisa ser estudado com uma atenção diferenciada, e os mesmos protocolos utilizados com os adultos podem não fazer mais sentido.

Os aspectos abordados pela medicina geriátrica levam em consideração tanto as avaliações clínicas do paciente quanto o âmbito psicossocial, e, por isso, é muito comum que o médico atue em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

O médico geriatra atua observando não apenas os aspectos clínicos, mas também os psicossociais do paciente.

Quando procurar um geriatra

O geriatra é popularmente conhecido como o “médico da pessoa idosa”, mas como, na verdade, ele cuida dos aspectos da saúde relacionados ao envelhecimento, não há nada que impeça uma pessoa com menos de 60 anos de procurá-lo.

Uma pessoa que está na faixa dos 40 a 50 anos de idade já pode marcar sua primeira consulta com o especialista, a fim de começar a acompanhar o seu processo de envelhecimento e buscar elevar a qualidade de vida durante essa transição e os anos da velhice propriamente dita.

Como falamos no início do texto, no entanto, justamente pelo envelhecimento ser constantemente encarado como um assunto desconfortável, é muito comum que as pessoas posterguem esse momento: como se marcar uma consulta com um geriatra fosse o marco comprobatório da velhice e isso simbolizasse algo ruim.

É preciso mudar essa consciência: nenhum de nós está ficando mais jovem, e só estamos ficando mais velhos (todos os dias) porque estamos vivos — e precisamos celebrar essa vida buscando uma melhor qualidade para ela.

O que faz o geriatra?

Entender o que é um geriatra no campo da definição é diferente de entender o que exatamente ele faz na prática. Para começar, é importante saber que a geriatria não substitui as outras especialidades médicas: não é porque o paciente já visita o geriatra que ele não precisará mais de um cardiologista ou ortopedista, por exemplo.

Todas as especialidades continuam “valendo” e, inclusive, trabalham em equipe com o geriatra, que é o médico que vai acompanhar a saúde global do paciente. Confira abaixo quais são as atribuições do geriatra:

Promoção da qualidade de vida

A principal função do geriatra é proporcionar ao paciente uma boa qualidade de vida durante o envelhecimento e nas idades mais avançadas. Esses cuidados com o bem-estar passam tanto pelas recomendações relacionadas ao estilo de vida quanto pelos tratamentos paliativos, que entram em cena não com o objetivo de tratar uma doença (que, muitas vezes, não tem cura), mas de amenizar o sofrimento que advém de seus sintomas.

Outro ponto importante é o de garantir dignidade aos pacientes idosos, deixando claro que suas vidas importam e que eles merecem ser cuidados, bem atendidos e ter suas dúvidas e dores compreendidas.

Cuidar da saúde do idoso é se preocupar, também, em garantir a sua dignidade.

Prevenção de doenças

Quando falamos de doenças, o melhor caminho é sempre a prevenção — e, por isso, o geriatra também trabalha com o objetivo de evitar os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento. Para isso, ele precisa prestar muita atenção na saúde global do paciente e nas possíveis queixas apresentadas para identificar precocemente os riscos e evitar que as doenças apareçam ou evoluam.

Olhar para o paciente como um todo

Cuidar da saúde global do paciente também quer dizer “liderar” a equipe multidisciplinar de médicos que cuidam dele — afinal de contas, se um ortopedista passa um remédio e um protocolo de tratamento, ele não necessariamente sabe o que o cardiologista anda fazendo com o paciente.

Cabe ao geriatra avaliar todos os tratamentos e medicamentos aos quais o indivíduo está sendo submetido e avaliar quais são as possibilidades mais seguras e confortáveis para ele. Interações medicamentosas, por exemplo, podem trazer diversos riscos, assim como o uso excessivo de remédios e, por isso, o geriatra pode e deve reavaliar os protocolos e as respostas do paciente com frequência.

Geriatria e gerontologia são a mesma coisa?

É comum que as pessoas confundam esses dois termos, mas eles não são a mesma coisa! A geriatria atua segundo a gerontologia, que é o estudo do envelhecimento de forma ampla. Profissionais de diversas áreas (como a psicologia, o direito, o serviço social e a nutrição) podem se especializar em gerontologia, buscando entender as inúmeras questões envolvidas no processo de envelhecimento, sejam aspectos de saúde, psicológico, sociais e até mesmo políticos.

Esperamos que com esse texto tenhamos contribuído para diminuir um pouco o tabu em relação ao geriatra e o momento de procurá-lo pela primeira vez! Envelhecer não é uma vergonha, é mais um momento da vida que, se acompanhado de perto e assistido pelo profissional adequado, pode ser vivido com muita qualidade e saúde.

Conheça a Clinic Farma da Pague Menos!

A Clinic Farma é um serviço especial da Pague Menos que oferece atendimento farmacêutico individualizado aos pacientes, tira dúvidas relacionadas à saúde e realiza o acompanhamento de condições como diabetes, colesterol, asma e hipertensão.

Nossos farmacêuticos são muito capacitados e as salas totalmente equipadas para atender a todos os pacientes, inclusive os de idade mais avançada, com total conforto e segurança. Para conhecer melhor o serviço, é só clicar no banner abaixo!