Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Entenda a diferença entre os tipos de DIU

Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de DIU


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Entenda a diferença entre os tipos de DIU

Por: Ladinne Campi

O Dispositivo Intrauterino, popularmente conhecido como DIU, é um método anticoncepcional considerado um contraceptivo de longo prazo. Estima-se que as taxas de gestação são menores que 1% quando seu uso é correto e, normalmente, não há contraindicações.

DIU DE COBRE

o DIU de Cobre não possui ação medicamentosa, ou seja, hormônios em sua composição. De forma simples, ele promove a diminuição da movimentação dos espermatozoides na cavidade uterina durante a relação sexual, impossibilitando o deslocamento até a trompa.

Este tipo costuma aumentar o fluxo menstrual podendo, também, intensificar as cólicas. Por outro lado, causa menos efeitos colaterais e é recomendado para mulheres que apresentam contraindicação ao hormônio progesterona.

No mercado, existem diversos tipos e formatos de DIU de Cobre. A escolha deve ser orientada por um médico após uma avaliação ginecológica.

DIU DE PRATA

Assim como o DIU de Cobre, o de Prata não possui hormônios e tem como objetivo diminuir o fluxo menstrual excessivo, bem como os desconfortos durante o período menstrual; porém, ainda não há comprovação científica. Em sua composição é possível encontrar uma associação entre cobre e prata. Este tipo apresenta eficácia por até 5 anos, podendo ser retirado conforme o desejo da paciente, em consultório médico.

DIU HORMONAL (MIRENA)

O levonogestrel é um hormônio semelhante a progesterona. Ele é liberado no útero de forma que sua absorção é inferior aos outros anticoncepcionais hormonais. Cerca de 40% a 60% das mulheres ficam sem menstruar, além da diminuição considerável das cólicas.

Além disso, por não possuir estrogênio na composição, ele reduz, consideravelmente, o risco de trombose. O DIU hormonal possui eficácia de 99,7% e é indicado para mulheres portadoras de endometriose e com fluxo menstrual intenso.

Apesar da baixa absorção hormonal, pode provocar dores nas mamas, acentuação da acne e ganho de peso. Por isso, o procedimento para colocá-lo e retirá-lo (até 5 anos depois) precisa ser indicado e realizado por um profissional.

O médico ginecologista deve colocar o dispositivo durante o período menstrual, sem anestesia. O procedimento dura, em média, meia hora e pode causar desconforto no momento da aplicação. Após a colocação, a paciente pode relatar sangramento e cólicas. Caso os sintomas persistam por mais de 15 dias, é importante procurar um médico. Recomenda-se que, após um mês, a paciente realize uma ultrassonografia para avaliar sua posição e adaptação.

VANTAGENS:

- Os dispositivos são extremamente práticos e de longa duração;

- Os DIU’s de cobre e prata não provocam alterações no humor, peso ou na libido;

- Diferente da pílula anticoncepcional, não há risco de esquecimento;

- O risco de gravidez dos dispositivos de cobre e prata, são abaixo de 0,7%, já o de Os dispositivos apresentam uma alta eficácia. No caso dos de cobre e de prata apresentam um risco de gravidez de 0,7 % e o no DIU hormonal (Mirena), o risco de gravidez é de 0,2 %;

- A fertilidade com o uso dos dispositivos, tanto não hormonal quanto hormonal, não é afetada. Tão logo o DIU for retirado, a mulher poderá engravidar.

DESVANTAGENS:

- O DIU não protege contra IST (Infecção Sexualmente Transmissível);

- Pode ocorrer a expulsão do DIU nos primeiros três meses, porém é raro;

- Há risco de gravidez ectópica;

- Pode ocorrer a perfuração uterina, em casos mais graves, durante a colocação do DIU, sendo necessária a sua remoção cirúrgica.

CONHEÇA O AME

A Pague Menos oferece, em várias lojas, estrutura e tecnologia para armazenamento e controle de medicamentos especiais seguindo as exigências do Ministério da Saúde e padrões da ANVISA. Medicamentos com aplicabilidade de contracepção como o DIU estão disponíveis através do serviço, que também possui atendimento telefônico gratuito. Saiba mais, clicando aqui.