Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Autoteste de covid: saiba como funciona e onde comprar

O autoteste de covid chega como solução rápida no mercado. Entenda como usar e saiba onde encontrar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Autoteste de covid: saiba como funciona e onde comprar

O autoteste de covid chegou como alternativa rápida para quem está com sintomas da doença ou teve contato com alguém que testou positivo. Quer entender mais detalhes sobre os tipos de teste disponíveis e saber quais são suas vantagens? Neste post, vamos falar um pouco sobre os sintomas, te ensinar a interpretar o teste e o que fazer conforme cada resultado, além de mostrar onde encontrá-lo. Aproveite a leitura!

Tipos de teste de covid

Existem vários tipos de teste de covid, cada um possui suas especificidades, podendo variar desde o tempo para se obter o resultado, até o método de diagnóstico.

RT-PCR

Indicado para identificar a covid-19 ainda no estágio inicial da doença — por isso, o ideal é que seja feito na primeira semana de um possível contágio. Também chamado de “padrão ouro”, ele detecta o RNA da SARS-CoV-2 (nome científico do coronavírus). A amostra é coletada da garganta ou do nariz, com o auxílio de um swab, uma longa haste de algodão de raspagem.

Sorologia

Este teste não detecta o vírus em si, mas, sim, a presença de anticorpos no nosso organismo. A amostra para coleta é obtida através do sangue e, caso seja encontrado anticorpos, significa que houve infecção pelo vírus.

Teste rápido

O teste rápido de covid é o que tem o menor tempo de resposta, como o nome sugere, sendo possível o diagnóstico em 15 minutos. Existem dois tipos dessa opção: o teste de antígeno e o teste de anticorpos. Eles funcionam de forma similar aos testes de gravidez — após a coleta do material, ele é depositado na lâmina e o resultado é mostrado depois de um tempo de espera.

pessoa manuseando autoteste de covid-19.
O resultado sai em pouco tempo e o teste vem com todas as informações.

Quando fazer um teste de covid

É importante fazer o teste no primeiro sinal de aparecimento dos sintomas de covid-19. Isso pode ajudar a acelerar o diagnóstico e impedir a evolução para um caso grave. De acordo com a página oficial sobre a doença, da Organização Mundial da Saúde, os sintomas mais comuns, assim como graves, são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Cansaço;
  • Perda de paladar ou olfato;
  • Dores de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Dores e desconfortos;
  • Diarreia;
  • Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos;
  • Olhos vermelhos ou irritados;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Perda da fala, mobilidade ou confusão;
  • Dores no peito.

Como funciona o autoteste de covid

O autoteste de covid-19 é muito parecido com o teste rápido. A coleta de material é feita através de um swab, e, logo em seguida, o fluido é colocado na lâmina que, dentro de um tempo específico, mostra o resultado.

A diferença principal é que ele pode ser feito por qualquer pessoa, basta seguir atentamente as orientações. Mas atenção: o resultado do autoteste não configura confirmação de diagnóstico, segundo a Anvisa, sendo necessário procurar o serviço de saúde mais próximo.

Cuidados na testagem

Por mais que o autoteste traga praticidade, ainda existe a necessidade de atenção. Destacam-se os pontos de cuidado com o armazenamento do material antes do uso; o manuseio correto dos instrumentos do kit, seguindo todas as orientações prescritas no manual; e também as condições do ambiente em que o teste será realizado.

Entendendo o resultado

A lâmina de resultados do teste possui alguns marcadores específicos. Sendo eles, a linha controle C e a linha teste T. A linha controle (C) verifica que o teste foi realizado de forma correta, portanto, ao final, o traço precisa estar marcado. Caso contrário, o teste é invalidado.

pessoa segurando autoteste de covid-19.
A linha controle C marca a efetividade do teste.

Já a linha teste (T), indica o resultado. Se não apresentar marcação é negativo. Já em caso positivo, a linha mostrará um traço. Na ocorrência de sinalização da linha teste T e nenhuma na linha controle C, um novo teste deverá ser realizado. Sendo assim, diante de teste válido e resultado positivo, o autoteste mostrará marcações em ambas as linhas.

O que fazer após o resultado

Uma vez que o teste seja realizado com os cuidados necessários e o resultado seja avaliado com atenção, levando em consideração as dicas anteriores, confira a seguir o procedimento indicado para cada resultado.

mulher segurando autoteste de covid-19.
Pessoas que foram expostas a casos confirmados do vírus precisam fazer o teste mesmo se assintomáticas.

Positivo

Em caso de teste de covid positivo, o indicado é que você procure o serviço de saúde mais próximo para a confirmação e o diagnóstico. Existe a possibilidade de fazer o isolamento normalmente, sem que seja feita a confirmação da infecção, mas para sua segurança é melhor acionar o serviço de saúde para um acompanhamento profissional.

Negativo

Em caso negativo, repita o teste apenas se achar necessário, como em casos de contato direto com infectados, mas somente após um ou dois dias depois do primeiro autoteste. Se puder, faça o isolamento por uma semana e, em casos de sintomas, procure o serviço de saúde.

Inválido

Se a linha controle C do teste não apresenta nenhuma marca, significa que o teste é inválido. Nesse caso, repita o autoteste logo em seguida ou então busque ajuda se não for possível.

Onde comprar o autoteste de covid

A Anvisa liberou a comercialização do autoteste de covid-19 no final de Janeiro de 2022. A decisão ainda prevê que o teste deve ser utilizado como um guia e não define diagnóstico final para a doença.

Se você desconfia de algum sintoma leve ou teve contato recente com um infectado, saiba que pode encontrar o autoteste de covid-19 na farmácia online da Pague Menos e tirar todas as suas dúvidas sobre ele conversando com um profissional disponível na Clinic Farma.

autoteste de covid-19 onde comprar