Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Testes Para Covid-19: Qual Devo Fazer?

Neste Sempre Bem, a nossa farmacêutica Raquelly Nobre nos fala sobre uma importante ferramenta contra a disseminação do coronavírus: os testes. Ela explica os diferentes tipos e em quais ocasiões são recomendados. Assista e saiba mais.

A nossa farmacêutica, Raquelly Nobre, explica que os testes são uma ferramenta contra a disseminação da Covid-19. “É importante fazer a testagem tanto em pessoas com sintomas quanto em quem teve contato com indivíduos infectados, já que podem estar assintomáticos.” Na Pague Menos é possível realizar os seguinte exames:

COVID Antígeno Nasal (Swab Nasal): Busca a detecção do antígeno no período inicial. É indicado a partir do 3º dia de sintomas.

COVID Antígeno Oral: Indicado do 3º ao 7º dia de sintomas e é feito através da saliva. “Não é um teste invasivo e também é voltado para crianças a partir de 5 anos, já que não tem o desconforto nasal, como no caso do teste de Swab”.

COVID-Influenza A/B: Busca a detecção de antígeno tanto do Covid-19 quanto da Influenza A e B. Também é indicado do 3º ao 7º dia de sintomas.

COVID (PCR-LAMP): É indicado a partir dos primeiros dias de sintoma e vai buscar a detecção do vírus através do RNA viral. “É um teste bastante específico e bastante sensível. O seu resultado fica pronto entre 24 e 72 horas”.

COVID (RT-PCR): Teste padrão ouro, pois trata-se do teste mais preciso através do RNA viral. A coleta é feita tanto na orofaringe quando na nasofaringe.

COVID Anticorpo: Teste sorológico que pode ser feito através do 8º dia de sintomas, que é o período que o organismo começa a produzir a soroconversão pelos anticorpos. Este teste busca a detecção de dois tipos: IGM e IGG. “Se a pessoa já teve a soroconversão pelo anticorpo, provavelmente vai apresentar o anticorpo IGG presente. A coleta é feita no dedo de forma rápida e tranquila”, explica a Raquelly.

COVID Pós-Vacina: Busca a detecção dos anticorpos neutralizantes - do anticorpo Spike, que pode estar presente tanto após uma infecção quanto após o término do esquema vacinal.

A farmacêutica ressalta que os testes não estão disponíveis em todas as Pague Menos. Por isso, a dica é buscar no site a loja mais próxima. A boa notícia é que esses serviços podem ser agendados de forma online.

Você pode gostar

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data
Mente e Comportamento

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças
Saúde

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber
Saúde

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber