Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tudo sobre a andropausa: sintomas, causas e tratamento

Neste post, tire suas dúvidas sobre a andropausa: sintomas, tratamentos, tabus, mudança de hábitos e muito mais!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tudo sobre a andropausa: sintomas, causas e tratamento

A partir dos 40 anos, o corpo muda. Não importa qual o gênero, o organismo começa a entrar em outro ritmo caracterizado pela baixa produção dos hormônios sexuais. Enquanto as mulheres iniciam a menopausa, os homens devem se familiarizar com a andropausa — sintomas, quais os impactos, os tratamentos disponíveis etc. 

Se você ainda tem dúvidas sobre esta fase da vida, continue a leitura e confira tudo o que deve saber sobre o assunto. 

O que é a andropausa?

A andropausa é um tema que pode gerar muitos desconfortos para alguns homens, especialmente quando a crença da masculinidade viril é algo tão forte. A verdade é que, queiram ou não, todos — sem exceções — vão passar por esse momento. 

Da mesma forma que as mulheres passam pela menopausa, os homens vivenciam a andropausa, que é quando ocorre a queda de produção dos hormônios androgênicos (aqueles que desenvolvem características masculinas), como a testosterona.

Diferentemente das mulheres, a queda da produção dos hormônios androgênicos é bem mais lenta e acontece de forma gradual.

É muito importante destacar que andropausa não é sinônimo de fim da vida fértil. Isso mesmo, ao contrário do sexo feminino, o masculino pode continuar a ter filhos, ainda que com menos chances que antes. 

Andropausa: sintomas

Outro ponto interessante é que nem todos os homens vão sentir os sintomas, embora alguns possam vivenciá-los com mais intensidade, o que pode ser bastante incômodo. Em geral, os principais sinais são:

  • Cansaço físico;
  • Esgotamento mental (problemas de concentração e memória);
  • Perturbações no sono;
  • Falta de motivação e leves sentimentos de depressão;
  • Alterações na função sexual (redução da libido, de ereções espontâneas e da fertilidade);
  • Diminuição do tamanho dos testículos;
  • Mudança na composição corporal (aumento da gordura, redução da massa e força muscular, perda da densidade óssea).

Quanto tempo dura a andropausa no homem?

Embora se saiba que o quadro pode iniciar por volta dos 40 aos 55 anos, não existe uma idade certa para terminar, já que tudo depende da volta normal das taxas do hormônio. 

Como ela impacta no dia a dia?

Não há dúvidas de que os hormônios têm papel fundamental no organismo e contribuem de diferentes formas. Por isso, é normal que pessoas que enfrentam a andropausa sintam mudanças no dia a dia. 

A autoestima é um dos pontos afetados. Isso porque, como explicamos, o homem pode começar a ganhar peso, a perder massa muscular e a enfrentar a disfunção sexual. 

Além disso, no âmbito psicológico, é normal se sentir mais desanimado, sem muita motivação, triste, com dificuldades de concentração, dificuldades para dormir e, portanto, a rotina pode nem sempre ser fácil.

Andropausa sintomas
O desânimo no dia a dia faz parte da rotina. 

A osteoporose, doença caracterizada pela perda da massa óssea, também pode iniciar durante a andropausa, justamente porque a queda dos hormônios sexuais influencia. 

Vivendo com a andropausa masculina

Quando se fala em andropausa, os tabus que existem por trás do tema tornam a busca por ajuda ainda mais desafiadora. Uma pesquisa da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos descobriu que, em geral, homens acreditam que ir ao médico representa fraqueza ou dependência.

Temendo comprometer a masculinidade, o público masculino também negligencia os cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas.

Esse reflexo cultural também impacta a andropausa, já que sintomas persistentes e não tratados prejudicam a qualidade de vida. Por isso, vale sempre reforçar que o hábito de se cuidar é decisivo para viver bem hoje e garantir a longevidade.

Apesar de ser um incômodo tocar no assunto, é muito importante lembrar que esse é um processo natural da vida. Colegas de trabalho da mesma idade, amigos e familiares também estão passando por isso (ou vão passar) e está tudo bem. 

A queda dos hormônios, as dificuldades sexuais, as mudanças psicológicas e físicas não devem ser motivo de vergonha, e sim é necessário aceitar como algo normal e buscar ajuda profissional para enfrentar a andropausa e o envelhecimento com qualidade. 

Em seguida, trazemos algumas mudanças de hábitos e tratamentos que podem te ajudar. 

Mudança de hábitos

Na busca por como aliviar os sintomas da andropausa, a transformação na rotina é um aliado essencial. Se até então você vivia de forma sedentária, chegou a hora de começar a movimentar o corpo! Caminhada, corrida, academia ou outro esporte da sua preferência são boas saídas. 

A alimentação saudável também é indispensável, até mesmo para evitar muitas doenças. Diminua gorduras, industrializados, embutidos, açúcares e prefira legumes, verduras, frutas, fibras e leguminosas. 

O ideal é consultar um nutricionista para que ele possa mapear as necessidades do seu corpo e montar uma dieta que proporcione tudo o que você precisa. 

O cigarro e o álcool também devem ficar de lado, até mesmo para diminuir os riscos de cânceres, como o de próstata.

Por último, não deixe de ir ao médico e fazer exames regularmente, para ficar de olho na saúde e no organismo.

Andropausa sintomas
Uma vida mais saudável é essencial. 

Tratamentos

O tratamento para andropausa é feito por meio de reposição hormonal, quando há falta de testosterona natural. É muito importante que tudo seja acompanhado pelo médico, pois dosagens erradas podem prejudicar a saúde do homem. 

A reposição hormonal combinada com mudança no estilo de vida vai ajudar a diminuir os sintomas da andropausa e, consequentemente, a melhorar o seu dia a dia. 

Se você já foi ao médico e tem receitas para manipulação, conte com o serviço da Pague Menos! Trabalhamos com fórmulas personalizadas, cápsulas veganas, produtos zero lactose e muito mais. Peça agora no banner abaixo!