Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Açúcar refinado: o grande inimigo do seu corpo

O açúcar refinado pode causar dependência e fazer muito mal à saúde, por isso, o melhor é buscar alternativas para substituir esse alimento.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Açúcar refinado: o grande inimigo do seu corpo

O açúcar refinado é o vilão de toda dieta, pois provoca o aumento de gordura no sangue. Além disso, quando consumido em excesso, também facilita o aparecimento da diabetes e enfraquece os ossos.

De modo geral, o açúcar é responsável por atrapalhar a digestão de proteínas e vitaminas pelo organismo. A sensação de saciedade ao consumir grandes quantidades de doce é, portanto, ilusória — o bem-estar causado pelo açúcar é temporário e prejudicial à saúde.

Mesmo o açúcar mascavo, alternativa mais saudável, pode causar problemas, apesar de possuir ferro em sua composição — um extra em relação ao açúcar comum. Porém, ainda que não haja um açúcar “saudável”, os maiores perigos encontram-se no tipo refinado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post e veja os malefícios que o açúcar refinado pode causar no seu organismo!

A ação do açúcar refinado

Segundo um estudo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine, o açúcar refinado pode causar dependência em níveis semelhantes aos de drogas como a cocaína e a nicotina.

O estudo, feito com ratos de laboratório, mostrou que os roedores preferiam açúcar a cocaína, quando ambos estavam disponíveis. A pesquisa veio para comprovar outras tantas que já afirmavam, anos atrás, que não existe moderação quando se fala de açúcar refinado, pois, em qualquer quantidade, o consumo desse alimento é prejudicial.

O valor nutricional do açúcar que consumimos é o grande obstáculo, uma vez que, durante o processo de refinação, os nutrientes são praticamente extintos. Portanto, para suprir a necessidade de açúcar do organismo, devemos dar preferência a alimentos naturais, como frutas e mel, por exemplo.

Mas calma! Nem todo mundo tem a mesma probabilidade de se viciar em açúcar. Algumas pessoas têm mais predisposição genética (assim como acontece com outros vícios), e as drogas usadas para tratar a nicotina também podem ajudar as que acabem adquirindo dependência.

Por isso, vale rever o cardápio e lembrar que, mesmo somente no fim de semana, aquele doce cheio de açúcar refinado pode trazer complicações para o seu bem-estar. O ideal é eliminar de vez, mas se não for possível, ao menos dosar o consumo para não ingerir grandes quantidades.

Os malefícios do açúcar refinado para o organismo

Que o açúcar faz mal à saúde, já sabemos, mas o açúcar refinado, pelo processo utilizado em sua produção, pode ser ainda mais nocivo. Veja os principais malefícios do seu consumo!

O açúcar é prejudicial à memória

Ao consumir grandes quantidades de açúcar, a capacidade de concentração e a memória podem ser afetadas em pouquíssimo tempo e causar danos irreversíveis.

O açúcar faz tanto mal quanto o cigarro, as drogas e o álcool

O açúcar vicia assim como o cigarro, as drogas e o álcool. Além disso, seu potencial altamente calórico, pode provocar problemas na mesma proporção como desregulação da pressão arterial, desequilíbrio do metabolismo e disfunção hepática.

O açúcar é um alimento que prejudica o coração

O coração é um dos mais prejudicados pelo consumo exagerado de doces ou bebidas com grande concentração de açúcar. O risco de desenvolvimento de doenças cardíacas é altíssimo, por isso, a importância de eliminar esse alimento da dieta.

O açúcar é inimigo da pressão arterial

Assim como o sal, consumir açúcar demais, sobretudo o refinado, pode alterar a pressão e acarretar a hipertensão.

O açúcar refinado diminui a expectativa a vida

O consumo de açúcar refinado em excesso pode diminuir o tempo de vida em cerca de 20%.

Como o açúcar refinado pode ser substituído

A melhor forma de melhorar a qualidade e expectativa de vida é mudar os hábitos alimentares, eliminando de vez o açúcar da dieta. Para quem ainda tem a necessidade de sentir o sabor adocicado dos alimentos, a substituição é válida.

Veja agora, como substituir o açúcar refinado:

  • Mel – um alimento natural, saboroso e saudável, que é rico em nutrientes importantes como cálcio, ferro, potássio e magnésio, com grande poder antioxidante. Além de melhorar a digestão, mantém o equilíbrio da flora intestinal;
  • Açúcar mascavo – produzido a partir da cana-de-açúcar, não passa pelo processo de refinamento, o que preserva os nutrientes essenciais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo;
  • Melado de cana-de-açúcar – o xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura, tem poder adoçante, sendo rico em cálcio, magnésio, potássio e fósforo;
  • Açúcar demerara – apesar de estar entre o açúcar cristal e o refinado, o demerara não tem adição de químicos o que preserva seus nutrientes;
  • Açúcar de coco – com baixo teor glicêmico, é uma boa opção para quem está em processo de perda de peso, sendo rico em vitaminas do complexo B, potássio, ferro, zinco e magnésio;
  • Stevia – esse é um adoçante natural extraído da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, com potencial adoçante de até 15 vezes mais que o açúcar comum;
  • Xilitol – um adoçante produzido a partir do álcool obtido de frutas, vegetais, cogumelos e algas marinhas, com índice glicêmico baixo e potencial adoçante efetivo.

Se, ainda assim, você preferir manter o açúcar refinado na alimentação diária, saiba pelo menos a quantidade certa a consumir. Para homens o ideal é uma média de 38 g ou 9 colheres (chá) de açúcar e para as mulheres, o recomendado é em torno de 25 g ou 6 colheres (chá) diários.

No Clinic Farma, da Pague Menos, você pode fazer um acompanhamento completo, inclusive com a medição da taxa glicêmica para saber o quanto o açúcar refinado está influenciando na qualidade do seu sangue.

Gostou do post? Conheça agora mesmo o Clinic Farma e todos os serviços disponíveis para cuidar da saúde e se prevenir de problemas no futuro!