Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Menos açúcar, mais saúde!

Açúcar refinado não tem nutrientes. Quanto menos, melhor.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Menos açúcar, mais saúde!

Resistir a um docinho nem sempre é tarefa fácil e muitas vezes a gente sente que o corpo precisa mesmo, né?! E até pode! Muitas vezes, consumir açúcar nos causa uma sensação boa de calma, principalmente durante a TPM. Quem nunca sentiu aquela vontade louca de um chocolatinho nesse período, que atire o primeiro doce!

O açúcar ajuda a produzir serotonina, hormônio responsável pelo humor, que alivia os sintomas de ansiedade. O problema é o excesso dele. Além de uns quilinhos a mais, pode causar resistência à insulina e é aí que mora o perigo. Isso pode desenvolver sérias doenças, como o diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas convivem com o problema. É preciso estar atento porque é uma doença silenciosa e que pode gerar complicações nos rins, pés, na pele e nos olhos.

Outras complicações que o excesso de açúcar pode causar são a pressão alta, problemas cardiovasculares e até câncer. Menos açúcar, mais saúde! O açúcar refinado é um alimento vazio, sem vitaminas e minerais e justamente por não fornecer nutrientes, o nosso corpo pede mais, em busca dos nutrientes que precisa. Isso aumenta o apetite e gera um ciclo vicioso.

Função do açúcar

De acordo com a endocrinologista Mariana Chaves, “o corpo precisa de açúcar porque usa esse ingrediente como fonte direta de energia, além de ajudar no correto funcionamento do cérebro, do coração e dos órgãos em geral”.

Mas o excesso de açúcar estimula a liberação da insulina, hormônio que vai regular essa substância no organismo. E, quando não é possível controlá-lo, o excedente vai para o sangue, aumentando o risco de diabetes e obesidade.Para que não se torne um vilão, o açúcar deve ser consumido de forma consciente, evitando problemas para a saúde.

O açúcar é viciante

"O açúcar tem um mecanismo de ação de aumentar a liberação de dopamina, neurotransmissor que gera um bem-estar imediato. O problema é que o nosso corpo tenta regular isso, reduzindo os receptores da dopamina. O resultado é uma menor quantidade de receptores de dopamina em quem consome açúcar com frequência, induzindo a um humor com tendência mais depressiva e gerando a “necessidade” do açúcar para ter suas quantidades de dopamina adequada, destaca a nutricionista Ticiane Falcão.

Consumo do açúcar está ligado ao risco de doenças graves. Quanto mais se consome açúcar, associado ao sedentarismo e genética, maior o risco de desenvolver o diabetes. Se você é resistente a insulina, é preciso estar atento também ao açúcar das frutas. “Mas elas também têm fibras e fitoquímicos e por isso o efeito é diferente", pontua a profissional.

Quantidade ideal de consumo

Segundo a nutricionista Melina Almeida, “o consumo do açúcar deve ser em média de 10% da ingesta calórica diária. Entretanto, as pessoas consomem essa substância durante o dia por meio das frutas e carboidratos. Isso é importante porque essa energia é necessária para o corpo”.

Para entender a quantidade de açúcar presente nos alimentos, é fundamental saber ler os rótulos. A dica é prestar atenção primeiro nos nomes substitutos dos açúcares e também na ordem de apresentação. É importante que eles estejam lá no final da lista, porque a ordem vai ser da maior para a menor quantidade que está no produto.

Fique atento ao açúcar da sua alimentação

As células cancerígenas se alimentam de glicose.

Não corte os carboidratos. O que você come junto com o carboidrato é importante. Uma boa dica é inserir farelos, sementes, oleaginosas, proteínas e gorduras boas nas refeições. Assim a liberação do açúcar é mais lenta e sua alimentação mais saudável.

5 Opções para substituir o açúcar refinado adoce com:

1 - Melado de cana

2- Stevia

3- Açúcar mascavo

4- Xilitol

5- Mel

O CLINIC FARMA DE OLHO NO DIABETES

No consultório farmacêutico Clinic Farma das Farmácias Pague Menos, você conta com atendimento exclusivo e personalizado para cuidar da sua saúde com a qualidade e confiança da única farmácia presente em todo o Brasil. Para os portadores de diabetes o cuidado é essencial para o controle da doença. E dependendo do tipo de diabetes, tanto insulina quanto medicação oral podem ser usadas, a prática de exercícios também ajuda a controlar a glicemia. É importante saber que o açúcar não é o único vilão, os carboidratos têm efeito direto nos níveis de glicose e muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal. A Pague Menos cuida da sua saúde para você viver plenamente!

Fonte: Tycina Falcão, Nutricionista / Melina Almeida, Nutricionista.

*Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 36 da Revista Pague Menos Sempre Bem.