Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Tonalizante ou tinta: o que agride menos o cabelo?

O desejo de mudança no tom dos cabelos pode gerar dúvidas na hora de escolher entre tonalizante ou tinta, por isso, a importância de saber o que é, como funcionam e quais as principais diferenças de cada produto.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Tonalizante ou tinta: o que agride menos o cabelo?

Para definir o que é melhor para o cabelo, se é o tonalizante ou tinta, é preciso primeiro entender as diferenças entre os dois produtos e a função de cada um deles.

A maioria das pessoas não sabe o que é tonalizante ou tinta e as diferenças entre eles, gerando erros na hora da escolha. Assim, a composição química de um produto influencia nos resultados e sem um conhecimento prévio pode até impactar a saúde.

Por isso, entender as diferenças e suas funções ajuda na hora de decidir o que usar para colorir os cabelos. Vale salientar a importância de realizar testes de mechas e da pele para detectar possível alergia.

Neste post, você vai saber o que é um tonalizante e a tinta, além das funções e resultados de cada um. Continue lendo e veja o que é melhor para os seus cabelos, de acordo com a composição e objetivos!

O que é um tonalizante e qual a sua função?

Chamado de coloração semipermanente, o tonalizante age na camada externa dos fios, ou seja, não afeta o interior do cabelo. Não tem amônia e com baixo teor de água oxigenada, sua função principal é levar pigmentos de cor para a cutícula dos fios.

Embora sua duração não seja permanente, tem uma ação fixadora prolongada, mantendo a cor e o brilho dos cabelos por um bom tempo. Entretanto, à medida que os cabelos são lavados, gradativamente, o tonalizante vai se perdendo, precisando ser renovado.

O que é tinta e qual a sua função?

Já a tinta tem uma ação permanente, agindo de dentro para fora na camada interna da estrutura dos fios. Assim, sua duração é muito superior à do tonalizante, com fixação profunda, demorando mais tempo para a necessidade de retoque.

Apesar da composição de amônia e água oxigenada, as boas tintas, além de alterar a cor dos cabelos, contém ativos de restauração e fortalecimento dos fios. No geral, não danificam ou agridem o cabelo.

Quais as principais diferenças e resultados esperados para esses dois produtos?

A diferença mais acentuada entre esses dois produtos está na sua composição. Enquanto a tinta contém ingredientes que estimulam a abertura da fibra capilar para penetração e instalação dos pigmentos de cor, os tonalizantes são menos eficazes, nesse sentido.

Logo, a tinta tem o poder de descoloração, podendo clarear ou escurecer os fios, já o tonalizante somente fará o depósito de pigmentos na superfície dos cabelos. Por isso, a necessidade de retoques mais frequentes.

Como identificar a melhor opção?

A escolha entre tonalizante ou tinta vai depender dos seus objetivos, considerando a durabilidade que você deseja para a coloração. Por exemplo, em caso de uma quantidade grande de cabelos brancos ou desejo de mudança radical, a tinta é a melhor indicação.

Em contrapartida, se a ideia não for promover um efeito prolongado e os fios brancos não forem um problema, certamente, um tonalizante reavivará a cor natural dos fios. Se você tem intenção de mudar, mas ainda está em dúvida, o tonalizante será um paliativo até que você tenha a coragem de aplicar a tintura.

É importante, antes de aplicar qualquer produto químico nos cabelos, verificar se eles estão fortes o suficiente para receber uma coloração. Já que por mais superficial que seja o tonalizante, cabelos fracos e quebradiços podem piorar após o procedimento.

Assim, comparar os dois produtos com o que você tem em mente para os seus cabelos é a melhor forma de acertar na escolha. Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade.

Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta. Como ele não tem a missão de clarear ou escurecer os cabelos, é ideal para quem deseja apenas dar uma iluminada básica no contorno do rosto.

Se o seu cabelo nunca sofreu qualquer alteração ou recebeu uma ação química, o chamado cabelo “virgem”, pode ser mais resistente à tinta. Ainda assim, é fundamental realizar o teste de mecha para saber se a estrutura está forte o suficiente.

Portanto, toda ação tem uma reação, logo, não importa se você optará por tonalizante ou tinta, mas os cuidados com o uso de produtos químicos. Com maior, menor ou nenhuma adição de amônia e água oxigenada, é primordial cuidar para evitar que os cabelos sejam danificados.

Agora que você conhece as diferenças entre tonalizante e tinta, que tal aproveitar a visita na nossa página de beleza e encontrar dicas variadas sobre os cuidados que fazem bem para o corpo e para a alma? Acesse!