Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde bucal: cuidados para manter o sorriso bonito


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde bucal: cuidados para manter o sorriso bonito

Um sorriso bonito faz toda a diferença. Sorrir expressa felicidade, gratidão, amor e outras sensações muito positivas. Sorrir nos aproxima das pessoas e mostra quando gostamos de alguém. Por isso, não podemos ter vergonha de sorrir. No entanto, às vezes, por questões de estética ou de saúde, deixamos de realizar essa ação tão bonita. Os cuidados com a boca, dentes e gengivas são importantes para obtermos um sorriso bonito e, sobretudo, uma boa saúde bucal.

A boca é um órgão que, além da fala, é responsável também pela mastigação e respiração. Ela é a porta de entrada do corpo para a comida e o ar, mas também para diversas bactérias e fungos. Uma boa limpeza da boca e em seus componentes garante que boa parte destes microrganismos não chegue aos outros órgãos, deixando-os protegidos.

Além dos problemas mais conhecidos, como a cárie, a gengivite e o tártaro, o desequilíbrio da saúde bucal pode levar outras partes do corpo a desenvolverem doenças, como o coração e o pulmão. Como se prevenir destas enfermidades? Confira algumas dicas.

Escovação

A dica mais conhecida e também a mais importante. Escovar os dentes reduz consideravelmente o número de bactérias na boca, além de deixar os dentes limpos e proporcionar um bom hálito. O recomendado é escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, sempre com movimentos suaves.

Fio dental

Infelizmente, poucas pessoas utilizam o fio dental. Ele serve para retirar dos dentes os resíduos de comida que não saíram com a escovação e, por isso, são muito importantes. O fio dental garante uma limpeza e proteção da sua boca ainda maior, impedindo a proliferação de microrganismo e o mau hálito.

Limpeza da língua

A língua, quando mal higienizada, acumula uma grande variedade de bactérias que, além de deixá-la com aparência suja, causam o mau hálito. Portanto, ela merece tanta atenção quanto os dentes e as gengivas. Use a escova dental para a fazer a limpeza da língua.

Enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais com flúor são ótimos produtos para garantir uma limpeza e proteção ainda maior da boca. Além de eliminarem bactérias, eles também dão a sensação de frescor e garantem um bom hálito. Os enxaguantes protegem a boca de inflamações e da formação de cárie. No entanto, não substitua a escovação pelo uso deles – um complementa o outro.

Alimentação

Controle a ingestão de alimentos doces, ricos em açúcares. Essas comidas têm uma aderência maior à boca, portanto são mais difíceis de ser retirados dos dentes. Sempre que os consumir, faça a higienização bucal posteriormente.

Dentista

Todos esses cuidados são importantes para manter sua boca limpa e protegida diariamente, mas visitar um dentista é importante para uma averiguação melhor da saúde bucal. O especialista irá verificar se a higienização está sendo feita da maneira correta, além de identificar problemas que você não está vendo. Portanto, vá regularmente ao dentista.