Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Problemas para dormir

O que fazer para acabar com a insônia?


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Problemas para dormir

Depois de um longo dia de trabalho, estudos e outras atividades, dormir é a melhor solução para descansar o corpo e revigorar as energias. Porém, cresce o número de pessoas que sofrem com a insônia, transtorno caracterizado pela dificuldade em adormecer ou manter o sono.



Mas o que causa a insônia? Os motivos são vários e podem estar ou não relacionados a outros problemas de saúde mais graves. O estilo de vida agitado é um dos motivos que levam ao estresse, assim como transtornos mentais, sendo depressão e ansiedade alguns exemplos.



Se uma noite maldormida já causa irritabilidade e sonolência no dia seguinte, a longo prazo, os efeitos são ainda piores, podendo até desregular o organismo. Mas o que fazer para impedir essa situação? O Sempre Bem te dá algumas dicas.



Horários fixos
Estabeleça um horário para se deitar. Muitas vezes, a insônia está associada a uma prática inadequada como dormir muito tarde ou por poucas horas. Seja pontual na hora de descansar!



Ambiente tranquilo
Prepare o ambiente. Um local com presença de luz ou som pode afetar consideravelmente a produtividade do seu sono. Faça uso de cortinas, máscaras para os olhos e feche as portas para que seu quarto fique livre de qualquer barulho.



Desligue tudo
Atualmente, é muito comum o uso de aparelhos eletrônicos quando estamos deitados esperando o sono chegar. No entanto, os estímulos visuais e sonoros que recebemos desses dispositivos podem prolongar o tempo que levamos para dormir. Evite o uso de celulares, computadores e até da televisão quando for se deitar.



Alimentação
O que você ingere antes de dormir também conta bastante para a qualidade do seu sono. Produtos como cafés, chás e refrigerantes à base de cola contêm cafeína, um estimulante que potencializa nosso estado de alerta. Apesar de ótimos durante o dia, esses alimentos podem impedir que o sono chegue mais rápido, então evite-os no período noturno.



Essas dicas são universais, mas, se o seu caso for grave consulte um médico. Sua insônia pode estar relacionada a outros fatores e uma consulta dará um direcionamento mais adequado.