Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Memória em dia: melhore a capacidade de lembrar das coisas


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Memória em dia: melhore a capacidade de lembrar das coisas

As memórias têm uma importância muito grande em nossas vidas. Todas as situações que passamos, comidas que experimentamos e emoções que sentimos ficam guardadas. Acessamos nossas lembranças diariamente e em diferentes momentos. Às vezes, a memória que passa pela nossa mente tem muito a ver com o que estamos vivenciando, às vezes ela não tem nenhuma ligação direta com o contexto em que estamos.

Além disso, a memória é muito útil para a nossa rotina. Ela nos lembra de procedimentos, cálculos, números, nomes, endereços e muitas coisas que precisamos no cotidiano. Lembrar de algo quase instantaneamente é muito mais prático do que conferir uma informação no celular, no computador ou com outra pessoa. 

Portanto, preservá-la é de suma importância, e o seu cuidado está muito relacionado ao bem-estar do corpo e da mente. É impossível se lembrar de tudo, mas existem algumas coisas que você pode fazer para facilitar seu acesso à memória. 

Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você otimizar a sua memória no dia a dia.

Atividades mentais

Se pensarmos no cérebro como um músculo que precisa ser exercitado para se manter forte, precisamos fazer atividades que estimulem o bom funcionamento desse órgão. As tarefas que exigem o esforço da memória ajudam no desenvolvimento cognitivo do cérebro e elas podem ser realizadas a qualquer momento do dia. Alguns exemplos são as palavras-cruzadas, os jogos de memória e até o aprendizado de uma nova língua.

Trabalhos manuais

Seu cérebro precisa ser estimulado, mas as suas mãos também podem ajudar a desenvolver as habilidades de assimilação da mente. Portanto, fazer bordados, pinturas, cozinhar, tocar instrumentos e até escrever textos são ótimas técnicas para quem quer melhorar a memória.

Exercícios físicos

Sim, o corpo inteiro também pode se mexer quando o assunto é melhorar a memória. Estudos indicam que a prática regular de atividades físicas aumenta o fluxo sanguíneo para o corpo todo, incluindo o cérebro. Quando este órgão está bem irrigado, os neurônios trabalham melhor e conseguem reter mais informações. Portanto, exercite-se!

Alimentação

Existem alimentos e substâncias encontradas na natureza que previnem o esquecimento e ajudam a mente a gravar informações. As comidas ricas em ômega 3 são as mais conhecidas, como o salmão, o atum e o bacalhau. Mas, também há outras que você pode consumir e te ajudarão a conseguir esse resultado, como feijão, fígado, nozes, castanha-de-caju e grãos integrais.

Lazer

A mente também precisa descansar para que possa funcionar melhor quando necessário. Por isso, invista em momentos de lazer fazendo atividades que você gosta. Ler um livro, ver um filme, sair com seus amigos, frequentar seu local favorito ou apenas relaxar em casa são exemplos de práticas que trarão bem-estar para o seu corpo e, portanto, para a sua cabeça.

Confira abaixo a dica do neurologista Raul Feitosa sobre o assunto, exibida no Programa Sempre Bem.