Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Conheça os tipos de máscara para proteção contra COVID-19

Usadas da forma correta, as máscaras podem reduzir, aproximadamente, 70% o risco de contaminação pelo coronavirus


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Conheça os tipos de máscara para proteção contra COVID-19

Por: Criz Campos



Mesmo depois de um pouco mais de um ano de pandemia, ainda há dúvidas sobre como se proteger corretamente, por conta disso é normal se questionar qual o tipo de máscara ideal para o uso diário.

Item obrigatório desde que o coronavírus começou a circular, as máscaras são o meio mais comum de prevenir a infecção pela covid-19, tendo um papel fundamental no controle da pandemia. 

Elas protegem quem usa, enquanto resguardam aqueles que estão por perto de alguém infectado, por isso, são de uso individual e não devem ser compartilhadas. 

Neste artigo separamos os melhores tipos e quais os cuidados você deve ter com elas. Continue a leitura!

A importância da máscara

Seja para atividades diárias, como idas ao mercado, ou para o dia a dia de trabalho, é indispensável ter segurança para não correr riscos de contrair o coronavírus. 

Com o uso de máscaras, você consegue se prevenir e, ainda, colabora para o bem comum, pois ela retém fluidos e partículas que são responsáveis pela transmissão da doença, que se dissemina pelo ar. Ou seja, a máscara atua como uma contenção do vírus.

Dessa forma, ela bloqueia a entrada em nosso sistema respiratório, diminuindo a carga viral, a qual somos expostos. Portanto, as máscaras devem ser usadas sempre que se estiver em local público ou em contato com outras pessoas.

As máscaras de proteção contra o Covid-19 devem:

Além dessas especificações, cada tipo e modelo de máscara tem suas peculiaridades. Entenda a seguir!

Tipos de máscaras

Variando entre as de tecido até as de uso profissional da área da saúde, as máscaras podem ser encontradas em diversos tipos, abaixo listamos os principais e melhores tipos para se utilizar.

N95 e PFF2

Sendo as mais indicadas para uma proteção eficaz, esses dois tipos conseguem filtrar até 95% das partículas. No momento de escolha, é importante optar por modelos que não tenham válvulas externas, pois isso pode prejudicar o desempenho.

Também vale ressaltar, que o modelo KN95 pode gerar confusão, porém ele não tem um bom índice de proteção e não é recomendado pela Anvisa. As máscaras N95 e PFF2 podem ser utilizadas mais de uma vez, dependendo da indicação do fabricante, ou seja, não são descartáveis.

Assim, são indicadas em locais com maior aglomeração como transportes públicos, clínicas e hospitais. Contudo, é imprescindível que entre uma utilização e outra, haja um período de 3 a 7 dias, em que o item deve ficar exposto ao ar livre para secar.

É recomendado que ao apresentar desgaste, rasgo ou furo, o produto seja descartado, pois nesses casos ele não cumpre o seu papel de proteção.

Máscaras cirúrgicas (descartáveis)

Esse modelo é de uso descartável, sendo indicado para procedimentos dentro de ambientes hospitalares ou demais processos médicos, com uso máximo em torno de quatro horas. Ela tem uma eficácia maior que as de tecido e consegue reter as partículas presentes no lado interno.

Feita no formato retangular, se adapta a diferentes tipos de rostos e na maioria das vezes, vem acompanhada de um clipe nasal para um melhor ajuste. Como ponto de atenção, é bom lembrar que esse produto não deve ser lavado e nem reutilizado.

Máscaras esportivas

Indicada para a prática de atividade física, tem formato anatômico e alça regulável. Dessa maneira, ela garante conforto e resistência. 

Máscaras de tecidos

Sendo as mais populares e utilizadas desde o início da pandemia, essas máscaras são produzidas artesanalmente e tem suas ressalvas. São indicadas em locais fechados ou abertos, como mercados, farmácias e padarias, locais sem muita aglomeração.

Como são produzidas, muitas vezes, em casa elas podem não ter a eficiência necessária no combate ao vírus. Isso irá depender do tipo de tecido e quantas camadas são utilizadas na confecção. Por isso, devem seguir a seguinte estrutura:

Ainda, seu uso é indicado por no máximo duas horas, sendo necessário a troca dela após esse período.

Microfibra

Com modelagem anatômica, não tem costura, o que garante um maior conforto. Além disso, há outros tecidos indicados para a produção desse tipo de máscara, como o TNT, algodão e tricoline, já que tem a resistência maior quanto ao tempo de uso. 

A máscara de tecido é suficiente?

Essa resposta pode variar. Para casos de pessoas que não estão contaminadas pelo vírus ou qualquer outro tipo de gripe, por exemplo, e que não frequentam lugares com altos índices de contaminação, elas podem ser suficientes.

Entretanto, em casos de profissionais da saúde ou pessoas que estão contaminadas, elas não são indicadas prioritariamente, pois atuam apenas na contenção da disseminação e tem uma baixa eficiência na retenção de partículas. 

Ou seja, se puder, opte pelos modelos N95 e PFF2, já que são os considerados mais seguros. Em seguida, vêm as máscaras cirúrgicas e por último, as de pano. 

Higienização de máscaras reutilizáveis

Para fazer a limpeza de modo eficaz, é preciso deixá-las de “molho” por, aproximadamente, 20 minutos com um pouco de água sanitária diluída. Depois de seca, é recomendado passá-las com o ferro bem quente.

Se cuide

Independente da máscara escolhida é importante ter os cuidados recomendados pelos especialistas da área da saúde. Em casos de máscaras cirúrgicas, jamais utilizá-las mais de uma vez, pois ela não terá eficiência.

no caso das feitas de tecidos, é importante não repetir o uso por duas vezes seguidas. Por último, as que têm o maior índice de proteção, N95 e PFF2, podem ser reutilizadas, mas devem ficar em local arejado e seguir a orientação dos fabricantes.

A Farmácia Pague Menos, comercializa as máscaras indicadas neste artigo e também oferece os testes para a Covid-19. São disponibilizados 4 tipos, que podem ser feitos desde crianças até adultos, podendo ser agendados de forma fácil e rápida pelo site. Para saber mais, basta clicar neste link!