Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Vegetarianos x Veganos

Descubra a diferença entre os dois


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Vegetarianos x Veganos

Comer carne em praticamente todas as refeições do dia é algo muito comum entre os brasileiros. Há quem diga que o consumo excessivo de carne é prejudicial ao nosso corpo, mas e não consumir carne alguma, será que pode? Pode sim! Essa é a realidade das pessoas que se tornaram vegetarianas ou veganas. O número de pessoas que aderiram a esse estilo de vida só cresce, seja por gosto, seja por amor aos animais ou por questões religiosas.

Restaurantes, padarias e até lanchonetes estão se adaptando para conseguir agradar a todos os gostos, até celebridades fazem campanhas para que o consumo da carne diminua. Mas você sabe a diferença entre vegetarianos e veganos? Não? O Sempre Bem te responde agora!

Vegetarianos
O vegetarianismo é bem popular atualmente e fácil de entender. As pessoas que aderiram a esse estilo de vida não consomem nenhum tipo de carne. Nem mesmo frutos do mar - tal como camarões, ostras e peixes - entram no menu. A maior parte da dieta dos vegetarianos é composta por alimentos de origem vegetal. Mas não se engane, eles também comem muito e muito bem!
Existem vários tipos de vegetarianos, os que tem o regime mais restrito optam por, além de não comer carne, não consumir também nenhum alimento de origem animal, como ovos, leite e qualquer um de seus derivados. E é aí que as pessoas começam a confundir os vegetarianos com os veganos. Vamos te esclarecer agora a diferença.

Veganos
Todos os veganos têm uma dieta livre de carnes e de qualquer alimento de origem animal e, além disso, eles vivem um estilo de vida no veganismo. Nada que explore (de qualquer forma) um animal, pode ser consumido por eles. Isso vale para tudo! Uma peça de roupa feita de lã ou um travesseiro de plumas de gansos não podem ser adquiridos pelos veganos, por exemplo.
O veganismo é muito mais que uma dieta, eles prezam pelo bem-estar animal de todas as formas, é uma questão ética. O número de veganos também vem crescendo no mundo, e junto com eles, várias opções de alimentação. Carnes de soja, leites e queijos vegetais, estão aparecendo em vários supermercados.

Mas vale lembrar que qualquer mudança de alimentação deve ser feita com a ajuda e supervisão de um nutricionista, já que a exclusão de alimentos da dieta pode causar deficiência de vitaminas e, em alguns casos, é necessário suplementar.