Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como o cigarro aumenta o risco de infecção por COVID-19

Cigarro o vilão das doenças respiratórias


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como o cigarro aumenta o risco de infecção por COVID-19

Por: Criz Campos

Fumar é um vício muito prejudicial à saúde. Em uma única tragada há diversas substâncias tóxicas que podem causar sérias doenças e com o novo coronavírus não é diferente.

O cigarro faz mal para qualquer doença respiratória. Quem fuma tem mais dificuldade de eliminar um vírus do sistema respiratório do que uma pessoa não fumante. "O tabaco diminui o movimento dos cílios da mucosa da via aérea e isso faz com que acumule partículas de poeira, secreções respiratórias e de vírus, dificultando as defesas do organismo", explica o Dr. Igor Thiago Queiroz, infectologista, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Cigarros eletrônicos

O alerta vale para narguilé e dispositivos eletrônicos também. "Os equipamentos têm as mesmas características de diminuir a imunidade da via aérea, além de facilitar a contaminação por causa do compartilhamento do objeto, o que facilita a transmissão do vírus entre as pessoas", destaca o infectologista

Covid-19 X Ex-fumantes

No caso de ex-fumantes, os riscos dependem da condição do tempo e da quantidade que a pessoa fumou. Quanto maior o tempo e a quantidade de cigarro fumado, maiores as alterações estruturais no pulmão, facilitando o desenvolvimento da Covid e suas complicações.

Fumante ativo X passivo

O fumante passivo também é considerado do grupo de risco para Covid-19. A fumaça é a mesma, a diferença está na intensidade.

Quem não fuma, mas mora ou convive com fumantes ativos, também sofre agressões pulmonares porque respira as mesmas substâncias tóxicas do tabaco, que se espalha no ar e pode prejudicar gradativamente sua capacidade respiratória

"Quem é fumante ativo inala mais substâncias tóxicas e tem mais probabilidade de desenvolver a forma grave da doença, em relação ao fumante passivo", pontua o médico.

Clinic Farma

O consultório farmacêutico Clinic Farma é um dos locais onde você pode buscar ajuda para parar de fumar. O serviço farmacêutica das Farmácias Pague Menos oferece todo um cronograma de acompanhamento para quem quer abandonar o cigarro. O atendimento é totalmente personalizado e leva em consideração a quantidade de cigarros fumados por dia, entre outras informações importantes. No Clinic Farma você também pode fazer o seu teste de COVID. Procure um consultório perto de você.

Fonte: Igor Thiago Queiroz, infectologista