Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como manter a saúde em dia na terceira idade

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, veja dicas imperdíveis para o seu bem-estar!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como manter a saúde em dia na terceira idade

Com a expectativa de vida aumentando exponencialmente nos países mais desenvolvidos graças aos avanços na medicina e na qualidade de vida, pensar e estimular uma “velhice” saudável se tornou interesse de todos. Comemorado nacionalmente no dia 27 de setembro, o Dia Nacional do Idoso é uma data especial para relembrarmos a importância e as contribuições desses sábios para a sociedade – e uma ótima oportunidade para pôr em pauta questões relacionadas ao seu bem-estar. Por isso, hoje traremos dicas valiosas para os idosos aproveitarem a melhor idade ao máximo (e que também são grandes conselhos para os jovens terem uma terceira idade incrível). Vamos lá?


1. Diga adeus aos vícios


Claro que você deve evitá-los por toda a vida, mas, se você ainda consome álcool e tabaco com frequência, é hora de repensar esses hábitos. O tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas provocam sérios danos às células saudáveis do corpo, sendo portas de entrada para doenças sérias, como hipertensão e diabetes, e para problemas neurológicos e respiratórios.

2. Pratique exercícios físicos


Não fique parado! Exercícios aeróbicos, como a caminhada, ajudarão a fortalecer os músculos. Para quem quer algo mais agitado, a natação, a corrida, a hidroginástica e a dança são boas escolhas. Porém, é preciso ter cuidado: para cada indivíduo e fase da terceira idade, há atividades mais indicadas, e é importante consultar um médico e ter orientação de um profissional da educação física para não causar danos ao corpo. Para idosos com mais de 90 anos ou dificuldades na mobilidade, percorrer os cômodos da casa algumas vezes por dia já ajuda bastante. Atividades em grupo são ótimas para promover novas amizades.

3. Exercite a mente


Não é só a parte externa do corpo que merece atenção. Atividades como leitura, palavras cruzadas e outros jogos são essenciais para estimular a mente e mantê-la ativa. Após os 60, ainda há um longo caminho para percorrer, e ele deve, sim, ser cheio de desejos criativos. Existem cursos específicos de informática e idiomas para idosos, por exemplo, que incentivam não só o cérebro mas também a interação social com outros idosos, que podem ter histórias, vontades e sentimentos parecidos com o seu.

4. Dieta saudável = vida saudável


Na terceira idade, mais do que nunca, comer bem é viver bem. Nessa fase, é importante priorizar alimentos de fácil digestão e mastigação, de preferência integrais, que contêm mais fibras. Também é hora de tomar mais cuidado com exageros no sal ou açúcar – ainda que você não precise evitá-los, consuma com moderação. Lembrando que, como cada organismo funciona de uma maneira diferente, é necessária uma consulta clínica para definir a melhor dieta para você.

5. Vá ao médico regularmente


Especialmente para controlar doenças degenerativas, mas também para prevenir patologias e acompanhar como anda seu metabolismo, é importante ir a médicos especializados frequentemente, mesmo que não haja sintomas de nenhuma doença. É importante focar na prevenção e no controle de taxas, além de praticar o autocuidado, como no caso do autoexame.

Ainda tem dúvidas? O Clinic Farma te ajuda.


Presente em mais de 800 lojas da Pague Menos no Brasil, o Clinic Farma é um serviço de atenção farmacêutica pioneiro no país. Funciona assim: em cada loja participante, há uma sala privativa especial para receber você e um farmacêutico pronto para ajudá-lo em questões como controle do colesterol e do peso, combate ao tabagismo, autocuidado, checagem da pressão arterial e da glicemia, entre outros. Também é possível emitir um cartão de acompanhamento para levar ao seu médico.
Segundo a coordenadora técnica farmacêutica da rede, Cristiane Feijó, o serviço busca auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e também no trabalho de médicos e outros profissionais da saúde. "O farmacêutico é capacitado para orientar e conscientizar o paciente para um correto controle das patologias. E, por ser um profissional de mais fácil acesso, pode realizar um acompanhamento de frequência diária, semanal ou até mensal, auxiliando na qualidade de vida dos clientes", explica Cristiane.
Para maiores informações, é só procurar a Pague Menos mais próxima de você.