Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Técnica Pomodoro: gerencie o tempo e melhore a produtividade

Criado nos anos 1980, a Técnica Pomodoro estimula a produtividade através da gestão do tempo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Técnica Pomodoro: gerencie o tempo e melhore a produtividade

Por: Ladinne Campi

Whatsapp, Instagram, Twitter, Facebook... Pequenas distrações que comprometem a produtividade de muita gente. Mas não para por aí: transtornos psiquiátricos como a ansiedade, tão presente no Brasil - segundo a OMS, somos o país mais ansioso do mundo - resultam na falta de concentração.

Visando a otimização do tempo e a melhor performance nas atividades diárias, o italiano Francesco Cirillo criou a Técnica Pomodoro, que consiste em alternar períodos de intensa produtividade e descanso.

De acordo com o criador, o tempo ideal para esses blocos é de 25 minutos. Dessa forma, é possível executar tarefas com mais agilidade e foco. A ideia é se dedicar 100%, evitando distrações. Em seguida, é recomendado tirar um momento para relaxar.

O melhor é que a técnica exige pouquíssimo para ser executada. Um cronômetro e uma lista de tarefas são suficientes, de forma que os aparatos tecnológicos não são necessários. Mas, para os conectados de plantão, existem sites e aplicativos que ajudam a botar o Pomodoro em prática.

O primeiro passo é ter em mente quais são as atividades a serem executadas durante o dia. Com o cronômetro ajustado, é hora de se dedicar sem distrações e, ao final desse período, dar uma pausa de, pelo menos 5 minutos, se possível, com caminhada ou alongamento.

Ao final de quatro Pomodoros, recomenda-se uma pausa mais longa, com cerca de 30 minutos. Pronto! É hora de começar outro ciclo!

Se pra você pareceu fácil, é bom ter em mente que a Técnica Pomodoro é bastante rígida. Recomenda-se que o período de 25 minutos deve ser respeitado firmemente. Caso um motivo urgente comprometa a atenção, você deve cancelar o Pomodoro e começar outro.

Mas, se 25 minutos não forem suficientes para executar uma atividade que exige concentração e não pode ser interrompida, a dica é adaptar a técnica ao seu estilo de vida. Afinal, o que vale mesmo é usar o Pomodoro ao seu favor, levando em consideração sua necessidade e estilo de vida.

Fonte: Francesco Cirillo (criador da técnica) e OMS (Organização Mundial de Saúde).