Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico

A artista compartilhou detalhes sobre a vida pessoal e profissional, cuidados com a saúde e dicas de beleza no primeiro episódio do podcast da Pague Menos.


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico

Quem é Solange Almeida?

Cantora, compositora e empresária, Solange nasceu em Salvador (Bahia) e atualmente vive em Fortaleza (Ceará). Começou a se interessar por música aos 5 anos de idade, principalmente por influência do seu tio.

“Ele ia para casa com o violão e me colocava para cantar Alceu Valença, Clara Nunes, Guilherme Arantes, Roberto Carlos, entre outros cantores”, conta Solange. 

Aos poucos, foi se apaixonando pelo universo da música. Ainda muito jovem, com 12 anos, começou a cantar profissionalmente em uma banda que tocava vários estilos musicais: “me deu uma bagagem musical e um gosto bem eclético para a música.” 

Forró: o estilo que a consagrou nacionalmente

Solange conta que o ritmo surgiu em sua vida em 1992, quando começou o movimento do forró eletrônico. Imediatamente, ela se identificou e começou a cantar. Em 1999, quando ela estava grávida, foi convidada para participar de uma banda de forró em Pernambuco e ali se apaixonou pelo estilo, no qual continua há mais de 20 anos. 

A cantora fez um verdadeiro tour pelo nordeste, passando pela Paraíba, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte até chegar no Ceará. Solange afirma que sempre foi muito bem acolhida por todos os estados que passou: “eu tenho muito orgulho de ser nordestina, de saber que a gente carrega tanto amor no coração”.

Aviões do Forró

Questionada pela apresentadora Bruna Thedy sobre o processo de ingressar na famosa banda, Solange revelou que: “o Aviões surgiu na minha vida em uma época que eu já estava completamente sem querer mais encarar o palco”. Isso aconteceu por conta do preconceito que ela sofreu por estar acima do peso. 

Solange entrou na banda Aviões do Forró quando ainda estava sendo idealizada. A artista relata que, naquele momento, já tinha desistido de cantar por ter sofrido muito preconceito. O convite veio de forma inesperada, com um dos donos da banda dizendo: “Está pronta para o sucesso? Eu quero você do jeito que você é”. A parceria durou 14 anos e a banda se tornou um grande sucesso nacionalmente.

Indicação ao Grammy Latino

Durante a entrevista, Solange contou sobre um grande momento de sua carreira solo: quando ela foi indicada ao Grammy Latino. “Foi um trabalho bonito de se ver, pena que não foi tão prestigiado”, afirma.

A indicação ocorreu logo após ela sair da banda Aviões do Forró. Solange reuniu vários artistas no seu DVD e mostrou seu talento em uma grande mistura de ritmos: “eu queria fugir um pouco do forró e mostrar as minhas outras possibilidades”.

O álbum contou com a participação de Anitta, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, padre Fábio de Melo, Tiago Iorc, entre outros. “Quando o trabalho foi indicado ao Grammy, eu disse: caramba, então a coisa foi boa. Fui para Las Vegas, infelizmente não trouxe o Grammy Latino para cá, mas fiquei feliz de ter sido a primeira cantora de forró a ser indicada. Foi uma alegria sem tamanho”, comenta Solange, emocionada. 

Gordofobia 

Em um dos momentos mais impactantes do podcast, Solange compartilhou alguns episódios de gordofobia que sofreu. 

“Sofri vários preconceitos, da banda só querer que eu gravasse o CD, e eu não podia aparecer. Era só a voz da Solange que as pessoas queriam, as pessoas não queriam a Solange no palco. As pessoas não queriam associar a voz àquela mulher que estava acima do peso”, relata. 

A artista também comentou que sofria ataques com vários termos pejorativos enquanto estava no palco cantando. As ofensas ocorriam cara a cara, pois a internet não tinha tanta força naquela época. As pessoas reconheciam e gostavam da voz de Solange, mas não sabiam como ela era fisicamente.

“As pessoas olhavam para mim e diziam: poxa ela canta bem, mas ela é feia, ela é gorda, ela é obesa… Ai meu deus, que mulher horrorosa. Então, eu ouvia muita coisa”. Solange ainda complementa que, depois que emagreceu, passou a ser dois extremos. As pessoas diziam que ela estava com anorexia, bulimia, câncer, entre outras doenças. “Foi muito difícil”, complementa a cantora.

Saúde

Desde que estreou, em outubro de 2022, o diferencial do PodSempre é abordar a saúde dos famosos. Solange Almeida falou tudo sobre o assunto, inclusive da cirurgia bariátrica e da superação do vício em cigarro eletrônico. Quer saber mais? Continua lendo!

Cirurgia Bariátrica

A cantora revela que fez a cirurgia bariátrica por necessidade de saúde, pois apresentava diversas condições, como: esteatose hepática (gordura no fígado), inflamação nas articulações, hipertensão, colesterol alto, pré-diabetes, entre outros.

Solange passou por todo acompanhamento médico necessário até realizar a cirurgia bariátrica, aos 33 anos. “As pessoas acham que é só dizer que vai fazer a redução, mas não é. Tive que passar por um processo de adaptação, tive que perder um pouco de peso antes, tive que fazer uma série de exames e várias sessões com a psicóloga para saber se eu estava apta a realizar a cirurgia”. 

Ela ainda comentou que, caso não realizasse a cirurgia, iria precisar de um transplante de fígado dentro de dois anos. “Foi a melhor decisão que eu tomei em toda a minha vida”, pontua Solange. 

Bruna Thedy também perguntou sobre o pós-operatório, já que é um processo tão importante quanto a cirurgia em si. “Eu mudei de um modo que eu emagreci muito além do que eu precisava. Durante a cirurgia, eu precisava perder 40, 50 quilos. E eu perdi 70 quilos. Fiquei muito magra e tive que fazer uma dieta de engorda”, revelou Solange Almeida. 

Cigarro Eletrônico

Solange conta que recentemente sofreu com um problema grave de saúde, devido ao uso do cigarro eletrônico. De acordo com a cantora, ela ficou com uma sequela nas cordas vocais. 

“Eu comecei a usar o cigarro eletrônico em 2020, usei uns 9 meses mais ou menos, e me fez muito mal. Fiquei dependente do cigarro eletrônico e vieram coisas ruins na minha vida. A ansiedade, o pânico, a perda da voz. Eu não conseguia respirar. Descobri que estava com um foco de vidro no pulmão.” 

Aparentemente inocente, o cigarro eletrônico se tornou um verdadeiro vício em sua vida. E foi com a ajuda de sua filha, que Solange percebeu que precisava largar o uso do aparelho.

“Até hoje, eu ainda faço fonoterapia, sou acompanhada por um fonoaudiólogo e otorrino. Periodicamente, eu faço exame. Faço uma série de coisas para que minha voz volte a ser o que era. É bem difícil, e isso tudo por causa do uso do cigarro eletrônico.”

Após esse episódio, Solange Almeida passou a utilizar sua influência para criticar o uso dos cigarros eletrônicos e conscientizar a população sobre os riscos que esse hábito traz para a saúde. 

Saiba mais sobre o risco do cigarro eletrônico para a saúde clicando aqui.

Beleza

Aos 48 anos, Solange comentou que está vivendo um momento de plenitude muito grande como mulher, e que não vê a necessidade de aparecer usando filtros. Além disso, busca sempre mostrar a realidade para os seus seguidores.

A cantora fala que começou a perceber as rugas chegando, e por conta do emagrecimento, acabou ficando com algumas peles e flacidez. “Então, claro que eu tento melhorar sim. Estou sempre na dermatologista, sempre que aparece um aparelho novo eu estou fazendo”, confessa Solange.

A artista diz que ama fazer skincare e conta o que não falta na sua necessáire:

  1. Filtro solar para o rosto;
  2. Protetor labial;
  3. Álcool em gel.

Assista ao episódio completo