Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ler e seus benefícios: saiba a importância da leitura


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Ler e seus benefícios: saiba a importância da leitura

Até dezembro de 2017, o Brasil contava com cerca de 11,8 milhões de analfabetos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As taxas são significativas em pessoas com mais de 60 anos, negros e pardos e denotam um quadro histórico de falhas no acesso à educação.

Saber ler é imprescindível por uma série de fatores. Ler nos ajuda a obter informações e mais conhecimento, nos insere no mercado de trabalho e no meio social. A prática da leitura traz uma série de benefícios importantes em qualquer fase da vida e cultivá-la é necessário. Abaixo, confira algumas vantagens que você adquire quando se dispõe a ler.

Melhora a escrita

Quando lemos, temos contato com diferentes estilos de escrita e isso é importante para o desenvolvimento dessa habilidade. Ler melhora nossa gramática, a forma como usamos as palavras e como construímos textos.

Interpretação textual

Ler é um ato de interpretação. Ao lermos, temos contato com informações, dados, nomes, descrições e estatísticas que precisam ser assimiladas. Portanto, a leitura estimular o cérebro a trabalhar e interpretar informações, das simples às mais complexas. À medida que você praticar esse hábito, conseguirá compreender textos objetivos, como notícias, até leituras mais complicadas, como poemas.

Pensamento crítico

Não importa o que seja lido, a informação absorvida sempre virá de uma pessoa com opiniões e convicções próprias. Quanto mais você ler, mais contato com culturas e pensamentos diferentes terá e isso é algo positivo. Isso te dará a capacidade de assimilar e compreender pontos de vista diferentes, estimulando seu pensamento crítico e suas habilidades de argumentação.

Lazer

Sim, ler também te ajuda a relaxar, a se divertir e pode ser um hábito muito prazeroso! Diferentes leituras te permitem descobrir novos lugares, comidas, esportes, músicas, filmes e muitas outras coisas. Além disso, é comprovado que ler ajuda o cérebro a relaxar. Portanto, depois de um dia estressante, separe aquele livro que você mais gosta e fique com ele um pouquinho antes de dormir.

Gostou dessas dicas? Então selecione as leituras que mais te dão prazer e cultive esse ótimo hábito.