Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como congelar?

Desmistificando o congelamento de refeições caseiras


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como congelar?

Uma das grandes dificuldades de quem mora sem os pais, seja sozinho, seja com irmãos ou até com amigos, é a hora das refeições. Falta de tempo, de prática ou de conhecimento acabam atrapalhando o preparo e fazendo com que muitos comam fora de casa. Para acabar de vez com esse contratempo e você não ter mais desculpas para não preparar aquela comidinha caseira, aqui vão dicas maravilhosas de como congelar suas refeições.

Cuidado com a validade
Etiquetas de papel ou até mesmo os saquinhos com espaço para validade serão de grande utilidade para que você possa ter controle sobre a qualidade dos seus alimentos e garantir sua saúde. Após o preparo, certifique-se logo de que a sua refeição já está devidamente etiquetada, lembrando que cada alimento tem seu prazo de validade. Por exemplo, pães e sobremesas são válidos de 1 a 8 meses, dependendo da forma de preparo; frutas e vegetais variam entre 2 e 12 meses.
Mas atenção! Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata.

Capacidade do freezer
Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer. Não é recomendado que você encha todo o seu congelador, pois isso pode atrapalhar o congelamento da sua comida, interferindo na qualidade. O ideal é que você utilize apenas 2/3 da capacidade do freezer.
É importante, porém, dispor cada pote bem pertinho um do outro, já que, em caso de falta de energia, eles mantém a temperatura por mais tempo.

Descongelar e “recongelar” não é legal
É muito comum de vermos isto acontecer: colocar porções bem grandes para congelar e, quando vai utilizar, descongelar tudo para depois “recongelar” a porção que não foi utilizada. Esqueça! Assim você irá comprometer a qualidade do alimento. O mais indicado é cozinhar a refeição, separar pequenas porções, da quantidade que você costuma comer, e, assim, congelá-las.
Lembrando que a maneira correta de descongelar os alimentos para consumo é deixá-los voltar para a temperatura natural na GELADEIRA, e não em ambiente externo.

“Branqueamento” irá te ajudar
O branqueamento é uma técnica gastronômica superútil para congelar alimentos. O processo é basicamente este: pré-cozer o alimento (legumes, vegetais, folhas, carnes e até ossos) em uma panela com água bem quente; ao voltar a ferver, conte 2 ou 3 minutos e, com o auxílio de um garfo, retire-o (cozido, mas ainda “durinho”); despeje-o em uma vasilha com água gelada (você pode até colocar umas pedrinhas de gelo) por alguns instantes, retire, deixe secar bem e é só armazenar.

Livre-se de todo o ar
É em contato com o ar que as bactérias começam a se proliferar nos alimentos. Para garantir a qualidade do ingrediente, retire todo o ar. Para isso, não é necessário que você tenha aquelas máquinas caríssimas que embalam a vácuo. Com o auxílio de um canudinho, puxe o ar de dentro do saquinho e pronto!

Mantenha o freezer limpinho
Se você for utilizar com muita frequência o seu freezer, o indicado é limpar a cada 3 meses. Caso contrário, esse tempo pode ser estendido para 6 meses.

Pronto! Agora você já pode garantir as refeições da semana inteira – ou, quem sabe, até do mês – sem muito trabalho ou perda de tempo. Fique de olho nas dicas e aproveite!