Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Acne e estresse: o que fazer para reduzir os danos?


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Acne e estresse: o que fazer para reduzir os danos?

A acne, pesadelo da puberdade, pode ter efeitos que também persistem na vida adulta. Geralmente associada a problemas hormonais, a origem das espinhas também pode ter conexão com as mudanças cotidianas de humor, você sabia? É isso mesmo. O estresse é uma das causas possíveis da acne.

Estudos indicam que, quando o corpo se encontra em estado de estresse, libera uma substância conhecida como cortisol. Esta estimula a produção de hormônios androgênios e de óleo pelas glândulas sebáceas. Quanto mais estresse, maior a probabilidade de você ter erupções cutâneas.

Mas o que você pode fazer para reduzir o surgimento das espinhas e seus danos?

Cuide da sua pele

Uma das dicas mais simples e importantes quando tratamos de acne é a seguinte: não mexa nas espinhas. A sujeira presente nas mãos pode infectar uma área que já possui uma quantidade significativa de bactérias. Portanto, evite. Tocar nas erupções e espremê-las também causa lesões de difícil cicatrização e que podem deixar marcas na pele.

Faça uso de produtos específicos para o seu tipo de pele. Lavar o rosto duas vezes por dia ajuda a mantê-lo livre dos óleos liberados pelas glândulas sebáceas. Além disso, hidratação e esfoliação são sempre bem-vindas, com moderação.

Falando de produtos, um que deve ser sempre usado é o protetor solar. Vivemos um país onde a incidência dos raios solares é bastante intensa e pode potencializar os efeitos da acne na pele. A luz do sol agrava as marcas já existentes na pele e estimula a produção das glândulas sebáceas. Por isso, sempre que for sair durante o dia, aplique protetor solar.

Cuide do seu corpo

Apesar de não parecer diretamente ligada aos cuidados com a pele, uma alimentação balanceada pode ter efeitos positivos no equilíbrio dos hormônios do corpo. Opte por alimentos ricos em fibras e vitaminas e evite comidas muito gordurosas; estas, além de influenciarem para o aumento da oleosidade, podem inflamar erupções e lesões da pele.

A prática de exercícios físicos também pode ajudar na regulação dos níveis hormonais do corpo, mantendo o organismo equilibrado e saudável. Além disso, fazer atividades físicas reduz o estresse e o cansaço mental.

Cuide da sua mente

Para reduzir os níveis de estresse acumulados na atarefada rotina diária, você pode buscar alternativas que ajudem o seu corpo e a sua mente a desopilarem. Além dos exercícios, procure fazer algum esporte ou outra atividade física que goste, como a dança.

Programas leves podem parecer simples, mas ajudam bastante quando estamos com a cabeça cheia de preocupações. Bote em dia aquela leitura que você parou por causa dos compromissos ou simplesmente separe algumas horas do dia para relaxar no sofá e assistir a algum filme.

E lembre-se sempre de procurar um dermatologista ou outro especialista quando precisar de tratamentos mais complexos para a sua pele.