Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pincéis de Maquiagem: para que serve cada tipo?

Para fazer uma make perfeita os pincéis de maquiagem são imprescindíveis, por isso é importante conhecer cada tipo.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pincéis de Maquiagem: para que serve cada tipo?

Uma boa maquiagem – simples ou elaborada – é sempre bem-vinda quando precisamos ir a alguma festa, aniversário ou até a compromissos do trabalho. Na hora da make, algumas pessoas preferem aplicar os produtos com os próprios dedos, já outras não dispensam o uso dos pincéis de maquiagem.

A verdade é que não existe uma regra para se maquiar, o ideal é que você se sinta segura ao fazê-la. Entretanto, os maquiadores são unânimes quando dizem que o uso do pincel garante à maquiagem um acabamento mais preciso e natural.

Existe no mercado uma enorme variedade de pincéis de maquiagem, cada um com sua função específica. E para você não enlouquecer na hora de usá-los, o Sempre Bem veio mostrar alguns tipos. Continue lendo e saiba o que usar na hora de fazer sua make!

Principais tipos de pincéis de maquiagem e para que servem

O pincel adequado permite um traçado mais firme e preciso no contorno dos olhos e da boca, por exemplo. A base também fica mais uniforme e natural quando aplicada com este item, por isso, existem modelos diferentes.

Trouxemos uma relação dos tipos mais usados de pincéis para maquiagem e como devem ser usados!

Pincéis de base

Têm a função de aplicar e espalhar a base, líquida ou cremosa, preparando a pele para receber toda a maquiagem. No formato de uma gota, um dos mais conhecidos e requisitados é o “língua de gato”.

Corretivo

Pode ser usado também o tradicional e mais requisitado “língua de gato”, pois cria uma cobertura maior e um melhor acabamento. O pincel de esfumar também pode ser usado para aplicação do corretivo, produzindo um resultado mais natural, sem o efeito marcado.

Pó de arroz

O mais indicado é o modelo Kabuki, que por causa da sua densidade garante uma aplicação mais uniforme com movimentos circulares. O pincel large powder é também uma boa opção, considerando seu tamanho grande e volumoso, que ajuda a espalhar o pó de modo uniformizado.

Contorno facial

Se você desejar um contorno suave pode utilizar pincéis em formato angular grande, para um efeito menos marcado. Escolha sempre um pincel de cerdas macias, no modelo angulado, que além de tradicional é versátil e multiuso.

Blush

São os maiores, bem fofos, macios e com mais cerdas, ideais para aplicação do blush. Com essas características a maquiagem tende a ficar com um melhor acabamento — pode ter formato chanfrado para que a aplicação seja mais precisa e simples.

As cerdas sintéticas são macias e não incomodam quando estão em contato com a pele. Sua curvatura leve se encaixa perfeitamente nas curvas do rosto, assim, o pó fica depositado no lugar correto.

Iluminador

São os pincéis de formato chanfrado, com a ponta irregular e mais fina. É ideal para iluminadores líquidos e cremosos, pois aplica e espalha de forma homogênea, proporcionando um acabamento uniforme e sem marcas.

Com suas cerdas sintéticas, a dica é sempre fazer a aplicação com pequenas batidinhas no rosto, até alcançar o ponto de iluminação desejado.

Delineador

Os pincéis para delineador devem ter cerdas curtas, achatadas e chanfradas, permitindo que as linhas sejam bem definidas e perfeitas. Se a ideia é aplicar uma quantidade de cor para ficar bem preto, o ideal é optar por um pincel durinho e pequeno.

Sombra

Para essa maquiagem dê preferência aos pincéis de cerdas macias e curtas, ideais para marcar bem o visual ou esfumar o côncavo. De modo geral, são pincéis que se adaptam ao formato dos olhos, facilitando a aplicação da sombra.

Diferenças entre pincel de cerda natural e sintética

Existem pincéis com cerdas sintéticas, de cerdas naturais e de cerdas mescladas. O ideal é que você conheça e experimente todos os tipos e opte pelo que deixa a maquiagem perfeita — dê preferência aos macios para evitar pinicar a pele.

Entretanto, nos casos em que é preciso arrastar os produtos cremosos, os sintéticos são melhores devido às cerdas serem mais duras e firmes, o que é bom para um traçado mais bem definido.

Cuidados gerais com os pincéis

Os pincéis podem acumular impurezas e micro-organismos. Por isso, é indispensável um cuidado especial com eles.

Veja como cuidar dos seus pincéis:

lave os pincéis de uso diário todas as semanas — dilua um pouco de sabonete líquido suave ou xampu neutro na palma da mão e esfregue cuidadosamente as cerdas até que não tenha mais resquícios de maquiagem;

evite molhar o cabo para evitar mofo;

deixe os pincéis secando na posição horizontal, em cima de uma toalha:

ao usar o pincel chanfrado com a sombra, experimente molhar levemente as cerdas antes de passar no produto, formando uma pastinha — garante mais firmeza na hora de passar e durabilidade na pálpebra.

Como você viu, os pincéis de maquiagem são itens indispensáveis para garantir uma make bonita e bem-feita. Vale a pena investir nos diferentes tipos e modelos para cada região do rosto, pois assim você tem a certeza do resultado e do custo-benefício.

Agora que você já conhece a função e como cuidar dos seus pincéis de maquiagem, aproveite e venha conhecer a farmácia Pague Menos e comprar seus pincéis pelo site!