Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Verão, Esporte E Calor: Dicas E Cuidados

No verão dá vontade de aproveitar o sol e praticar esportes para melhorar a qualidade de vida, não é verdade? Mas temos que ficar atentos também com os cuidados com a saúde durante as atividades físicas. A nossa repórter Cris Campos conversou com profissionais especializados em atividades praticadas na praia e ao ar livre para saber dicas de cuidados com o corpo durante os exercícios. Acompanhe o vídeo!

Com a chegada do verão, chega também a vontade de estar mais em contato com a água, assim, para aliviar o calorão não é verdade? Mas como atividade física deve fazer sempre parte da nossa rotina vamos te dar algumas opções de esportes bem legais.

Canoagem:

Esse esporte vem se destacando principalmente nas cidades praianas e tem muitos benefícios.

Benefícios:

- Força

- Trabalho em equipe

- Foco

- Determinação

- Coordenação motora

O trabalho começa com deslizar a canoa na água passando para o remo, onde se trabalham todos os grupamentos musculares dos membros superiores, braço, bíceps peitoral, costas e abdômen.

Uma aula de canoagem dura uma hora e quando acaba fica gostinho de quero mais.

“É um negócio super edificante. A gente estar em contato direto com a natureza é bem agregador, trabalha praticamente o corpo inteiro. Eu entrei para a canoagem por meio de um passeio com uma amiga minha e me apaixonei. A primeira vez que a gente entrou na água eu vi que era um esporte que eu poderia fazer pelo resto da vida e assim estou seguindo essa carreira de atleta” destaca o atleta de canoagem Ramon Freitas.

Lara Veras é atleta amadora e não abre mão do esporte: Eu costumo dizer que é uma ajuda terapêutica pelo contato com a natureza, com o mar e com o sol. Eu comecei a remar vai fazer um ano e foi à convite também de amiga. Era só algo mais lúdico e agora já estou competindo o estadual e os campeonatos internos que a escola de remo também proporciona. É excelente para testar o nível de resistência e força”.

Vale assaltar que é um esporte muito procurado nas regiões praianas, mas que também exige proteção, além do filtro solar que se deve usar todos os dias, blusa com filtros de proteção e viseira também fazem parte desse cuidado. O Ramon é um que não descuida. “Particularmente eu já uso três protetores diariamente, tanto para boca quanto pra pele e para o rosto. A gente tem que ter um cuidado maior porque o sol acaba sendo prejudicial em determinados horários né”. Lara completa: ”Sempre levo a garrafinha na Canoa, não posso esquecer isso porque eu sinto necessidade mesmo”.

A sede é um mecanismo de regulação para que o indivíduo consiga se hidratar, “porém é importante salientar que muitas pessoas não conseguem ter essa percepção e aí a gente vai para uma recomendação mínima que é para cada hora de exercício, ingerir de 500 a 600 ml de água e se passar mais de uma hora se exercitando é importante não ser apenas água, mas considerar também a reposição dos sais minerais, que nós perdemos com a produção de suor durante o exercício. É o que nós chamamos de eletrólitos, bebidas com os são os isotônicos, que são uma combinação de água com esses sais que ajudam a repor e melhoram a hidratação ou se eu não quero comprar um produto pronto, o recomendado é pegar ol 600 ml de água e combinar com grama de sal, misturar e ir bebendo ao longo do exercício. O ideal é que seja de forma parcelada, então você pode pegar as 600ml e ir bebendo 200 ml a cada 20 minutos de exercícios", explica a nutricionista Andressa Fontes

Também além da água, eu como alguma coisa sempre leve, mas que me dê energia, coisas com açúcar de manhã, coisa mais saudáveis, mas que me deem uma energia que eu possa treinar tranquilamente”, complementa Lara. A nutricionista explica que está certo. “É importante a gente entender que antes do exercício a alimentação precisa ser leve, ou seja, de digestão fácil para que a gente pegue os nutrientes que foram ingeridos e consiga fornecer energia para o corpo realizar exercícios.

Alimentos de fácil absorção:

- Banana

- Aveia

- Mel

- Granola

- Suco de uva integral

Lara desta ainda mais cuidados para remar: “Eu sempre uso blusas de lycra e calça, que é como eu me sinto mais confortável”

Para Ramon, a proteção dos olhos é fundamental. “Estou sempre com meu óculos, de preferência polarizado, porque é necessário para a saúde ocular e os reflexos solares na água também prejudicam o bastante a nossa vista”.

Stand Up Paddle

Com uma prancha e um remo na mão, pode ser praticado no mar, em rios ou lagoas.

O stand Up é um esporte que brinca todo mundo, super democrático.

“É um esporte que vai trazer diversos benefícios, tanto próxima parte física, como no lado social e também a parte mental pelo fato de você estar praticando ao ar livre, em contato com a natureza, no mar, não tem restrição nenhuma, qualquer pessoa pode praticar independente de idade e tamanho”, pontua o instrutor de Stand Up Paddle, Delano Pinheiro.

Benefícios:

- Coordenação motora

- Equilíbrio

- Força

- Fortalecimento muscular

Mariana Thé tem sete anos, e sabe bem o sentimento:”Me sinto bem feliz. É uma forma de brincar no mar com a minha família”.

Já a mãe da pequena, Máyra Thé, já pratica há um ano e a prática do esporte ajuda muito na saúde mental. “Para mim é um reset. É como se aqui no mar, na prancha, a minha mente rezasse e eu recomeçasse”.

Funcional

O funcional ao ar livre também é uma ótima opção.

Benefícios:

- Trabalho cardiovascular

- Fortalecimento muscular

“É indicado para qualquer pessoa que esteja liberada a fazer qualquer atividade física. Vale ressaltar, principalmente, a importância de ser bem acompanhado por um profissional regular de educação física. É uma atividade inclusiva, faz desde criança até a terceira idade”, destaca a profissional de educação física Karine Conrado.

Quem pratica aprova! “Acaba que tem um estilo diferente a cada aula e a gente também tem uma melhor qualidade de sono, a alimentação também já melhora porque a gente sabe que vai fazer aquela atividade, vai ficando tudo em equilíbrio”, destaca Natalia Conrado.

Um diferencial é que dá para fazer em qualquer lugar “com poucos objetos dá para montar um circuito básico”, valida a profissional.

O sentimento para a psicóloga Danielle Gabriel é único: “A atividades ao ar livre ela me dá uma sensação de liberdade eu acho muito bom”.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola