Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sustentabilidade: Escolhendo Produtos mais Conscientes

Cada vez mais a gente encontra produtos mais conscientes no mercado. A indústria de cosméticos está em constante inovação, desenvolvendo esses produtos e é isso que a nossa repórter Criz Campos foi fazer dentro de uma farmácia Pague Menos: garimpar esses produtos. Confira!

Cuidados com a beleza e com o meio ambiente

Não é de hoje que as pessoas procuram formas de consumir produtos de modo mais sustentável. E a indústria está acompanhando e atendendo essa exigência dos clientes. Um bom exemplo são os canudos, que foram reinventados em materiais como vidro, papel e metal para substituir os de plástico, que tanto agridem o meio ambiente.

Do mesmo modo, a indústria de cosméticos passa por inovações constantemente, sempre buscando acompanhar e até se antecipar aos anseios dessa tendência comportamental do consumidor, além de fazer sua parte na preservação ambiental.

Produtos conscientes

E a indústria cosmética também não fica atrás, pois está cada vez mais inovando nos produtos conscientes. “Temos um público com uma demanda muito grande de produtos mais vegetais, orgânicos, livres de parabenos, sem conservantes e que não maltratem os animais”, explica a farmacêutica Juliana Magalhães.

Na indústria farmacêutica, é possível encontrar produtos:

  • com embalagem biodegradável que se decompõe mais rápido
  • livre de parabenos que são mais naturais e melhores para a pele
  • veganos que não são testados em animais e são naturais
  • sustentáveis que já vêm reciclados e não agridem a natureza
  • sem corantes e conservantes que fazem muito bem para pele e cabelo

Produtos livres e liberados

Para saber se um produto é livre e liberado, é preciso ler o rótulo que vem indicando se é vegano, natural e orgânico. A maioria dos produtos também possui um indicativo como a certificação.

De acordo com a farmacêutica, os benefícios de usar um produto liberado é que está livre de conservantes e de substâncias que podem causar dano, câncer e irritação. São produtos mais naturais e que se adequam melhor à pele e cabelo.

Natural x Vegano

A diferença do produto natural para o produto vegano é que o primeiro pode ser orgânico e de origem animal, já o segundo não traz em seus componentes nada que maltrate os animais.

Confira os produtos que você não deve consumir: com petrolato, vaselina, óleo mineral e benzenos (metilparabeno e propilparabeno) que podem causar alguma irritação. No cabelo, todos esses produtos formam uma película que mascara a real aparência do fio. Já os produtos liberados mostram justamente a realidade e tratam o cabelo.

Usando produtos naturais, a gente vai ficar muito mais bonita e proteger o nosso planeta.

Matéria originalmente veiculada no programa de 22 de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola