Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sono Com Beleza: A Importância De Uma Noite Bem-dormida

17 fev 2019

17 fev 2019

Agora o Sempre Bem vai falar de sono e beleza. Muitas pessoas têm o hábito de passar produtos cosméticos antes de dormir. Mas você já se perguntou por que alguns cremes são indicados para horários noturnos? A dermatologista Kaline Ferraz vai tirar essas dúvidas pra gente.

Por que existem cremes que só podem ser usados à noite?

“Por conta de ativos que são contraindicados durante o dia porque reagem com a luz solar e provocam danos à pele, como manchas, reações e dermatites”, explica a dermatologista. Portanto, esses ativos são exclusivos para usar durante a noite por segurança.

Confira também: Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos

Esses ativos estão presentes nos ácidos?

Os ácidos são os exemplos mais comuns, principalmente os de clareamento de manchas, como é o caso do ácido retinoico que não pode ser utilizado durante o dia por ser um produto fotossensível. 

Por que os cremes que não contêm ácidos precisam ser usados à noite?

De acordo com Kaline Ferraz, a noite é o momento ideal para usar cremes e colocar ativos na pele, porque a derme está mais apta a absorvê-los. Durante o sono, principalmente o profundo, liberamos um hormônio GH, que é o do crescimento. 

Ele ativa as células do organismo inteiro e da pele, aumentando a renovação e proliferação celular, como também a vasodilatação. 

Esses cremes costumam ser mais concentrados e espessos?

A indústria cosmética coloca ativos mais nobres e especiais nesses produtos para usar concentrações maiores e para ser mais cremosos e hidratantes. 

“No momento em que a pessoa está dormindo, ela não vai se incomodar de usar um produto mais cremoso e hidratante, pois será melhor para a pele absorvê-lo. Ao contrário do dia, em que a pessoa vai se irritar pelo clima mais quente, que deixa a derme mais oleosa”, salienta a profissional.

O ideal é fazer uma combinação: à noite usar algo que seja um pouquinho mais concentrado, porque a pele vai absorver mais rapidamente; e durante o dia usar algo mais leve. 

“À noite, a gente procura cremes mais cremosos, hidratantes e que têm ativos mais concentrados. Durante o dia, procuramos produtos mais leves, fluídos, que não atrapalham a rotina do paciente e que ele não tenha a percepção de rosto mais brilhante e oleoso”, descreve a especialista.

O que a ação de dormir traz para a beleza?

Trata-se de um ato de descanso de todo o organismo, melhorando todos os órgãos. E a pele é um grande órgão visível, que ao descansar, a pessoa vai ter uma aparência mais viçosa, relaxada e com menos presença de olheiras.

Conforme Kaline, com o descanso a pele vai ter renovação celular pela liberação de hormônios do tipo GH, mas também porque a derme fica mais relaxada e viçosa.

Saiba mais em (Hábitos para dormir bem)

Existe algum produto específico que pode ser usado durante a noite nos cabelos?

Da mesma forma que os cremes, também existem produtos no mercado para usar no cabelo durante a noite. “A ideia é não deixá-los expostos à radiação solar e poluição diz”, comenta a dermatologista. 

Existem ativos próprios para hidratar, nutrir e melhorar a fibra do cabelo, além do tempo todo que a pessoa pode ficar com esse creme no cabelo, com o intuito de melhorar a absorção desses componentes.

Segundo Kaline, durante o dia é mais difícil que o indivíduo tenha uma pausa para colocar o produto dos cabelos e esperar a ação. Mas à noite, tem um tempo enorme para os ativos poderem agir. 

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 17 de fevereiro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra