Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sexualidade na Maturidade: viva plenamente

No programa deste domingo, o Sempre Bem falou da importância da sexualidade em todas as idades, sendo assim, a sexóloga, Ana Vitória Linard conversou com a Bruna sobre os benefícios da vida sexual ativa na melhor idade. Confira!

Sexualidade

Você sabe quais são os benefícios e o que levar em conta ao começar um relacionamento depois dos 60 anos? 

O Sempre Bem de hoje está com a Ana Vitória Linard, que é ginecologista e sexóloga, para saber algumas dicas sobre como aproveitar esse momento de forma plena.

Encontrar um novo amor depois dos 60 anos

Segundo Henrique Ximenes, servidor público aposentado, se a pessoa levar uma vida ativa, saudável, praticar exercício regularmente e tiver uma cabeça boa, um relacionamento na maturidade não vai atrapalhar a rotina.

Muitas pessoas concordam que é legal encontrar um novo amor depois dos 60 anos. É um pouco diferente dos relacionamentos quando se tem 20 ou 30 anos de idade, mas basta dar um jeito para que prossiga e o casal seja feliz.

Quais são as vantagens de se relacionar na maturidade?

De acordo com a especialista, os jovens quando começam um relacionamento têm uma série de preocupações e ansiedades, que na maior idade já não existem. As pessoas a partir dos 60 anos já tem uma vida estabelecida, conhecem o próprio corpo e estão bem com sua sexualidade. Isso torna a relação bem mais tranquila.

Quais são as preocupações que as pessoas depois dos 60 anos devem ter ao começar a se relacionar? 

“Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis porque, às vezes, eles pensam que por estar nessa idade já não vão mais contrair essas doenças, o que não é verdade”, explica Ana Vitória Linard. 

Inclusive tem um índice altíssimo de HIV na terceira idade, que vem aumentando porque a vida sexual das pessoas está sendo mais aproveitada do que antes, pois elas pensavam que ter uma relação sexual na maioridade era pecado e, por isso, não tinham esse direito.

Conforme a ginecologista, é comum no casal na terceira idade, a mulher contrair a doença porque o marido vai procurar se relacionar sexualmente fora de casa. Então, é importante haver esse cuidado, pois o número de idosas com herpes, sífilis e HPV cresceu nos últimos anos.

Transformações no corpo durante a terceira idade

Mulher

A mulher possui uma tendência a ter um ressecamento vaginal ao longo do tempo. Para resolver esse problema, existem soluções como preservativos e lubrificantes. Caso a pessoa não possa usar algum produto à base de hormônio, existem hidratantes vaginais.

Homem

Os homens devem manter uma vida saudável, com atividade física, uma boa alimentação e cuidados com a higiene. “Com essas medidas, haverá uma menor incidência ou piora das doenças crônicas que aparecem nessa idade, como hipertensão e diabetes que podem prejudicar a ereção”, pontua a profissional.

Qual é a importância de ter uma vida sexual ativa na maturidade? 

Para a sexóloga, as substâncias liberadas durante uma atividade sexual prazerosa trazem uma sensação de bem-estar e aumentam a autoestima. Além disso, há muitas coisas que levam estímulos à pessoa, deixando-a feliz e fazendo com que se cuide mais.

Se a relação sexual for boa, da próxima vez o indivíduo vai ter mais vontade de fazer sexo, tornando-a cada vez mais prazerosa.

Conteúdos relacionados

Make-up para pele madura: o truque é disfarçar e realçarBeleza Feminina na Maturidade: Dicas de CuidadoConheça 10 alimentos amigos do coraçãoLongevidade e Vitalidade com Qualidade de VidaReposição de vitaminas para idosos: por que é necessário?

Matéria originalmente veiculada no programa de 3 de novembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola