Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sexualidade E Libido No Pós-Parto

SEXUALIDADE E LIBIDO NO PÓS-PARTO. Saiba O Que Acontece Com O Corpo No Pós-parto. Entenda Por Que a Líbido Diminui nesse período. O Sempre Bem convidou uma ginecologista e uma psicóloga para explicar tudo sobre esse assunto. Acompanhe o vídeo!

Muitas mulheres não entendem porque a libido cai no pós-parto e acabam se sentindo culpadas, quando na verdade esse é um problema comum.

O que acontece com o nosso corpo no pós-parto?

De acordo com a ginecologista Lilian Sério, a maior taxa hormonal que a mulher vai ter na vida é durante a gravidez. Na hora que ocorre o parto e quando tira a placenta, esses hormônios começam a cair gradativamente, não é do dia para noite. Ao mesmo tempo, o hormônio da prolactina, que é o hormônio que produz o leite, começa a aumentar. “Essa bagunça nos hormônios faz com que a mulher fique sem ovular por um período, tanto que muitas mulheres no pós-parto vão ficar muito tempo sem menstruar, e essa falta de ovulação significa que os nossos hormônios estão inibidos e por isso que a nossa libido cai, já que a gente não tem nem hormônio feminino em altas dosagens e nem o hormônio masculino também em altas dosagens nesse período pós-parto”, explica a médica.

Libido no pós parto

Normalmente a libido já começa a cair no pós-parto, “mas quando a mulher começa a realmente amamentar em grande quantidade, aquela amamentação bem constante, que pode demorar em torno de cinco a quinze dias, aí realmente a libido já vai diminuir bastante”, completa a ginecologista.

A jornalista Gabriela Ricarte perdeu a libido durante a amamentação. “Eu não tinha vontade, além do cansaço, e também eu olhava para o meu marido e o via como um irmão. Eu não entendia por que isso estava acontecendo. Aí a gente foi atrás de saber, eu fiz uns exames e deu que eu estava entrando em uma menopausa precoce, mas a médica que me acompanhou explicou que era porque eu estava amamentando e que quando eu parasse de amamentar meus hormônios voltariam ao normal e foi exatamente o que aconteceu”, conta Gabriela.

"No momento em que a gente entrou nessa nessa situação, a gente não soube muito como lidar, porque ela não tinha conhecimento e eu muito menos. Para o homem nunca é explicado e nem ensinado isso, então para nós que fomos pais jovens, a gente não tinha ciência nenhuma disso e quando existiu a comunicação dela comigo, eu tinha que entrar com a maturidade de entender e compreender essa parte da libido dela”, completa o administrador William de Alencar, marido da Gabriela.

“Inclusive ele foi na médica comigo porque achava que eu não gostava mais dele”, completa Gabriela.

A psicóloga Talita Oliveira destaca a importância da união nesse momento. “É muito importante ter essa parceria, companheirismo, intimidade, uma boa comunicação, o dialogo ele é essencial então muitas vezes tanto o homem, quanto a mulher colocam em segundo plano essa questão da libido. Mas existem questões também histórico-culturais e sociais das mulheres e homens que vão falar sobre dar atenção ao marido e voltar a ter as relações sexuais, os amigos às vezes vão cobrar o homem quanto à isso. Há uma falta também de orientação, inclusive do corpo médico, do corpo clínico de avisar dessas possíveis mudanças”.

Confira algumas dúvidas comuns:

Faz diferença se o parto for normal ou cesárea?

Em relação a libido, não faz diferença o tipo de parto. “A queda hormonal vai ser a mesma, a falta de ovulação vai ser a mesma, então as mulheres realmente vão manter uma libido mais baixa nesse período. O que acontece é que as mulheres no parto cesárea, normalmente, tendem a ter mais medo de voltar a ter relação porque vão ter muitos pontos e fica aí até três meses elas pensando que vai cicatrizar. Já um parto vaginal, um parto natural, na maioria das vezes, se tem algum ponto é um ou dois pontos, coisa pouca, então elas já tem ideia de que tá tudo bem e têm menos medo de voltar a ter relação”, explica a ginecologista.

Por que a vagina fica ressecada após o parto?

Isso acontece justamente pela falta dos hormônios. “É como se a mulher estivesse na menopausa nesse período e a nossa lubrificação vaginal depende muito da taxa hormonal, então como vai estar tudo baixo, tudo supresso, a vagina vai ter uma dificuldade em lubrificar, mas lógico que com excitação, pode ajudar a melhorar a lubrificação” explica a ginecologista.

Quanto tempo pode durar a alteração da libido pós-parto?

Varia muito de mulher para mulher, “então tem mulher que está em amamentação exclusiva e vai ficar anos sem menstruar. Tem mulheres que mesmo amamentando por muito tempo, elas voltam a ovular mais rápido do que outras. Quando a gente já volta ovular, os nossos hormônios voltam à normalidade e aí a libido vai voltando”, ressalta Dra. Lilian.

Rede de apoio

A rede de apoio no pós-parto é muito importante. “Eu passei um ano inteiro cuidando do meu filho, eu ficava muito sozinha em casa e meu marido ia trabalhar. Então quando ele chegava, eu via como um momento para eu entregar o bebê para o pai e descansar, porque eu ainda ia passar a noite acordando para dar de mamar. Realmente eu nem pensava em nada, era a hora que eu queria tomar um banho e descansar e aí era ele que botava para dormir, que fazia tudo”, conta a jornalista.

“O homem tem que se programar para essa situação e já ir se antecipando que podem existir esses problemas e trabalhar a mente dele para passar a situação com um relacionamento saudável”, destaca o marido da Gabriela.

Para algumas pessoas que têm dificuldade “é muito interessante ter recursos mais lúdicos, como um baralho com perguntas para desenvolver a conversa entre o casal”. Essa é uma boa alternativa de sair da rotina e manter o diálogo.

A grande lição para esse momento é entender que é uma fase e tentar passar da melhor forma possível.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola