Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde dos músculos e suas funções

Falar de saúde dos músculos é o mesmo que falar de atividade física. Sim, eles são parte importante pelo nosso deslocamento e sustentação. Saiba como manter seus músculos saudáveis por muito mais tempo!

Saúde dos músculos e suas funções

Os músculos têm um papel fundamental na corpo humano. Eles representam cerca de 40% a 50% do total da nossa massa corporal. 

De acordo com Moacir Bezerra, ortopedista e nutrólogo, “os músculos são conhecidos pela movimentação, sustentação do corpo, equilíbrio, manutenção da saúde metabólica e temperatura corporal, além de ser uma fonte de consumo de nutrientes”.

De uns anos para cá, o músculo tem sido estudado como um órgão produtor de substâncias que vão agir em outros tecidos, melhorando a qualidade da saúde. Ele possui substâncias que podem atuar no cérebro, gerando memória e aprendizado, e no pâncreas, melhorando o metabolismo da glicose e impedindo a diabetes.

Esse órgão também diminui o risco de doenças malignas, como o câncer de mama e de cólon, e age diretamente no osso.

Exercícios físicos

Para deixar os músculos saudáveis, é ideal a prática de atividade física e, principalmente, o consumo de proteína em quantidades adequadas, nutrientes e outros suplementos.

Em relação à prática de atividade física, o uso do tênis adequado é importante para pessoas com pisada supinada e que têm necessidade de amortecimento para não machucar o pé e se sentir bem confortável.

Tipos de exercício

Hoje se fala em quatro tipos de exercício: aeróbico, força, alongamento e equilíbrio. Os três primeiros são importantes para a saúde do músculo, pois ajudam na elasticidade e amplitude de movimento para realizar as atividades diárias de maneira adequada. Já os exercícios de equilíbrio devem ser feitos especialmente na terceira idade.

Quando se chega à terceira idade, começa a acontecer um declínio de massa muscular devido à troca de tecidos velhos por novos. E com o passar dos anos, há a diminuição de deposição tecidual e o músculo passa a ser substituído por gordura.

Suplementação nutricional

Sobre a suplementação e a saúde do músculo na terceira idade, o mais importante é a ingestão de proteínas em quantidade adequada, leite e seus derivados, ovos, músculo dos animais, carne (frango, aves e mamíferos) e peixes.

Além disso, alguns nutrientes são essenciais, como ômega 3, que deve ser consumido por meio de fontes naturais, por exemplo, os peixes e oleaginosas, e creatina para ganho de massa muscular e força. Segundo o especialista, é importante fracionar essa gestão proteica porque existe uma dificuldade do músculo absorver muita proteína. 

Lembrando que nada funciona sem a atividade física associada, ou seja, os melhores suplementos e proteínas não vão trazer um bom resultado para a saúde dos músculos se não fizer exercício físico.

 

Matéria originalmente veiculada no programa de 4 de agosto de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola