Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Exames de rotina para homens: quais fazer em cada idade?

Os exames de rotina para homens são fundamentais para prevenir doenças e obter diagnóstico precoce. Mas historicamente eles hesitam em procurar atendimento médico quando há algo errado com a saúde ou mesmo em fazer checapes preventivos, ao contrário das mulheres, que são mais atentas a essas questões. 

Esse tipo de comportamento pode se tornar um agravante para a saúde, uma vez que a descoberta tardia de um simples problema pode se tornar uma questão séria, com risco iminente de morte. 

Conheça os principais problemas que afetam a saúde do homem e quais exames de rotina devem ser feitos em cada faixa etária. 

Doenças cardiovasculares

Segundo o cardiologista Felipe Carrhá, quando falamos da saúde do coração e do cérebro, os problemas mais comuns entre os homens são o infarto agudo do miocárdio e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). “São bastante perigosas e, no caso do AVC, leva inclusive a sequelas e aposentadoria precoces”, alerta.

Essas doenças atingem mais os homens porque eles têm tendência de procurar o serviço de saúde com menor frequência e se cuidar menos, além de consumirem mais bebidas alcoólicas, fumarem mais e terem hábitos alimentares desregrados.

Todos esses fatores vão contribuir para a degeneração dos vasos sanguíneos e, por conseguinte, para o surgimento de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Doenças urológicas

De acordo com o urologista Ulisses Albuquerque, a disfunção erétil, que é uma doença muito comum em homens de meia idade e da terceira idade, vem dos mesmos fatores de risco do AVC e do infarto.

Os homens dessas faixas etárias, muitas vezes, vão ao urologista com medo do câncer de próstata. Mas muito mais comum do que o câncer da próstata é o crescimento ou a hiperplasia prostática benigna, que é o aumento benigno da próstata.

Pensando no homem um pouco mais jovem, as disfunções urológicas mais detectadas são problemas de fertilidade, ereção e cálculos renais.

“Uma coisa que infelizmente é comum nos jovens é o uso inadequado de anabolizantes e de derivados hormonais, principalmente a testosterona”, comenta o médico. “Além de causar problemas de fertilidade, o testículo pode não voltar à produção normal do hormônio.”

Outro problema que acomete tanto homens quanto mulheres são os cálculos renais. “Quanto menos água e mais sal a gente tiver na dieta, maiores as chances da formação dos cálculos renais”, cita Ulisses.

paciente homem no consultório médico perguntando quais exames de rotina homens devem fazer.
Na consulta médica, pergunte quais exames de rotina o homem deve fazer. 

Prevenção e exames de rotina para homens

Alguns hábitos básicos para cuidar da saúde masculina podem ser implementados sem ajuda médica. A começar por alimentação balanceada, com proteínas, carboidratos e vegetais, pelo consumo moderado de bebidas alcoolicas, pelo abandono do cigarro e pela redução do estresse. 

Mas quando é hora de procurar um cardiologista? “Homens com histórico familiar de doença cardiovascular devem começar dos 30 aos 35 anos, caso contrário, entre 35 e 45 anos”, orienta o cardiologista.

Já a visita ao urologista deve começar bem antes, ainda na infância. “Às vezes, antes de nascer, quando o exame de ultrassom detecta que o bebê tem problema nos rins, quando a criança nasce com fimose ou com água nos testículos”, afirma o Albuquerque.

Homens jovens e adultos, que estão começando a vida sexual, devem procurar o urologista para esclarecer os tabus. Há também os exames pré-nupciais para saber como era a vida pregressa do homem antes do casamento, que é basicamente ver as sorologias para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e fertilidade.

Vamos detalhar agora os exames masculinos de rotina que são recomendados em cada fase da vida.

Exames de rotina para homens de 20 anos

Nessa idade, o foco está na prevenção de doenças e os exames básicos podem começar a ser feitos a partir dessa faixa etária. Isso, é claro, se não houver nenhuma doença preexistente na infância. Para casos assim, o acompanhamento deve começar mais cedo. 

Aos 20 anos, a recomendação é fazer alguns exames de sangue de rotina para homens e, assim, medir níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos, creatinina, ácido úrico e testosterona. O hemograma completo, que avalia os índices de hemácias, leucócitos e plaquetas, também é uma medida preventiva básica, assim como o exame de urina.

Esses exames são capazes de detectar, por exemplo, diabetes, hipogonadismo, gota, triglicerídeos e colesterol altos.

Por ser nessa fase que os homens costumam começar a vida sexual, também são indicados exames para detectar ISTs, HIV e hepatite B.

Exames de rotina para homens de 30 anos

Aos 30 anos, devem ser mantidos os exames feitos a partir dos 20: hemograma completo, urina, glicose, colesterol, triglicerídeos, creatinina, ácido úrico e testosterona, além de HIV, ISTs e hepatite B. 

medidor de glicose caseiro

Quem tem parentes de primeiro grau com doenças cardiovasculares deve fazer a primeira consulta no cardiologista nessa faixa etária e realizar testes ergométricos e demais exames indicados pelo médico.  

A partir dos 30 anos, homens precisam ter cuidados extras com hábitos de vida: alimentação, sedentarismo, cigarro e consumo de bebidas alcoolicas. 

Exames de rotina para homens de 40 anos

Nesta faixa etária, é indicado fazer um checape cardiológico, além dos exames básicos de sangue e medição hormonal. É a partir dos 40 anos que os homens devem começar a fazer testes urológicos para detectar câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna. 

Exames de rotina para homens de 50 anos

É a partir dessa idade que o risco de câncer de próstata aumenta, por isso os exames que detectam a doença devem continuar a ser feitos todos os anos. São eles: ultrassom, PSA e toque retal. 

A colonoscopia também é um exame recomendado para detectar doenças no intestino grosso. O médico também pode solicitar dosagem de testosterona, ultrassonografia de fígado e, claro, exames básicos de sangue. 

Exames de rotina para homens de 60 anos ou mais

Dos 60 anos em diante, a saúde masculina deve receber ainda mais atenção. Exames urológicos, cardiológicos, oftalmológicos e de sangue são necessários ao menos uma vez por ano ou a critério do médico. 

É nessa fase que o medo do câncer se torna mais presente, por isso é preciso procurar ajuda de um profissional de saúde e fazer os testes recomendados. 

É claro que todas essas recomendações são gerais e há casos específicos que são tratados individualmente, no consultório, entre médico e paciente. Histórico familiar e comportamentos de risco são levados em consideração pelo profissional ao solicitar os exames. 

Cuide da sua saúde com o serviço Clinic Farma, da rede de farmácias Pague Menos. Clique na imagem abaixo para receber acompanhamento individualizado, esclarecer dúvidas e aferir os níveis de glicose e pressão arterial.

clinic farma da pague menos

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola