Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde do Couro Cabeludo: Como Cuidar?

17 nov 2019

17 nov 2019

O couro cabeludo precisa de uma atenção especial para estar saudável. O tratamento adequado reflete, inclusive, na estética e saúde dos fios. A Dra. Fábia Azambuja, fisioterapeuta capilar, dá dicas de cuidados com o couro cabeludo. Confira na matéria!

Não importa qual é a característica do seu cabelo, o que todo mundo quer é ter fios com saúde. Por isso, cuidar bem do couro cabeludo faz toda diferença. É sobre isso que o Sempre Bem vai falar com a Fábia Azambuja, que é terapeuta capilar.

Lavar o cabelo com muita frequência pode ser prejudicial para o couro cabeludo?

De acordo com a especialista, pode ser prejudicial porque a indicação de lavar diariamente ou não o cabelo vai depender do couro cabeludo. Não existe uma regra predefinida sobre a lavagem dos cabelos.

Qual a maneira correta de lavar os cabelos?

O ideal é usar as pontas dos dedos e nunca passar as unhas no couro cabeludo, pois essa região possui uma pele sensível que precisa ser cuidada. “A gente sempre vai lavar toda a extensão do couro cabeludo com a ponta dos dedos, em movimentos circulares”, explica a terapeuta capilar.

Como manter o equilíbrio na rotina de cuidados dos fios e do couro cabeludo?

O shampoo para o fio do cabelo não é adequado para o couro cabeludo. Muitas vezes, as pessoas se preocupam em deixar o fio mais bonito e hidratado, e acabam hidratando muito o couro cabeludo, que pode gerar a oleosidade, seborreia e caspa. 

Conforme Fábia, para definir o tipo de produto que deve ser usado no couro cabeludo é preciso passar por uma avaliação. 

  • Couro cabeludo mais oleoso: precisa lavar o cabelo, na maioria das vezes, diariamente e usar shampoo que seja um pouco mais detox e antioleosidade.
  • Couro cabeludo sensível e irritado: lavar dia sim, dia não e usar shampoos com camomila, que é mais calmante. 

A dica é usar um shampoo para o couro cabeludo e outro para o fio.

Deixar máscara de tratamento no cabelo é prejudicial?

“Não que seja prejudicial para o cabelo, mas não tem porque ficar mais tempo do que está definido pela marca. Se no rótulo diz que é para usar de 15 a 20 minutos, o correto é usar de 15 a 20 minutos. Se deixar 30 minutos, uma hora ou dormir com ele, o produto não vai absorver mais no cabeludo”, recomenda Fábia Azambuja.

A tintura pode ser prejudicial para o couro cabeludo?

“Sim! Principalmente quando o paciente está em tratamento, dependendo da patologia. A boa notícia é que existe tintura sem amônia, que vai pigmentar o fio e, ao mesmo tempo, não vai prejudicar o couro cabeludo”, comenta a terapeuta capilar. 

A maioria das pacientes que está em tratamento pode sim pintar o cabelo, mas vai usar uma tintura sem amônia, que são os tonalizantes. Eles vão tonalizar os fios na coloração que a cliente quer, sem deixar aparecer os brancos. Porém não vão danificar o fio, porque é uma tintura temporária.

Como funciona o dermatoscópio?

Esse aparelho faz uma avaliação profunda do couro cabeludo, sendo capaz de detectar as patologias presentes nessa região e verificar se o couro cabeludo está saudável ou não. “É um exame de microscópio do couro cabeludo que vai analisar tanto o couro como o fio do cabelo”, ressalta Fábia.

Quando se consegue visualizar, por meio desse exame, a saída do folículo piloso e quando há brilho no couro cabeludo, é sinal de que essa região está saudável. “Para ter um cabelo saudável e bonito é preciso ter um couro cabeludo saudável”, salienta a especialista.

Se houver caspa, o folículo entope e não permite que o cabelo cresça de forma adequada, além de não devolver brilho e sedosidade para os fios. 

Caspa

O aparecimento da caspa é muito comum em pessoas que usam alguns produtos que causam isso, como spray e pomadas para finalizar o cabelo, pois vão diretamente para o couro cabeludo. 

Segundo a terapeuta capilar, isso é normal porque a maioria das pessoas usa shampoo para o fio do cabelo, que nem sempre é adequado para o couro cabeludo, e esse produto pode deixar essa região mais ressecada. No momento que a pessoa usar as loções e shampoos calmantes, tudo isso vai sanar. 

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 17 de novembro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra