Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde da Boca: seguindo bons hábitos de higiene

Desde pequenininhos, a gente aprende que escovar os dentes é um dos hábitos mais básicos de higiene pessoal. Aí a gente aprende sobre o risco das cáries, a importância de usar o fio dental, entre outras regrinhas. Por isso, a nossa repórter Ladinne Campi foi pra rua saber se a galera tá seguindo esses passos. Confira!

Saúde da Boca

Desde pequeninhos, a gente aprende que escovar os dentes é um dos hábitos mais básicos de higiene pessoal, aprende sobre o risco das cáries, a importância de usar fio dental. Mas será que as pessoas colocam tudo isso na prática? O Sempre Bem foi conferir nas ruas e tirar as dúvidas com Diego Tavares, que é cirurgião-dentista.

Como armazenar a escova de dente

“A maneira correta de armazenar a escova tanto em casa, no banheiro e na bolsa é com a proteção da cerdas da escova, que protege a escova de todas as intempéries e bactérias que são prejudiciais à sua boca”, explica Diego Tavares.

Os dentes devem ser escovados quantas vezes ao dia?

Em relação à quantidade de vezes que se deve escovar os dentes durante o dia, o ideal é que seja 3 vezes (ao acordar, após o almoço e antes de dormir). Escovar os dentes após as refeições é saudável, inclusive, é a recomendação. 

De acordo com o profissional, após a ingestão de refrigerantes, é importante esperar, mais ou menos, entre meia hora e uma hora, porque essa bebida é ácida e mexe no pH da boca, além de ser abrasiva, que juntamente com a escova e o creme dental, que é muito abrasivo também, vai causar danos à superfície dental.

Quantidade correta de creme dental

  • Para o adulto é como se fosse um grão de ervilha
  • Para a criança é como se fosse um grão de arroz

Como escolher a escova dental correta

A dica é escolher escovas de cerdas macias ou ultramacias. Além disso, é importante não colocar muita força na escovação. 

Evite as escovas de cerdas duras, pois desgastam mais a superfície do dente e o esmalte, assim como causam retração na gengiva. 

Cárie

Conforme o cirurgião-dentista, a cárie é uma bactéria que forma uma placa em cima da superfície dental e precisa de um alimento, que é o açúcar. Existem cuidados simples que se deve ter com a boca, como: escovar pelo menos três vezes ao dia, fazer uma boa escovação e passar sempre fio dental.

Tomando esses pequenos cuidados, é possível deixar a boca e o corpo mais saudáveis, a vida mais feliz e sorrir muito mais.

Chiclete sem açúcar ajuda a prevenir cáries

Em casos onde a pessoa não vai passar o dia fora de casa e não está com o kit de higiene dental, pode sim usar chicletes para dar uma disfarçada no hálito até o momento de chegar à casa para realizar a escovação. 

“O chiclete sem açúcar ajuda a prevenir as cáries, porque ao mascá-lo seu cérebro recebe o estímulo e sua boca começa a salivar, auxiliando na prevenção desse problema. Mas não se esqueça de que a melhor prevenção é a escovação”, pontua o especialista.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de outubro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola