Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde Bucal do Diabético: cuidados essenciais

Ter hábitos que tragam benefícios pra nossa saúde é fundamental, né? E quando isso envolve certas doenças como a diabetes, a atenção tem que ser redobrada. Por isso, a Bruna conversou com a Dra. Ciede Braga, que é cirurgiã dentista. Confira!

Saúde Bucal do Diabético

Ter hábitos que tragam benefícios para nossa saúde é fundamental. E quando isso envolve certas doenças, como a diabetes, a atenção tem que ser redobrada. 

O Sempre Bem fala agora sobre a saúde bucal do diabético com Ciede Braga, que é cirurgiã-dentista.

O que é a diabetes?

“Diabetes é uma doença sistêmica, onde se encontra um elevado índice de glicemia no sangue”, explica Ciede Braga.

Cuidados bucais para diabéticos

Em relação à saúde bucal, o básico é escovar os dentes, usar enxaguante bucal e fio dental, mas quando se trata de diabéticos, eles precisam ter outros cuidados. “Ao remover e controlar o aparecimento da placa bacteriana, você vai conseguir compensar o que a diabetes favorece”, revela Ciede.

O controle maior é exigido, porque o paciente tem uma predisposição à doença periodontal. “Ir ao dentista com mais frequência é uma dessas atenções, visto que seis meses passa a ser muito para quem tem uma doença sistêmica, como diabetes”, analisa a cirurgiã dentista.

É preciso ter esse controle com tempo menor. Se um paciente normal em termos de saúde precisa escovar quatro vezes ao dia; um diabético deve ter uma atenção maior não na  quantidade dessa escovação, mas na qualidade dela.

Cores da gengiva e seus significados

  • Rosa clara: gengiva saudável
  • Rosa ficando mais avermelhado: sinal de alerta
  • Vermelha: facilidade para ter sangramento

De acordo com Ciede Braga, quando a gengiva apresenta uma coloração avermelhada, no caso do diabético, tanto a periodontia pode ficar agravada (porque o paciente é diabético) como também essa infecção pode aumentar o nível glicêmico.

O que é o periodonto?

Periodonto é o que circunda o dente: osso, ligamento e gengiva. Quando a pessoa tem algum problema infeccioso, de inflamação, de placas bacterianas que começam a penetrar tanto na coroa como na raiz, o indivíduo começa a ter perda óssea associada.

Em casos mais avançados da doença periodontal associada a uma gengiva sangrante e vermelha, haverá mais entrada de tártaro e placa bacteriana na região de raiz, podendo ter  mobilidade dentária e perda do dente. 

Por isso, é preciso chamar a atenção do paciente, até mesmo antes, pois “mesmo fazendo o tratamento periodontal, usando os enxaguantes bucais e tendo uma boa higiene bucal; se a boca do paciente estiver com um sangramento e não melhorar, é importante ficar atento, porque pode haver um problema sistêmico associado à saúde bucal”, ressalta a profissional.

Nesse caso, é fundamental que a pessoa procure um médico, que vai realizar o diagnóstico para saber se a glicemia está alta ou se existe a diabetes. 

O diabético tem maior propensão a ter cárie, mau hálito e boca seca?

Para Ciede Braga, quanto à cárie, quando o paciente diabético tem uma diminuição da sua salivação, a placa bacteriana vai ficar mais tempo depositada em cima do dente, sem ter a troca que a saliva favorece. Isso começa a desmineralizar mais o esmalte dental e começar o processo de cárie.

Atendimento Farmacêutico Clinic Farma

Se você quer obter mais informações sobre a diabetes, precisa conhecer o atendimento farmacêutico Clinic Farma Pague Menos. Nele você pode esclarecer dúvidas sobre diabetes, colesterol alto, hipertensão, asma e muito mais. 

Você recebe orientação sobre a melhor forma de seguir o seu tratamento prescrito, realiza também o teste de glicemia capilar e aprende a cuidar de verdade da sua saúde. 

Passe em uma Pague Menos perto de você e procure o consultório farmacêutico Clinic Farma. A hora de cuidar da saúde é agora.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de outubro de 2019.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos