Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Preparação Para o Verão: veja opções para ficar em forma

Faltam poucos meses para o verão, e as academias vão, aos poucos, ficando lotadas. Nessa época do ano, as pessoas começam a buscar uma forma de se exercitar a fim de emagrecer e ficar com aquele corpinho para os dias de sol. Se liga aí!

Preparação para o verão

Foi dada a largada. Estamos a poucos meses do verão e quem quiser desfilar com o shape em dia vai ter que suar a camisa é agora.

De acordo com Samira Santos, professora de Educação Física, “nessa época do ano, a gente observa que as academias estão sempre muito movimentadas. Às vezes, as pessoas também procuram correr à beira-mar para fazer uma atividade física com o intuito de se preparar para o verão”.

Atividades físicas

Existem diversas opções de atividade física: crossfit, natação, caminhada, musculação e jiu-jitsu. Se não tiver como ir a uma academia, o indicado é fazer exercícios que trabalhem o corpo todo, como agachamentos, apoio de frente, polichinelo e movimentos de corrida, que são suficientes para gastar calorias.

Tratamentos estéticos

Para Talita Bessa, fisioterapeuta dermatofuncional, além da atividade física, existem vários recursos que podem ajudar a acelerar o emagrecimento e resolver incômodos estéticos para o verão, como a celulite e flacidez. “Ultrassom, ultracavitação e ultrafrequência vão agir diretamente no adipócito, onde a perda se torna importante naquela região localizada”.

Outro recurso é a onda de choque, que tem um resultado maravilhoso para gordura e celulite. “Antes a gente tinha a criolipólise só de sucção, mas hoje tem a criolipólise de placas, que consegue pegar áreas maiores, como culote, região de costas e gordurinha da região do sutiã”, comenta a fisioterapeuta dermatofuncional.

Além desses tratamentos que são carro-chefe, existem outros também que, dependendo da indicação, é possível associar, como a carboxiterapia, alguns tipos de radiofrequência, endermologia e endermoterapia vibratória.

Alimentação

Em relação à alimentação, “na prática de atividade física o consumo alimentar vai depender do tipo de exercício. Em exercícios que envolvem carga, como treinos de força, musculação e crossfit, é importante que a pessoa vá bem alimentada para que consiga executar o treino com qualidade”, comenta a nutricionista Andressa Fontes.

Banana, aveia, granola e fontes de carboidratos são os principais substratos energéticos para ter qualidade nos treinos de força. E para a distribuição de proteínas no organismo, é preciso pensar em alimentos com fontes de proteína animal (carne, peixe, frango e ovos) e as fontes vegetais (leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico).

Segundo a nutricionista, é importante colocar como meta, pelo menos, quatro refeições proteicas. Isso pode ser atingido com comida ou, se necessário, e dependendo da rotina de cada um, pode ser utilizada uma suplementação.

Dieta e exercício

Quando se pensa em exercícios, como corrida, bicicleta e natação, pode utilizar como estratégia para o emagrecimento consumir gordura antes do exercício, por exemplo, coco, abacate e castanhas.

“Esses exercícios também combinam com jejum desde que o indivíduo tenha tolerância, consiga se sair bem e seja treinado para que consiga executar aquele exercício com qualidade”, explica Andressa Fontes.

A boa notícia é que ainda dá tempo chegar ao verão com a autoestima e com o corpo que deseja. É importante aliar uma boa alimentação à prática de exercícios físicos para conseguir atingir os objetivos.

Assuntos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 15 de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola