Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Postura certa e errada: cuidados com a saúde da coluna

3 CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE DA COLUNA

Torcicolo, lordose, escoliose, lombalgia... Com um pouco mais de atenção nos movimentos é possível evitar desconfortos

Você já se perguntou se a sua postura está correta? Coluna ereta, alinhamento dos ombros... Tudo certo? Reparou na altura do salto que você escolheu? Esses cuidados fazem muita diferença no dia a dia!

1- SALTO ALTO

De acordo com o ortopedista e traumatologista Guilherme Colares, esta altura deve variar de 3 a 5 centímetros. O sapato deve, ainda, ter uma plataforma larga para facilitar a distribuição de pressão entre o calcanhar e a parte da frente do pé. "Com o salto muito fino, as pacientes deslocam todo o peso para a região anterior do pé, promovendo, assim, alterações no equilíbrio do joelho, quadril e coluna".

Ainda para o médico, quanto mais alto e fino for o salto, menor o tempo que se deve ficar sobre ele. Quem passa o dia de pé deve optar por saltos mais baixos.

2- SAPATILHA

Práticas, descoladas e confortáveis, as sapatilhas estão presente no guarda-roupa de toda mulher. Mas, o médico alerta que nem todas se adaptam a saltos baixos ou rasteiros. "Em algumas pessoas, há um aumento do apoio na região lombar, além do encurtamento do tríceps sural. Podem surgir incômodos tanto no calcanhar quanto na região lombar".

3- AO SENTAR

Acentos muito baixos dificultam na hora de levantar. "O ideal é sentar em acentos que deixam o quadril acima da linha do joelho. O pé deve manter-se apoiado no chão e, além disso, a lombar, cervical e ombros precisam estar alinhados". Guilherme pontua, ainda, que é preciso ter atenção para não projetar os ombros para frente ao relaxar.

Já em relação a escolha da cadeira, a dica é optar pelo maior apoio. "Deve-se usar o braço da cadeira para sentar, apoiar corretamente a região lombar e olhar fixo para o horizonte. Na hora de levantar, use a mão para auxiliar", indica o profissional.

A dor lombar também pode se dar por conta de movimentos inadequados para apanhar objetos que estão ao nosso redor. "Um item no chão exige muito esforço na região lombar e um peso considerável para erguê-lo. A dica é dispor os objetos em plataformas mais altas ou levantar-se para realizar o movimento de forma correta."

O médico finaliza ressaltando a importância de não passar longos períodos sentado e alongar-se sempre que possível. Pequenos hábitos no dia a dia garantem movimentos seguros e uma vida longe das temidas dores.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola