Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pilates para tratar hérnia de disco

Benéfico na reabilitação da hérnia de disco, o pilates pode ser um bom aliado para amenizar dores

Só quem sofre com hérnia de disco sabe o quanto é doloroso passar pelos períodos de crise. Uma boa alternativa para lidar com o problema é, além do acompanhamento médico, praticar pilates.

A empresária Fátima Claudino, de 61 anos, sempre buscou uma vida ativa. Sua boa forma física é fruto de anos de musculação e corrida. Mas, há um ano e meio, começou a sentir fortes dores na coluna. O diagnóstico? Hérnia de disco. "Com o tempo, a gente vai perdendo algumas capacidades motoras e é natural se deparar com problemas como esse. Passei a sofrer com uma dor lombar crônica e isso atrapalhava a minha vida de tal forma que precisei até parar de me exercitar. Foi aí que decidi praticar pilates".

ENTENDA A HÉRNIA DE DISCO

A hérnia de disco acomete pessoas das mais variadas faixas etárias. Segundo a fisioterapeuta Monique Gurgel, o líquido presente no disco vertebral extravasa, causando um pinçamento no nervo. "Geralmente, a hérnia ocorre na região cervical e lombar, devido ao movimento do tronco, mas também pode se situar na na região torácica e sacral".

Fátima explica que sentia dor uma local que atrapalhava atividades simples do dia a dia, como caminhar, dirigir, sentar, levantar e até dormir. "Era uma espécie de pressão forte em toda a região lombar, podendo, por vezes, irradiar para a perna".

BENEFÍCIOS DO PILATES

Depois de fazer fisioterapia, a empresária buscou o pilates. Em 7 meses, conta que sente muita diferença: "Foquei no fortalecimento da coluna para recuperar a qualidade de vida que eu tinha. Felizmente, saí da situação de dor crônica e posso dizer que hoje tenho uma vida plena novamente", comemora.

A coluna é o centro de equilíbrio dos músculos e do esqueleto. Ela também estabiliza o corpo, permitindo os movimentos. O pilates trabalha na estabilização vertebral e no fortalecimento de músculos (principalmente do abdômen e região lombar).

A hérnia de disco não tem cura mas pode ser controlada. Fátima pontua a importância de encarar o problema com tranquilidade. "Não é fácil ter algum tipo de perda, mas a chave é enfrentar e buscar a solução que você precisa".

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico