Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pele Saudável É Pele Limpa

08 dez 2019

08 dez 2019

Ter a pele bonita é a vontade de todo mundo, né gente? Uma boa higiene é fundamental, e a limpeza de pele faz toda a diferença, viu? Você tem esses cuidados? Saiba como tratar a sua pele de maneira correta aqui com a gente. Confira!

Limpeza de pele

Ter a pele bonita é a vontade de todo mundo. Uma boa higiene é fundamental e a limpeza de pele faz toda a diferença. Para Talita Bessa, fisioterapeuta dermatofuncional, a limpeza é um dos passos básicos dos cuidados com a pele, pois representa parte da higiene. 

“Ela vai remover resíduos da pele, principalmente, restos celulares. Todo dia a pele está se renovando, então é necessário tirar a camada morta superficial para que você consiga ter uma pele mais saudável”, complementa a dermatologista Patricia Brasil.

Passos da limpeza de pele

Existem 4 passos da limpeza de pele. São eles:

  • Higienização: em que se remove todo o excesso de maquiagem e de sebo, tirando tudo aquilo que está sujo na pele. 
  • Esfoliação: o mais comum é a esfoliação química que é feita com pequenos ácidos. Já a esfoliação física é feita com esfoliantes em creme que têm granulações e é realizada com movimentos circulares para fazer o desprendimento dessas células mortas. Tem também a esfoliação mecânica, que é muito utilizada em consultórios: peeling de diamante e de cristal. 
  • Emoliência: são usados produtos que vão deixar a oleosidade e os cravos mais fáceis de serem extraídos. 
  • Finalização: trata a questão bactericida, evitando deixar os poros abertos de tudo isso que foi extraído. São usados alguns equipamentos, como: alta frequência, lasers e LEDs. Depois disso, pode utilizar algumas máscaras e hidratações para nutrir a pele. E por último, a fotoproteção solar.

Indicação

“A limpeza de pele é indicada uma vez por mês, mas dependendo de como seja a pele, isso pode ser a cada três ou até seis meses. Vai depender muito do tipo de pele e da rotina domiciliar”, recomenda a fisioterapeuta dermatofuncional

A importância da rotina de cuidados

Além desse cuidado, é preciso seguir toda uma rotina de tratamento diário em casa, e isso faz toda a diferença. A maquiadora Sâmia Silva conta que os cuidados com a pele são importantes, por isso, procura mantê-la sempre limpa e higienizada. 

Leia o artigo (Da imunidade à beleza da pele: veja benefícios da vitamina C)

Sabonete

“Você tem que manter o seu rosto sempre lavado com sabonete próprio para o seu tipo de pele. Ele precisa ser a primeira coisa que você vai passar no seu rosto diariamente, e logo depois um tônico específico também para o seu tipo de pele”, pontua a dermatologista.

Tônico facial

A Sâmia tem um protocolo super-rigoroso para cuidar da pele. Pela manhã, a maquiadora lava o rosto com sabonete líquido e passa um tônico facial, que trata a pele, fechando o poro e trata a acne. Segundo Patricia, dependendo do que você tenha na sua pele, o tônico vai conseguir tratar e vai melhorar mais ainda o aspecto da sua derme.

Água micelar, Hidratante e Protetor solar

Sâmia usa a água micelar para limpar mais o meu rosto. Após esse procedimento, ela passa hidratante facial. “Hoje a gente fala cada vez mais na hidratação da pele, sendo fundamental para manter o vigor e aumentar a penetração dos ativos. Sempre depois a hidratação, você pode usar vitamina C, antioxidante ou rejuvenescedor, mas é fundamental a hidratação”, aborda Patricia.

Esse tratamento é que vai fazer com que o produto penetre mais na pele e tenha a ação que ele realmente precisa ter. Uma vez por semana, deve ser feita a esfoliação do rosto também com um produto ideal para remover essas células mortas que estão sempre se renovando na pele.

Veja a reportagem (Vem Verão! Tudo Sobre Bronzeamento)

A maquiadora também revela que sempre aplica protetor solar no rosto.

Resultados do ritual de cuidados com a pele

Ao realizar todo esse ritual de beleza, Sâmia fala que sua pele fica mais hidratada, macia e sem muita acne. Isso se torna um protocolo fundamental para o seu dia a dia. 

Segundo Talita Bessa, a limpeza de pele na clínica é um complemento da rotina de cuidados que a pessoa precisa ter em casa.

Tratamento noturno

A rotina noturna também é superimportante e existe todo o preparo para tirar a maquiagem. “É importante usar primeiro o demaquilante para remover a maior parte da maquiagem, depois fazer a limpeza com o sabonete e posteriormente usar o tônico, o hidratante e o creme de tratamento”, indica a dermatologista. 

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 8 de dezembro de 2019. 

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra