Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pai De Verdade: Exemplos Que Inspiram

O jeito de exercer a paternidade vai mudando a cada geração e isso traz recompensas emocionais para pais e filhos. Afinal, hoje é Dia dos Pais e não tem nada melhor do que compartilhar amor.

O Sempre Bem mostra agora duas histórias inspiradoras de homens que se realizam diariamente no papel de pai.

Lécio Freire

Tenho dois filhos, sou pai do Marco Antônio e do Lorenzo Antônio. Eu me descobri pai nessa missão de tentar não me comparar com meu pai, que é meu maior exemplo, mas me espelhar nele.

Meu pai foi um cara que se dedicou integralmente a esse cuidado com a família. Ele é um cara 100% coração. 

Na semana, ele trabalhava o dia inteiro, mas levávamos de maneira bem agitada o final de semana. A gente viajava de carro, ia à praia, sítio e parques, e as atividades esportivas nos acompanhavam. Final de semana meu pai compensava. 

Em resumo, ele era um pai presente dos moldes daquela época. Um pai presente hoje, como eu, é aquele que já se envolve ali na fralda e no banho do menino, e ajuda a mãe a arrumar as crianças para conseguir cumprir as tarefas. 

Eu nunca me imaginei trocando uma fralda, muito menos, estar feliz da vida e pedir a vez para trocar a fralda, porque a criança interage. A gente descobre que aquilo não é só uma tarefa de casa, e sim um momento de convivência, de contato e de relacionamento com seu filho. Ele olha pra você, ri, brinca e olha no seu olho... é uma interação que tem muito valor.

Você descobre também uma troca. À medida que isso vai se tornando cotidiano, a criança também vai correspondendo diferente, vai correspondendo às suas intervenções e ao cuidado. É como se realmente a gente fosse consolidando o amor da maneira mais ampla. 

Eu amo meu pai, pois é um exemplo de homem e pai. Ele foi trabalhador, ético, honrado, moral, rico de conhecimento, sabedoria, ensinamento e valores. Esse tesouro e legado que o ele deixou pra gente nada no mundo paga.

Eu dou minha vida pelos meus filhos. Eles simbolizam aquela entrada, crescimento, amadurecimento e formação da família. Meus filhos representam o sentido da minha vida, o que norteia meus anseios e sonhos.

Se eu tivesse que deixar um recado que passasse através do tempo para meus filhos é que os amo incondicionalmente.

Kassius Castro

Eu vi os primeiros passos das minhas filhas, acompanhei tudo desde o ultrassom até filmei o parto.

A minha infância foi um pouco difícil, pois meu pai nunca foi presente. Então eu tento fazer tudo o que o meu pai não fez comigo. Dou banho, troco fralda, dou remédio quando estão doente, dou almoço e tudo. 

A resposta deles é ótima. Todo dia quando eu chego, eles me abraçam e beijam. A gente poder ver um sorriso é maravilhoso. 

Eu queria deixar para eles uma mensagem que fosse de amor entre pai e filho, pois eles vão ser mães e pais no futuro. O mínimo que eles podem dar aos filhos é o amor. 

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 11 de agosto de 2019.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico