Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ossos Fortes na Terceira Idade

Com a chegada da idade, os ossos tendem a perder massa e tornam-se mais frágeis. Conheça formas de viver bem essa fase com a saúde dos ossos em alta!

Ossos fortes na terceira idade

A queda entre os idosos é um dos grandes fatores que podem levar à morte. Só no estado de São Paulo, o número de mortes por queda mais que quadruplicou nos últimos 16 anos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, essa já é a terceira principal causa de óbitos por fatores externos.

Idoso x Quedas

Para o ortopedista Tiago Gomes, “existem vários fatores que influenciam nessas quedas, mas o principal são alterações neurológicas, que fazem com que os idosos tenham realmente mais facilidade de cair”.

A relação do idoso com a queda é o pós-queda, pois os ossos deles são mais frágeis. Após as quedas, mesmo as de baixa energia e de baixa altura provocam complicações como fraturas.

Como prevenir a saúde dos ossos

Para prevenir a saúde dos ossos, o cuidado deve ser desde a infância. “Nesse período inicial da vida, se faz o estoque ósseo e a reserva dos minerais que vão ser importantes para que a pessoa tenha ossos fortes na terceira idade”, conta o ortopedista.

A alimentação e o cálcio têm papel fundamental nesse processo. “Além dos derivados de leite, o cálcio é encontrado nos vegetais verdes-escuros, que são os folhosos. E o mais interessante é que a absorção do cálcio parece ser melhor nos vegetais do que no leite e seus derivados”, explica a nutricionista Andressa Fontes.

Nos vegetais verdes-escuros, além do cálcio, tem o magnésio, que é um mineral importante para a formação da estrutura óssea. A nutricionista conta que assim como o cálcio, o organismo precisa de magnésio, vitamina D, boro e vitamina K. Eles juntos compõem a estrutura onde o cálcio vai se fixar para formar o osso.

Alimentação

“É interessante que se priorize comer mais frutas, verduras, legumes e privilegiar três porções de leite e seus derivados (de preferência integral) porque a gente vai ter junto a vitamina D, que vai favorecer a absorção”, ressalta Andressa.

Osteoporose

A osteoporose é uma das principais doenças entre os idosos. “Ela envolve uma perda de massa óssea e de qualidade mineral do osso. O osso fica mais frágil e poroso", afirma Tiago. 

É muito comum na terceira idade, mas pode também ser relacionada com algumas doenças metabólicas e endocrinológicas.

A principal forma de prevenção é por meio dos hábitos saudáveis, atividades físicas regulares e ingesta adequada de minerais, por exemplo, o cálcio e a exposição ao sol, que é a ativação da vitamina.

Matéria originalmente veiculada no programa de 4 de agosto de 2019.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico