Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O que esperar de 2021?

Tá ansioso pro fim do ano? 2020 foi definitivamente um ano cheio de desafios. Que tal vir com a gente fazer uma reflexão sobre 2020 e falar das expectativas de 2021? Confira a matéria!

2020 está terminando e esse é o momento perfeito para refletir antes de iniciar um novo ciclo no ano de 2021. Por isso, a apresentadora do programa Pague Menos Sempre Bem, Bruna Thedy, ouviu a opinião do público.

A veterinária Ana Alves conta que a pandemia prejudicou os planos de voltar para o país onde reside. Já para a estudante de arquitetura Vanessa Alexandre, as palavras do ano foram resiliência e aprendizado. A enfermeira Samira de Farias se deparou com inúmeras restrições e afirma: "Foi o ano mais difícil que passei em toda a vida". Diego Xerez, professor, prefere focar nos pontos positivos: "Estar vivo é motivo para celebrar". Infelizmente, muitas pessoas perderam entes queridos, como é o caso do cabeleireiro Tomaz Ferreira. Por fim, a maquiadora Larissa Torres comenta que os aprendizados profissionais e pessoais foram transformadores.

A psicóloga Milena Carrah explica que 2020 foi um ano de muitas mudanças, medos e inseguranças. "Uma das coisas que a pandemia veio nos mostrar é que não temos o controle sobre tudo. Pensar que podemos ter uma vida com menos controle pode nos motivar a viver de forma mais leve. Mesmo diante de todo sofrimento, conseguimos nos adaptar. Nesse momento, podemos refletir: do que sentimos mais falta?"

Neste ano, também despertamos para os nossos vínculos afetivos. "De fato, tivemos mais tempo e fomos convidados a olhar para as pessoas e para as relações. Esse autoconhecimento proporcionou entender que as relações poderiam também ter um tempo de qualidade maior, investindo melhor nesse convívio. Algumas pessoas tiraram de letra e outras precisaram se readaptar e se reorganizar para conseguir conviver de forma mais saudável", explica a profissional.

Para quem busca começar 2021 com mais leveza, a dica é pensar positivo. "Os nossos pensamentos influenciam nas nossas emoções, que, consequentemente, influenciam os nossos comportamentos. Se olharmos as coisas de forma mais realista e menos negativa, conseguiremos ter uma vida mais saudável."

A psicóloga explica, ainda, o conceito de Mindfulness. "Estar conectado no aqui e no agora seria uma autorregulação da nossa atenção para o momento presente. Os benefícios são a diminuição da ansiedade, estresse, depressão, aumento da concentração e, consequentemente, temos mais momentos felizes."

Já em relação aos aparatos tecnológicos que tanto nos foram úteis neste ano, Milena esclarece que o ideal é usá-los com moderação. "O ideal é e utilizar essa ferramenta para coisas que nos fazem bem e entender que nossos vínculos sociais foram limitados, por isso, entramos em uma situação de extrema vulnerabilidade. Precisamos de vínculos saudáveis: ligar para as pessoas que a gente gosta, fazer chamada de vídeo e lembrar, principalmente, dos idosos que ficaram isolados." Ainda para a psicóloga, o acesso a cursos e à cultura através das redes sociais também é um ponto positivo, se feito de forma comedida.

Para quem sofreu com a ansiedade, a profissional tranquiliza: "Ansiedade não é algo ruim, mas uma emoção que tem a função de nos proteger." Cuidar da ansiedade envolve atividade física, alimentação saudável, técnicas de respiração e, no caso de uma ansiedade mais intensa, a dica é buscar ajuda da psicoterapia e de um psiquiatra.

Para 2021, Milena recomenda cultivar bons pensamentos. "Eles são como ondas energéticas que vêm e vão. Não é porque estão na nossa mente que são verdade. Por isso, precisamos avaliá-los, tentar ter mais gratidão, valorizar suas pequenas conquistas e ter um equilíbrio em todas as áreas da vida. É preciso observar cada área: trabalho, família, espiritualidade, saúde mental, física, social, afetiva e observar quais precisam de mais atenção. Esse equilíbrio, com certeza, vai influenciar positivamente na saúde mental", finaliza.

Fonte: Milena Carrah (psicóloga)

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola