Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

O Poder De Um Sorriso Para A Saúde

24 mar 2019

24 mar 2019

Sorrir é realmente um ato contagiante. Mas você sabe quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde? É sobre isso que a gente vai falar agora com a Diana Gurgel. que é psicóloga.

O que acontece com o corpo quando a gente sorri?

Para Diana, ao sorrir a pessoa envia uma mensagem para o cérebro de que está tudo bem. Com isso, o corpo responde liberando substâncias, como dopamina e endorfina, fazendo com que alivie tensão e sensação de dor, reduza o nível de estresse e proporcione sensação de prazer, euforia e bem-estar, contribuindo para a percepção de felicidade e bom humor. 

Com o sorriso, é possível demonstrar com o corpo uma aceitação da realidade sem resignação, críticas e julgamentos, mas a pessoa também pode escolher outros caminhos para ficar mais feliz. 

O que o sorriso pode fazer para afetar a qualidade de vida?

O sorriso é uma comunicação universal. Quando você sorri para alguém, essa pessoa se sente bem-vinda, aceita, além de melhorar a conexão, compreensão, dentre outros fatores.

Por meio do sorriso, um indivíduo pode ser mais atraente, porque as pessoas o veem com simpatia, carisma e empatia. “Isso é bem importante, pois com a proximidade das pessoas em relação a mim, aumenta a rede de apoio, que são pessoas com quem eu posso contar nos momentos de dificuldade e que eu posso ajudar”, explica a psicóloga.

Veja a matéria: Principais Vilões da Qualidade de Vida

Sorriso como escolha de vida

O sorriso pode ser visto como escolha de vida, onde se pode sorrir mais para ficar mais feliz ou ver coisas para fazer na vida a fim de ficar mais feliz e ter sorrisos como consequência. Conforme a especialista, a felicidade é algo que se pode ir em direção a ela, sem precisar ficar sentado e esperando ficar feliz.

Existem três fatores que influenciam a percepção da felicidade, onde 50% tem a ver com a carga genética, 10% tem a ver com circunstâncias da vida (trabalho e saúde) e 40% tem a ver com as atividades realizadas na rotina que deixa mais feliz.

O que significa o riso nervoso?

“Pode tanto significar um mecanismo nosso de tentar dizer ao cérebro que está tudo bem, não tem desafio e ameaça tão grande na sua frente e que pode relaxar; como também a pessoa sorri tentando se comunicar com outra para que haja compreensão do nervosismo”, pontua Diana.

Isso demonstra que às vezes as pessoas têm dificuldade de se comunicar verbalmente, mas usam a linguagem do corpo. Ou seja, o sorriso pode caracterizar o relaxamento ou uma forma de pedir ajuda.

Longevidade e sorriso

A longevidade está ligada à sensação de felicidade que o sorriso traz para a vida, assim como tem relação com a maneira como a pessoas vão envelhecer. “Existe uma ligação da longevidade com uma boa qualidade de vida para envelhecer”, afirma Diana Gurgel.

Confira também: Longevidade e Vitalidade com Qualidade de Vida

Como a sociedade está envelhecendo cada vez mais, é importante se manter saudável, ter bons hábitos, prestar atenção em quais são as atividades que nos revigora, o que faz bem e escolher.

Sorrir traz vários benefícios para corpo e mente. Por isso, compartilhe mais sorrisos por aí e deixe a vida mais leve.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 24 de março de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra