Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Menos sal, mais saúde

Quando exageramos no sal, corremos o risco de ter várias doenças.

Você sabia que a quantidade de sal que devemos ingerir por dia deve ser de, no máximo, 2 gramas? Infelizmente, nem todo mundo consegue: são milhões de pessoas que desenvolvem diversas doenças - em especial, a hipertensão. Veja porque é importante consumir menos sal.

O sal é vilão ou não é?

Apesar de trazer benefícios, quando consumido em excesso o sal se torna um dos maiores vilões da nossa saúde.

Segundo o cirurgião cardiovascular Adriano Milanez, o sal é composto por cloreto e sódio, elementos essenciais para o funcionamento de todo o organismo. "O consumo adequado do sal é importante para o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos."

O problema, no entanto, mora no excesso. Os prejuízos para a saúde incluem:

• Aumento da pressão arterial;

• Problemas renais;

• Problemas cardíacos;

AVC.

A digital influencer Karina Salgado decidiu retirar o sal da alimentação de forma preventiva. "No plano alimentar que me foi proposto, já pedia que o sal fosse reduzido. A gente acha que não consome muito sal, mas ele está presente nos industrializados".

Para ela, a saída foi buscar alternativas, como trocar o sal convencional para o sal rosa do Himalaia. A substituição por temperos e limão também fez a diferença para adaptar o paladar.

Sal x Sódio

A nutricionista Liana Quinderé explica que o vilão, na verdade, é o sódio presente no sal. "Alimentos doces, como refrigerante, podem trazer sódio na composição, mas não necessariamente trazer o sal", explica.

Ainda de acordo com a profissional, o sal pode ser de origem marinha ou mineral. "Em relação à qualidade nutricional, não vai haver uma diferença muito grande. Hoje, as opções incluem o sal do Himalaia, o sal negro, que tem uma boa quantidade de vitaminas e minerais, entre outros".

Para quem não abre mão, a dica é apostar em temperos naturais ou desidratados, como manjericão, alecrim, tomilho, orégano e até azeite com ervas que, no congelador, ganha a textura de manteiga. O segredo é usar e abusar da criatividade!

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico